sábado, 24 de dezembro de 2011

Uma receita para o Natal


Hoje, véspera da Consoada, dia em que já muitas pessoas estão a preparar os doces para a festa do Natal, deixo aqui a receita das broas castelar que são uma das gulodices de que eu mais gosto.


½ kg de puré de batata doce
½ kg de açúcar

Ponha as batatas-doces descascadas a cozer em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra-as e passe pelo passe-vite. Pese meio quilo de puré, misture-o numa caçarola com o açúcar e leve a ferver em lume brando, mexendo sempre. Retire do lume e deixe arrefecer.

350 g de açúcar
Raspa de uma laranja
100 g de coco ralado
3 colheres de pão ralado
3 ovos
200 g de farinha de trigo
200 g de farinha de milho
Umas gotas de essência de amêndoa amarga

Misture a batatada já fria com o açúcar, a raspa da laranja, o coco, o pão ralado e os ovos. Leve ao lume até levantar fervura, mexendo sempre com a colher de pau. Misture então as farinhas, ligue muito bem e junte as gotas de essência.
Despeje sobre a mesa polvilhada com farinha e deixe arrefecer. Molde depois as broas que se colocam num tabuleiro untado com óleo. Pinte-as com gema de ovo batida e leve a cozer em forno bem quente, durante cerca de 15 a 20 minutos.










9 comentários:

  1. Carolamiga

    E eu que tinha decidido começar hoje, 24, a minha dieta e vens tu desencaminhar-me com as castelares propriamente ditas.

    Não é coisa que se faça a um ónesto sidadão - porra! - bem intencionado antes de tu atentares miserável e ignobilmente contra o regime. O dietético, claro!

    Bom, vou enviar as mais calorosas Boas Festas a quem tu muito bem sabes, ou seja aos quens nos tratam com carinho, ternura e generosidade q.b. Passo a passo - passo.

    B(???)F, desejo em que sou acompanhado pelo Marques do Pombal, lá na Travessa

    ResponderEliminar
  2. Estimada Amiga Carol,
    Ao ler a sua receita me fez criar água na boca, faz muitos anos que as não provo, eram as minhas preferidas, e na loja onde eu trabalhava tinha igualmente uma fábrica "Titan" em Évora onde se faziam também broas de milho e Castelares, e tantas delas eu comi rsrsrs.
    Aqui não é costume fazerem-se festejos em casa.
    A cultura chinesa é bem diferente da nossa, para eles a casa é um lugar sagrado, festejos e eventos sociais nos restaurantes.
    Hoje, eu e família para quebrar o jejum de 19 anos iremos jantar num hotel de luxo na Ilha da Taipa.
    Disse jejum de 19 anos visto que passo sempre esta quadra em Bangkok, fugindo ao frio de Macau e só regressando nos finais de Abril.
    Este ano por várias circunstâncias alheias à minha vontade terei que ficar por Macau, mas em meados de Janeiro já penso estar de volta ao meu país perferido.
    Feliz Natal e cuidado com os doces.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Broas castelar são as que mais gosto. Apenas as como durante a semana Natal. Ainda hoje comprei duas dúzias. Nem sei quantas dúzias já comi nestes últimos dias. Não estou a pensar em confecionar as broas mas, pelo sim, pelo não, vou copiar a receita e guardá-la!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Com raízes minhotas terias que as fazer! :-))
    Um doce Natal também para vós!

    Abraço natalício

    ResponderEliminar
  5. Hei de experimentar essa receita, não por ser grande apreciadora de broas (embora essas sejam as minhas preferidas), mas porque os gulosos do costume vão adorar... :)

    Um doce Natal para ti também!

    ResponderEliminar
  6. Hum! Carol, você é mestra "nas letras" e "chef culinária"... Que delícia! Um Natal supermega feliz pra você e os seus! Beijo da Célia.

    ResponderEliminar
  7. Olá carol ! Ainda há dias, num post da Catarina ela falava em broas castelar e eu não sabia o que era. Como é possível depois de tantos anos por este mundo ? ... :)))
    Já fiquei com uma ideia ! :)))

    Beijinho e Um Grande Natal ! :)
    .

    ResponderEliminar
  8. Querida Carol, um fantástico Natal para ti e todos os teus, na companhia desta iguarias e outras que tal! :)

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga, quando venho até aqui é para apanhar mais alguns quilos, que bom que deve estar isto!!! Que pinta que isto tem!...
    Aquele abraço

    ResponderEliminar