segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nuno Crato na TVI




Não sei porque teimo em ver o deplorável comentário de Marcelo Rebelo de Sousa ao domingo na TVI. Se calhar pelos livros que apresenta, se calhar porque, apesar de tudo, se trata de um grande comunicador, mas caio, domingo sim, domingo não, domingo também, no logro de lhe ouvir as (quase) sempre tendenciosas e manipuladoras opiniões. Quase sempre me aborreço com aquele chocalhar de beatitude perante as maravilhas do novo governo que tem os melhores actores dos últimos trinta e tal anos – isto já para não falar na atitude de encantamento bacoco do jornalista de serviço, aquele deslumbrado Júlio Magalhães que, em tempos idos,  apresentava o programa da manhã à hora do pequeno almoço anunciando os preços do dia dos legumes e peixes dizendo “o alface” hoje está a X escudos no Mercado do Bulhão” – e, aí, mudo de canal depois de vociferar e maldizer a minha teimosa escolha e corriqueira.

Foi o que aconteceu ontem. Perante aquele sorriso de orelha a orelha que o Professor passou a ostentar de há uns tempos para cá, se bem que ainda mais brilhante ontem, e perante o ar absolutamente esbugalhado e permissivo (para não dizer mesmo esparvoado) do habitual apresentador do Telejornal do domingo, entendi, de imediato, que se preparavam para exibir – sim, como se de um circo se tratasse – o actual Ministro da Educação.

E lá apareceu o conhecido Professor das Matemáticas no seu melhor look e com o sorriso mais cintilante que conseguiu, respondendo às perguntas mais inócuas e mais combinadas para que o actual detentor da pasta da Educação pudesse, com falinhas mansas e muito ao invés do estilo autoritário mas preciso e directo por um lado, e do estilo “tia de Cascais” por outro, das suas duas antecessoras, divulgar umas tantas trivialidades e, ao mesmo tempo, “passar a mão pelo pêlo” dos professores (mais especificamente daqueles que votaram neles depois de terem andado a saltitar de partido para partido em eleições passadas).

Foi assim um quadro de uma beatitude sem fim, de uma mística tão mansa que, se eu ainda fosse professora, ficaria completamente tranquila!...

9 comentários:

  1. ... por ai também... vejo que politicamente, há pão e circo, generosamente distribuídos no "afago aos professores"... submissos ao "beabá" irrisório de seu diploma!! E, nós pobres mortais... damos audiência a isso tudo!! Faço dessas também. às vezes assisto À TV e minha hipertensão extrapola os índices saudáveis! Xingo-me bastante e mudo de canal... ou desligo mesmo! Subestimam nossa capacidade de saturação e inteligência! Abraço da Célia.

    ResponderEliminar
  2. Querida Carol, não vi. Mas o senhor ministro respondeu às questões em directo?!

    ResponderEliminar
  3. Carol
    Quem é que consegue ficar tranquilo hoje em dia com algém que vem falar de politica. Nossa dificil de acreditar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Pois eu já não o aguento há muito!
    Mesmo na história dos livros, há as livrarias de referência em Leiria, além da FNAC! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Atenção que se o homem está ao nível das "tias de Cascais", desceu de nível, porque a troika baixou-lhes o status, e passaram a "primas de Chelas".

    ResponderEliminar
  6. Carol
    Desde que o PSD assumiu o "comando das tropas", começamos a assistir a um Marcelo mais soft, menos acutilante do que na era Sócrates.
    Também já me cansa o tal sorriso hipócrita que Marcelo serve quase a pedido do fotógrafo.

    Júlio Magalhães, o jornalista? Desculparás mas não o revejo como tal.
    Seguidista de tudo o que Marcelo diz, com aquele ar de quem está a ouvir histórias da carochinha.

    Nuno Crato falou bem mas sem conteúdo.
    Perfila-se um ministro na linha de anteriores que nada, ou muito pouco, fizeram na área.

    O que vai dando espaço a Mário Nogueira, esse sindicalista que o mundo consagrou. Não tarda, o ataque a Nuno Crato começará com toda a força.

    E os professores riem-se.
    Adivinharás porquê.

    ResponderEliminar
  7. A Direita hoje controla tudo: Comunicação Social, Justiça, Ensino, Economia... e seca tudo à volta.
    A história do BPN, até hoje muito mal contada, foi um excelente negócio mas não o terá sido para o Estado...
    Já vimos este filme a cores, agora vamos revê-lo a preto e branco...

    ResponderEliminar
  8. No tempo do Sócrates é que era um fartote!...

    Agora, baghhh...

    ResponderEliminar
  9. Pois é, amigos, estamos feitos com estes "primos de Chelas"... e são tantos! E dão-se todos tão bem agora! E o negócio que foi a venda do BPN! O primo Mira Amaral tão contente, tão contente! E o primo Dias Loureiro também deve estar tão feliz,coitadinho, a comer lagosta fresquinha lá em Cabo Verde... Um nunca acabar!...

    ResponderEliminar