segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fafe






Houve que ir a Fafe no fim de semana. Chamou-nos lá a 1ª Gala do Andebol. Nem vos passe pela cabeça que esse evento tenha tido alguma coisa a ver comigo que sempre fui  a coisinha mais avessa a jogos seja de que natureza forem! Mas, tirando eu, toda a minha gente cá em casa tem índole de desportista, a começar pelo "paizinho" que, com os maninhos todos (e são muitos) criaram, nos anos de 1970, um clube de andebol aqui em Leiria e daí até ter iniciado e presidido à Associação de Andebol cá da terra foi um rápido. Muita reunião na Federação e muito tabalho conjunto com outros que, de igual modo, foram fundando Associações pelo país fora - que os anos 70 foram os tempos da explosão de tudo neste país - granjearam-lhe nome em Lisboa tendo mesmo chegado à presidência da Assembleia Geral da Federação. Daí o convite para Fafe.

Descendente directa de minhotos, conheço bem Barcelos, terra natal de toda a família do meu pai, conheço Braga, Guimarães, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Viana, as praias da costa, mas em Fafe nunca tinha estado.

Pareceu-me uma cidade muito antiga talvez em início de expansão, mais pequena, menos bonita e menos cuidada do que é habitual ver nas terras minhotas. A arquitectura das últimas décadas é feia e descaracterizada, contrastando, porém, com grandes e ricos casarões e prédios dos inícios do século XX com belíssimos portões e gradeamentos em ferro forjado que me deixaram encantada. É que a minha veia romântica não me deixa resistir a velhos casarões algo abandonados e rodeados de grandes espaços - influências daquela adolescência e início de idade adulta que vivi em Sintra.

Trouxe algumas imagens dessas belas casas antigas. A primeira mostra a fachada do Teatro-Cinema que foi inaugurado em 1924 e reabilitado em 2008.
















E depois havia esta vivenda rica...



... que é o Solar dos Gonçalves




Mas a villa verdadeiramente encantadora foi esta:






Não é um espanto? E desabitada. Uma pena!

7 comentários:

  1. As últimas elegantes vivendas parecem ter sido feitas com dinheiro dos "brasis"...
    Tem graça que Fafe também me tem ficado ao lado!
    Mas todo o Minho é um mimo!

    Abraço para ti e para os desportistas aí de casa

    ResponderEliminar
  2. Se não fosse o andebol... nós é que ficávamos a perder.
    :)
    Lindas fotos e reportagem.

    ResponderEliminar
  3. Estimada Amiga Carol,
    Lindas fotos desses belos solares.
    O Minho deverá ser a provícnia portuguesa com mais solares lindissimos.
    Viu, graças ao andebol teve o ensejo de conhecer essa bela cidade que é Fafe.
    Adorei.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  4. Carol
    Lindas fotos, infelizmente existem vivendas abandonadas por todo o País e muitas familias a viverem quase debaixo da ponte.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade, Flor!
    Obrigada, amigos, uma vez mais, pelas vossas simpáticas palavras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. lindas fotografias,adorei tudinho,fotos unicas e espectaculares,magnificas e bonitas vivendas. um grande beijinho,feliz sexta-feira!! confesso que tambem detesro jogos tipo andebol e futebol,eu pessoalmente não tenho perfil de desportista.

    ResponderEliminar
  7. p.s=quando disse detesro queria dizer detesto.

    ResponderEliminar