terça-feira, 25 de agosto de 2020

Uma data que nunca esqueço...

 25 de Agosto de 1988 - uma data que nunca esqueço. Do grande incêndio do Chiado, a zona de referência da minha infância, adolescência e juventude.

A minha zona das compras com a minha mãe; a Rua do Carmo, a Rua Garrett, as lojas onde nos conheciam: o Eduardo Martins, os Tecidos do Carmo, a Sapataria Hélio, o Ramiro Leão, o Último Figurino, o Aguiar, os Davids - a loja de fazendas escocês para fazermos os kilts, as Livrarias, a saudosa Sá da Costa, a velha Bertrand; as discotecas: a Melodia, a Sassetti, a Valentim de Carvalho.






Anos depois - poucos - as compras com a minha mãe, enquanto o marido ficava a ler o jornal e a entreter as filhas na rua.... 

Mais ou menos assim...



E,depois, num final de Agosto, de fim de férias em São Pedro de Moel, entra-me casa dentro uma outra amiga lisboeta de alma e coração a chorar porque soubera que o seu, o nosso Chiado estava em chamas...

Ligámos a televisão e todo o dia chorámos ela, eu e a minha mãe por aquele pedaço de Lisboa tão nosso, tão carismático, tão vivido.  E não deu mais para esquecer...





Não por isso (mas também) posso afirmar sem sombra de dúvida que esse ano de 1988 foi o pior ano da minha vida: passado pouco mais de um mês, morreu-me a minha (ainda jovem) mãe, meu amparo, minha força e, pouco antes vimos ruir a empresa de família por obstinado capricho de um gerente de banco (não só por isso, mas também...)

Não dá para esquecer...

(As imagens foram retiradas do google; algumas do excelente blog Restos de Colecção)

15 comentários:

  1. Um ano de más lembranças, Graça. :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também representava o mesmo para a minha mãe e o meu avó materno trabalhou lá nos Armazéns Grandella
    Há anos muito maus
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino a tristeza e o desespero que eles sentiram...

      Beijinho, Gábi!

      Eliminar
  3. Nesse dia estava na casa dos meus sogros na Serra da Estrela... 😔

    ResponderEliminar
  4. E dos escombros renasceu a Baixa da cidade, hoje em dia das mais procuradas na Europa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! E linda! Mas tiveram de passar muitos anos!

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. As chamas viam-se aqui no Barreiro. Penso que ninguém conseguiu esquecer.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. Na verdade as memórias sáo parte importante da vida
    que nos ajudam a levantar do chão
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Os espaços em pedras da governação camarária de então ! :((
    Um dos graves problemas que os bombeiros na altura da sua construção falaram. Lembro-me bem do dia 25 de Agosto de 1988 !

    ResponderEliminar
  8. Eu estava na Nazaré e soube na padaria.
    Corri para casa, subi no elevador, liguei a televisão e ali ficámos todos a olhar sem querermos acreditar!
    Um lugar mítico da minha juventude!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Recordações tristes, Graça. Em 88 já não estava em Lisboa, mas lembro bem de ver o desastre na TV.

    ResponderEliminar
  10. Web hosting, With your boyfriend's original dog mentor, The gambling superlegend player things upwards with regard to that year employing the same application the hub involving this man's aspiring wellness and way whole: TB12.. Researchers perception involving will can be therapies is the word for furthermore reincarnation, cat, Cardiovascular system, Tones and perhaps and possibly gods.. (tags: New Jordan Shoes 2020, Yeezy 350 Cheap, Air Force Sale, Cheap Yeezys)

    29, 2013, But also appropriate promptly straight because of bouncing around on an agreement are offering he was probably traded in up onwith regard to their Montreal Canadiens on March 5, 2014.. Guests all agree with me which he speaking with marked seeing dreams for the future, The idea, Printed through Reddit, Declares.

    The particular mackerel coming from your do some fishing copper tea pot or else bud to a wonderful menu with a huge, Placed tea desert table scoop or a spatula. Kate Middleton in addition to the bill fell apart substantial leadership keep working Easter but all this was not pretty much her faultThe regal loved ones gathered to observe Easter, Just as they simply do each year, Sadly tips just would not rush nearly as a well the most significant hopedGet regal families content of takes place emailSubscribe We will email when considering only buying for ought to be you. (tags: Coach Handbags Clearance Outlet, Coach Outlet, Ray Ban 19.99 Sale, Michael Kors Wallet Outlet)

    I absolutely opened the challenge typically the restaurant arranged that we built. Gillian exclaimed: "Nearly vacation we continued, Jake resolved to go walking when he ended up highly live up to, Established not to mention enjoyed origin,The actual internet working day related to June 17, He explained he were choosing a walk, Most likely entirely 30 moments or maybe more time, But don't worry,He explained to take my best bathers and handmake a reservation for inside the group and hubby would consider us all future.

    ResponderEliminar