quarta-feira, 24 de julho de 2019

Pedaço de boa literatura II


O trecho é retirado de um dos contos da coletânea «O Amor em Lobito Bay» de Lídia Jorge, publicada pela D. Quixote, em abril de 2016.

O conto chama-se «Imitação do Êxodo» e começa assim:

«Devemos levar as crianças ao encontro da Natureza, de outra forma elas ficam entaipadas entre casas e cercas, e julgarão que o mundo é finito. Pobres delas, e pobres das mulheres e dos homens que já vivem por antecipação no interior das suas recentes vidas, se não souberem desde cedo que a Humanidade não se conta por números, que a Terra faz parte do Cosmos, que o amor é um texto sem limites.

Pobres delas se não souberem que algumas das estrelas que vemos no céu já desapareceram na noite dos tempos, mas a sua luz ainda brilha no firmamento, e assim, sabendo-o, se descubram pequenas. Pobres delas, também, se não compreenderem que a efémera, a frágil prima da libélula, só vive durante um dia, e logo morre, e é bom que o entendam para que se sintam grandes. Sim, devemos coloca-las tanto diante das realidades limitadas quanto das paisagens livres, para que se sintam grandes. Sim, devemos coloca-las tanto diante das realidades limitadas quanto das paisagens livres, para que se apercebam, desde cedo, que a vida dos homens é uma agulha oscilante entre extremos. Só assim, colocando as crianças entre os grandes espaços e os seres pequenos, elas saberão dizer quem são, quando lhes couber a si mesmas construírem o futuro do mundo.»

Mas desengane-se o leitor se espera que esta seja a introdução para uma daquelas histórias lamechentas em que as maravilhosas criancinhas transfiguram a inocência dos anjos…

Até porque, a contracapa do livro diz sobre estes contos que “parecem chegar até nós com a finalidade de inquietar porque subvertem uma ordem” ...



(Pintura da minha amiga Paula Pereira)


7 comentários:

  1. Quando a autora se chama Lídia Jorge, não espero histórias lamechentas, espero sim, histórias de grande qualidade literária 💚

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. Fico com a sugestão até porque infelizmente da Lídia Jorge só li ainda dois livros.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gosto da Lídia Jorge e já li bastantes livros da sua autoria mas este contos ainda não.
    Realmente não estou a vê-la a contar histórias lamechas! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sempre com boas sugestões :))

    Hoje:-Pétalas de rosa em cálidos sorrisos

    Bjos
    Votos duma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  5. Estes extratos que estás a selecionar são pérolas brilhantes da nossa verdadeira literatura, sempre aprazíveis de ler.
    Beijinhos romanescos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  6. Magnífica a Lídia Jorge! Gostei de a encontrar aqui. Sou admiradora daquilo que escreve.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar