quinta-feira, 27 de junho de 2019

Este país é um ESPANTO!!!

Quem não se lembra daquele excelente programa de televisão do Jô Soares «O Planeta dos Homens» aí pelos anos 70/80! E de tantas expressões que ficaram no nosso ouvido e que ainda hoje repetimos - «perguntar não ofende, oh triqui- triqui», o «tem pai que é cego!», ou o «casa, descasa, casa, descasa», ou ainda o «cale essa boca, sua múmia paralítica!»




Hoje e aqui, lembro a expressividade e o pasmo com que o Jô Soares dizia «Isto é um ESPANTO! Um ESPANTO!

Assim estou eu, PASMADA com este nosso país que é um ESPANTO!

Eu passo a explicar e espero que não pensem mal de mim… Nos quase 48 anos que estivemos casados, eu e o meu marido tivemos contas bancárias separadas. Aliás, apesar da enorme cumplicidade que sempre existiu entre nós e com as filhas – tudo sempre foi falado e discutido à frente delas à mesa do jantar – havia uma enorme liberdade de vida, d vida social, profissional, até cultural – tudo enfim! – e foi assim que nos demos bem. Muito bem!

Ora com a sua morte algo inesperada – por tão breve ter acontecido – desconhecia por completo que deveria fazer um determinado pagamento nesse mês. Assim, deixei passar a data limite e só depois o banco me avisou da minha falta. Não chegou a uma semana a falha do pagamento que fiz assim que me informaram. Aconteceu isto no mês de abril.

Para grande espanto meu e até algum constrangimento, há umas duas ou três semanas fui para pagar, como habitualmente, as minhas compras semanais no Continente, do qual possuo o chamado e muito anunciado Cartão Universo que é um cartão de registo de descontos das compras e, ao mesmo tempo, funciona como cartão de crédito – faço as compras semanais e pago no fim de cada mês. Há anos que assim é – fui para pagar com o dito cartão, dizia eu, e a máquina diz, sem apelo nem agravo: «o seu crédito está temporariamente bloqueado. Contacte o número tal e tal…»

Assim fiz. Falei com uma senhora de um qualquer call centre a quem disse que nunca tinha falhado qualquer pagamento nem sequer alguma vez tinha alcançado o plafond do cartão. Depois de consultar o meu registo, disse-me amavelmente que não tinha nenhuma dívida com eles, mas tinha falhado um pagamento num outro organismo e até me disse o montante exato do dito.

Fiquei sobre brasas, como devem calcular e dirigi-me ao “simpático” banco onde o chamado “gestor da conta” me esclareceu que assim que há uma falha de qualquer pagamento, eles (uns queridos!)  avisam não sei que entidade nacional que, de imediato, passa a notícia a todos os bancos. Mas que não me preocupasse porque isso rapidamente se trataria. Seria uma questão de dias.

Só que, em finais de junho, o meu cartão Universo continua bloqueado. De novo me dirigi ao “simpático” banco e queixei-me alto e bom som que estava a ser tratada por eles como a maior das caloteiras do país. E perguntei se fazem o mesmo a um Berardo, ou a um Dias Loureiro, ou a um Duarte Lima! A funcionária “amavelmente” respondeu que esses senhores não eram clientes deles e, receosa de que eu me comportasse mal, passou-me ao dito “gestor de conta”. Este consultou o computador, fez uns tantos telefonemas e voltou a dizer-me que a situação se resolveria em alguns dias.  Só que me anda a falar em “alguns dias” desde abril…

Dá para entenderem a minha fúria?! Porque é que o Berardo – que esse sim, é um caloteiro de papel passado – e outros, enfim, não têm os seus cartões bloqueados?!

E eu que sempre fui cumpridora e certinha em tudo, sinto-me ... sei lá... enxovalhada - ou pior!

 Não me digam que este país não é um ESPANTO!!!!     




12 comentários:

  1. Eu trocava o espanto por vergonha, Graça.

    Uns certos funcionários bancários (entre outros graxistas) gostam é de vigaristas.

    abraço

    ResponderEliminar

  2. Esse país é um espanto!! : ))
    Tanto quanto sei, a falha de um pagamento neste país nunca seria “abordado” dessa forma. A pessoa teria que falhar muitos pagamentos para que o seu crédito fosse afetado.

    ResponderEliminar
  3. Li o teu texto atentamente, Graça, não fosse passar-me algum detalhe que me levasse a uma opinião errada.
    Tens toda a razão do mundo em te indignares fortemente com essa situação. Não sei se será o país que é um espanto, mas sei, isso sim, que esse atraso no desbloqueio do tal Cartão, por parte dessa entidade bancária, é um VERGONHOSO ESPANTO.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Mais do que espanto, é uma vergonha. Só agem assim com a gente séria. Os grandes vigaristas são tratados com toda a deferência.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Muito mal feito ocorrer algo assim. Espero que entretanto se tenha mesmo resolvido.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Por acaso as contas do meu marido também estavam no meu nome mas a minha só estava no meu. Na relação de bens queriam que eu declarasse esse montante e eu respondi que ainda estava viva por isso não fazia parte da herança!
    Mas isso que contas é espantoso.
    Sorte os grandes devedores não fazerem compras no Continente! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. É caso para dizer que contado ninguém acredita... Lamentável.

    ResponderEliminar
  8. Imagino como se sente, Graça. Nem vale a pena pensar nesses que andam por aí cheios de dívidas e nem sequer vão presos. É vergonhoso. Espero que tudo se resolva depressa consigo. Foi um gosto relembrar o plasta dos homens…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Detesto cartões plastificados !... que dão jeito dão, mas às vezes temos surpresas bem desagradáveis ! :(
    Boa sorte !!!

    ResponderEliminar