terça-feira, 20 de junho de 2017

Aquecimento global

Texto recebido do nosso querido amigo blogger Rui da Fonte.

«As alterações climáticas que produziram um dia como o de sábado em meados de Junho ameaçam destruir a floresta portuguesa. E perante a iminência de um cataclismo desta dimensão, o país tem de ir muito para lá das perguntas de contexto ou da justa expressão das dores do momento: precisa de uma energia, de uma determinação e de um conjunto de meios para debelar o problema que parece estar para lá das nossas capacidades actuais.

Ainda assim, parece cada vez mais claro, a intervenção no ordenamento florestal tal como a conhecemos, parece cada vez mais condenada a resumir-se a uma medida paliativa para um problema de dimensões colossais. O planeta está a aquecer, Portugal está a aquecer e as nossas florestas, altamente vulneráveis ao fogo, parecem ser as primeiras vítimas dessas mudanças profundas. Um incêndio com as proporções do deste sábado em meados de Junho é algo inimaginável na geração dos nossos avós. E um dia nesta estação com tão altas temperaturas e zero humidade é uma circunstância meteorológica que vai tornar-se num novo normal. O pinhal em Pedrógão ardeu como ardeu porque não há defesa natural possível a um fenómeno desta intensidade.

Não sabemos se teremos recursos, energia, meios humanos, ciência ou perseverança para responder a esse dramático desafio. Soubemos sim com o fogo descontrolado deste sábado no Pinhal Interior que o aquecimento global está a tornar a aposta em leis avulsas para os proprietários ou estratégicas de combate com o nome de grandes operações militares num esforço condenado a fracassar.

Não está em causa a culpa ou a omissão dos políticos, dos proprietários florestais ou dos bombeiros: está em causa a constatação de que há uma ameaça que elevou a sua escala de periculosidade e de destruição e a noção de que, nas circunstâncias actuais, não temos forma de a travar.

Está na hora de tomarmos consciência do que nos espera. De ano para ano a temperatura vai subir e cada vez mais horrores como o de Pedrógão hão-de repetir-se. Não está em causa uma fatalidade. Está apenas em cima da mesa a pergunta dolorosa: seremos, colectivamente, capazes de encontrar meios para enfrentar um tão grande desafio?»

Manuel Carvalho – Público




13 comentários:

  1. Há muito que o homem vem contribuindo para a destruição do planeta. Ou seja caminhando para o fim da espécie.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo, Elvira, não sejamos tão pessimistas... se bem que... nunca se sabe.

      Eliminar
  2. O Manuel Carvalho é um sabido, pouco sábio.

    Por acaso saberá ele que «há áreas imensas onde o fogo pouco ou nada entra. São áreas de interesse económico claro, associada à exploração florestal, da Portucel-Soporcel e do Grupo Amorim... O que quer dizer que, se há rentabilidade económica numa dada exploração, ela não arde não (ou arde pouco). O facto, o principal facto, é que há uma riqueza nacional convertida em pouco mais que mato. E o mato despreza-se e ... arde.» E o que arde, pode matar. E mata!

    Deixe lá o aquecimento global

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente tem razão, Rogério! :(
      O importante são mesmo os cifrões... :(

      Eliminar
  3. O aquecimento global também propicia estas condições perigosas. Mas também acho que se o mato não dá lucros é negligenciado e, consequentemente, continua a ser uma ameaça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Há que ter mão dura para quem não trata das sua matas. Toda a gente deixa tudo ao abandono.

      Eliminar
  4. Expliquem isso, com desenhos, a uma luminária que governa os Estados Unidos.
    Fake news, it's all fake news.
    Grande fdp!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. "O pinhal em Pedrógão ardeu como ardeu porque não há defesa natural possível a um fenómeno desta intensidade."
    Verdade, verdadinha.

    ResponderEliminar
  6. Do meu ponto de vista...
    As mutações climáticas, cujo ciclo é natural e têm muito pouco de antrópico, geram problemas que não se combatem com planos de ordenamento floretal.
    O que, infelizmente, se passou em Portugal, é comum nos EUA, na Austrália e noutros lugares do globo.
    O grande problema que eu vejo, e que ninguém fala, é que ninguém tem formação ou esperiência para lidar com este fenómenos.
    Não vale a pena colocar o foco no ordenamento florestal, na limpeza das matas, etc. Com um fenómeno destes, matas limpas e florestas ordenadas ardem, praticamente, ao mesmo ritmo. Isso é visível no Texas ou em Alice Spring.
    É necessário, urgente e indispensável informar (e formar) sobre como lidar com estas situações.
    A falta de formação e coordenação é tão flagrante que, passado o momento critico (downburst), a perigosidade do incêndio manteve-se.
    Já agora, diga-se a verdade: ao contrário dos que alguns "verdes" querem fazer crer, cerca de 70% dos fogos em países como os EUA são propositados, controlados e realizados na época própria - o fogo é uma forma de combater catástrofes maiores.
    No meio de tanto ruído, escutei apenas um habitante de um destes lugarejos dizer algo de substancial: "è necessário que se construam lugares de refugio, pontos de encontro seguros..."

    ResponderEliminar