terça-feira, 14 de março de 2017

Raul Brandão

Fiquei a saber que passaram, no último domingo, dia 12, 150 anos sobre o nascimento do escritor Raul Brandão, autor de romances como «Húmus», «As Ilhas Encantadas», «Os Pescadores», «Os Pobres», «A Morte de um Palhaço», para além dos muitos poemas, dos livros de Memórias e do maravilhoso livro «Portugal Pequenino» que escreveu com sua mulher, Maria Angelina.

Nascido no Porto, em 12 de março de 1867, foi o filho de pescadores que encontrou na carreira militar a saída para uma outra vida. O episódio mais marcante da sua existência, confessaria o próprio no primeiro volume de Memórias, seria um desfile de tropas em que viu pela primeira vez Maria Angelina, filha de um industrial de Guimarães onde ele tinha assentado praça – no que é hoje o Paço dos Duques de Bragança. Foi amor à primeira vista. Aconteceu em 1896, quando era alferes, poucos dias depois de chegar à cidade. Casaram um ano mais tarde.




Em 1898, comprou uma casa com uma quinta, a Casa do Alto, na aldeia de Nespereira, perto de Guimarães, que renovou e para onde foi morar quando ficou pronta em 1912 com a mulher. Daquelas paredes de granito nasceram alguns dos mais importantes trechos da literatura portuguesa que o início do século XX produziu. Aquela casa é bem capaz de explicar como Raul Brandão permaneceu numa relativa sombra da memória literária portuguesa do início do século XX. É certo que o modernismo, e a revista Orpheu, catapultaram Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro para a posição de vanguarda da cultura portuguesa.

Raul Brandão, porém, misturou o expressionismo com o lirismo, a contemplação com uma mordaz crítica social. É o grande literato da época que preferiu o refúgio minhoto aos holofotes da cidade. E nada simboliza tanto a sua necessidade de recato como a construção da Casa do Alto.

Esta casa viveu grandes aventuras. Brandão viu-a como o seu refúgio de escrita. Os verões passava-os na Nespereira, nos invernos rumava à capital, onde se encontrava com editores e escritores, poetas e jornalistas. Mas nunca foi um deles, era o estranho no meio da urbanidade. Preferia convocar os amigos para a Casa do Alto – e eles acorriam, de comboio, mais para noites de tertúlia do que de festa.

(Raul Brandão e os "searistas")

Como nunca tiveram filhos adotaram de alguma forma a sobrinha mais nova, avó do atual morador da Casa do Alto, o arquiteto Manuel Vilhena Roque. E foi essa mulher, que viveu até aos 110 anos e só morreu em 2016, que lhe contou de como os escritores chegavam no comboio da tarde e suavam as estopinhas para subir a ladeira. De como Brandão se ocupava a dedilhar prosa mas às vezes largava porta fora e se punha a fazer caricaturas do povo que trabalhava a terra. De como gostava de subir o monte para se sentar numa fraga horizontal que era meio pedra e meio trono – e ali permanecia numa quietude profunda, a ouvir o ruído que esconde o silêncio.

(Raul Brandão pintor)

Raul Brandão morreu em 1930, Maria Angelina em meados dos anos setenta, e a maior parte do espólio do escritor foi entregue à Sociedade Martins Sarmento de Guimarães.

No início dos anos oitenta, a família entregou a casa à Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de que o estado a transformasse numa casa-museu o que nunca aconteceu. E, no final dos anos noventa, os telhados tinham ruído, as janelas estavam partidas, o recheio vandalizado. Foi então que o sobrinho neto do escritor resolveu renovar a casa e transformá-la na sua própria habitação. Hoje a Casa do Alto tem salas modernas e quartos confortáveis, aproveitamento de calor e aquecimento central, mas também uma biblioteca recheada de primeiras edições, desenhos originais, dedicatórias de amor de Raul a Maria Angelina.


(A Casa do Alto atual e a do início do séc. XX)

12 comentários:

  1. Sempre a aprender ou a recordar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante.
    Obrigada pela partilha.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que o sobrinho neto renovou a casa! Se o não fizesse, hoje seria um monte de pedras e telhas...E a casa-museu da Sec. Estado da Cultura já era...

    ResponderEliminar
  4. Autor muito esquecido e até quase desconhecido de grande parte de nós... continuamos a ser pouco cultos, pouco letrados. Vai levar ainda muito tempo para isso...

    Beijinhos, amigos.

    ResponderEliminar
  5. Graça, minha amiga
    excelente o teu texto sobre Raul Brandão.
    permite porém que diga que não se poderá falar deste vulto da cultura portuguesa sem referir a revista SEARA NOVA, de que foi fundador em 1921, com Teixeira de Pascoaes, Raul Proença, Câmara Reis, Jaime Cortesão, Aquilino Ribeiro, Raul Brandão e Faria de Vasconcelos (de que aliás apresenta a histórica foto).

    peço desculpa, mas como colaborador regular da revista Seara Nova, desde há mais de 20 anos, não poderia manter-me em silêncio face a essa lacuna do texto.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Majo! Claro que a Seara Nova incluiu escritores de grande nome da nossa Literatura, entre os quais o nosso Raul Brandão da edição de hoje.

      Nada de pedidos de desculpa. É sempre bom quando trazem mais conhecimento para complementar os textos.

      Beijinhos literários...

      Eliminar
    2. errata: onde se lê Majo, deverá ler-se Manuel Veiga, o nosso amigo heretico...

      Eliminar
  6. Um nome maior da nossa Literatura! De uma modernidade espantosa!

    Beijinhos, Graça :)

    ResponderEliminar
  7. Gostei sobremaneira desta tua crónica.
    Agradeço os bons momentos de leitura e os conhecimentos
    transmitidos... incluindo as tertúlias dos «searistas».
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  8. Obrigada uma vez mais, amigos comentadores.

    Apareçam sempre!

    ResponderEliminar
  9. Tive um tal Brandão de profesor de língua portuguesa, mas pelo que vejo nada teve que ver com este ilustrado.
    Gostei muito desta lição.
    Beijinhos, querida amiga

    ResponderEliminar