sábado, 11 de março de 2017

Jackie


Do Corte Inglês de Lisboa, só gosto mesmo dos cinemas. De resto é (melhor, parece-me) um espaço por de mais claustrofóbico onde temos de andar quilómetros (passe a expressão hiperbólica) para encontrarmos a escada rolante de que precisamos – se queremos descer só aparece a escada que sobre e vice-versa.

Então hoje tratei de me enfiar numa das salas de cinema a ver o filme Jackie. Tinha visto no jornal que lhe eram atribuídas pela crítica uma série de estrelas, mas ponho sempre alguma reserva às críticas pelo que ia um pouco descrente. Mas enganei-me e ainda bem. Gostei imenso do filme. Uma excelente representação por parte da artista principal – Natalie Portman. Um filme altamente emotivo e emocionante – sem lamechices, entenda-se – que retrata os quatro dias após o assassinato do Presidente Kennedy intensa e dramaticamente vividos pela recém-viúva. A “culpa” que encarna por não ter conseguido e a morte do marido protegendo-o do segundo tiro, a inesperada e atabalhoada tomada de posse de L. Johnson no avião que transportava o corpo quase ainda quente de Kennedy para Washington, o dar a notícia aos seus pequeninos, os tumultuosos preparativos do funeral, o inusitadamente apressado abandono da Casa Branca, tudo isso tendo como que inspiração no assassinato e funeral do Presidente Lincoln – uma presença que quase funciona como uma marca de água do filme.

E depois, o que mais me encantou no final do filme: a evocação da música do filme Camelot, um musical de 67 que adorei ver (com a belíssima Vanessa Redgrave) e que afirmava a magia do amor, a beleza da arte, a utopia da vida. 





17 comentários:

  1. Ao ouvir o video, lembrei-me de um outro musical: "My Fair Lady" o que não admira, porque o compositor de ambos musicais foi Frederick Loewe.

    Espero pelo DVD de "Jackie", porque foi um filme que saiu depressa das salas dos cinemas de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O musical "My Fair Lady" é, cá em casa, o filme dos filmes... As minhas filhas e eu vimo-lo vezes sem conta! Uma maravilha!!

      Nada tem a ver com a tolice do La La Land!!

      Eliminar
  2. Também quero ir ver esse filme não me posso distrair que é o que me acontece montes de vezes...
    Bom fim de semana, não conheço esta musica mas faz lembrar o My Fair Lady :) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois faz... Já disse lá em cima: o "My Fair Lady" é o filme dos filmes cá em casa...

      Jackie vale mesmo a pena ver.

      Eliminar
  3. Que bom que o filme não a decepcionou. Hoje dediquei o dia ao teatro.
    Uma peça à tarde e outra à noite. Uma delas tinha uma enfermeira chamada Elvira de quem os outros personagens estavam sempre a dizer mal. Não foi muito agradável levar grande pare do tempo a ouvir, aquilo. Mas ainda assim gostei bastante.
    Lembro-me do Camelot e gostei imenso de ouvir esta melodia.
    Deixo um abraço e votos de bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá não sou muito fã de teatro. Prefiro não sei quantas vezes o cinema. Mas isso de estar sempre a ouvir falar mal da Elvira não deve ter sido muito agradável, não senhora!!!

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Um filme que gostaria de ver. Tudo o que se relacione com a morte de JFK me desperta interesse. Nunca esquecerei o dia em que foi assassinado, por ter sido na festa de aniversário de sogro da minha irmã, que tive conhecimento da trágica notícia. Era muito jovem e este casal fazia parte daquilo que se podia chamar o sonho americano. Foi um choque, algo surreal.
    Obrigada pela sugestão, Graça.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembro bem! Tinha uns treze/catorze anos. Os meus pais ficaram chocados e até eu ... Uma grande injustiça!!

      Eu gostei bastante do filme; acho que também vais gostar.

      Eliminar
  5. Não cheguei a ver o filme e era um que me interessava. Fico surpreendida por não ter passado no Cineplex mais perto de casa.

    ResponderEliminar

  6. Culpada, sim, porque hoje sabe-se que foi a própria Jacqueline que o matou com a derringuer que trazia na mala. E sim, o assassinato foi decalcado do de Lincoln.

    ResponderEliminar
  7. Se há entrada não houver
    pipocas a vender
    talvez vá ver

    ResponderEliminar
  8. A reter...
    Há muitos tempos que não vou ao cinema
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente também tenho ido pouco, não sei porquê.

      Kiss, kiss...

      Eliminar

  9. https://www.youtube.com/watch?v=wMAuLhs6NPY

    ResponderEliminar