domingo, 26 de março de 2017

As mudanças horárias





Já aqui disse por mais de uma vez: não me dou nada bem com estas mudanças pendulares da hora. Desorientam-me o ritmo, o sono e a disposição. Fico rabugenta. Pronto(s)!!

Mas, como gosto de saber a génese das coisas, fui à procura e fiquei a saber que…

O nome oficial das mudanças horárias é "Daylight Savings Time". Foi pensado por Benjamin Franklin para poupar velas... em 1784. Mas a ideia só andou para a frente graças a um londrino — William Willett –, que, no entanto, não conseguiu convencer os governantes do país com o panfleto “The Waste of Daylight”, em 1907. O jovem Winston Churchill apoiou a teoria, mas ela não chegou ser aprovada.

A Primeira Guerra Mundial estalou pouco depois. A Alemanha e o império Austro-Húngaro abraçaram a ideia de Willett. O Reino Unido e a França anunciaram poucos dias depois a mesma decisão. Willett, que só queria mais luz solar pela manhã para continuar a colecionar insetos, havia morrido no ano anterior e não viu o horário de verão ser implementado. Em 1917 foi a vez da Rússia e dos Estados Unidos. Ironicamente, a guerra que desuniu o mundo juntou-os neste capítulo.

Quando terminou a guerra houve quem abandonasse o tal horário de verão. A Segunda Guerra Mundial trouxe-o de volta, mas voltaria a cair em várias zonas do globo.

Portugal acabou por também se incorporar nesta mudança, de imediato em 1916. "Foram sobretudo problemas relacionados com o esforço de guerra que levaram a Alemanha a avançar. Portugal seguiu isso porque toda a Europa o fez e assim conseguia agilizar melhor as relações com os países vizinhos"- refere Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.

Só na década de 70 é que o Daylight Saving Time foi uniformizado, principalmente em 1974, quando os Estados Unidos e vários países europeus foram confrontados por um embargo no petróleo, depois da crise energética de 1973.

Em Portugal houve um período de quatro anos em que foi adotada a hora central europeia. Foi em 1992 (não houve mudança para a hora de inverno) e durou até 1996. "Não era uma boa solução. Teve impactos negativos. No inverno de manhã ainda havia estrelas no céu e no verão havia luz solar até depois das 22.00. Teve efeitos nas pessoas e no rendimento. Houve um aumento de acidentes rodoviários, porque as pessoas saíam de manhã ainda a dormir. O consumo de ansiolíticos disparou e teve um grande impacto nas escolas, sobretudo no inverno", recorda Rui Agostinho.


Enfim! E é por estas e por outras que temos de “aguentar” estas inefáveis mudanças da hora e… carinha muito alegre! Ai, ai!



20 comentários:

  1. Gosto que os dias sejam maiores e até nem me importo que no Inverno fique noite mais cedo mas... detesto a adaptação que também me transtorna um bocado.
    Lembro-me muito bem do tempo em que às 22h ainda era dia aí que quase enlouqueci :)))
    Grande trabalho Graça, foi interessante ler. bjs

    ResponderEliminar
  2. Graça, para mim é um pormenor sem relevância a adaptação à mudança horária para mais ou menos sessenta minutos.
    Mesmo quando viajo e há diferenças significativas de fuso horário, adapto-me bem. Isto até é estranho porque tenho problemas de sono. Creio que a resistência psicológica a essa mudança é que tem muita influência.
    A adaptação mais difícil foi quando fui à Noruega no período do ano de sempre dia, do chamado sol da meia-noite.
    Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me o mesmo na Suécia uma vez que fui lá em Junho. Não conseguia adormecer...

      Mas estas mudanças nossas também me enervam...

      Eliminar
  3. Gostei de saber a origem da mudança de hora.
    Eu adapto-me muito bem à mudança de hora agora para o Verão. Quando volta a atrasar, levo uma data de tempo destrambelhada e é raro o ano em que não adoeço.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, a mudança de inverno é bem mais deprimente...

      Eliminar
    2. Isso é que é pior! A hora de verão deveria durar todo o ano e mais nada!!

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Tenho que fazer contas para não telefonar aos meus pais a más horas :))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por dar a conhecer um pouco esta "mudança" que embora não goste só me afeta no próprio dia!!!bj e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Não fazia ideia do que tinha originado esta mudança de hora, que tal como a ti, me deixa confusa.
    Não gosto do horário de Inverno, eu quero muito solinho!

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Eu acho que devíamos ficar sempre na hora de Verão.

      Beijinhos de veraneio...

      Eliminar
  7. O saber não ocupa lugar embora se saiba que para aprender se consome energia da EDP e dos neurónios.
    Mas que a mudança de horário causa algum stress, pelo menos nos primeiros dias, é um facto. Lá por casa acontece sempre. Eu não me incomodo, não uso relógio...
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sortudo... nem precisa de usar relógio...

      Beijinhos sem horas...

      Eliminar
  8. prontossss
    fiquei a saber... e gostei!

    beijo

    ResponderEliminar
  9. Graça, obrigada por esta explicação que embora lógica causa-me stress.

    Um beijinho desorientado :)

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
  10. Prefiro o horário de Inverno; posso dormir mais uma hora. Todavia não tenho qualquer problema com o horário de Verāo.

    ResponderEliminar