sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

De que lado estariam?

Todos nós assistimos já ou estivemos no centro ou de um lado de uma situação parecida com a que o jornalista Paulo Farinha tão bem aqui descreve.

De que lado estariam os meus queridos amigos?



O pai. «Calma. Vou contar até dez. Ele é uma criança, está a testar os meus limites. É isto que as crianças fazem. Testam os limites dos pais. Moem a paciência dos adultos. Isto é fita. Está a sujar o pijama todo no chão mas não vou fazer nada. Acabou de tomar banho e já está todo transpirado de tanto berrar. Vou respirar fundo. Agora não posso voltar atrás. Tenho de manter a postura. Dei uma ordem, disse-lhe para apanhar os brinquedos, agora não posso dar o flanco. Mas por que é que eu me lembrei de fazer isto agora, caraças?! E logo quando os meus pais estão cá em casa. O puto ia para a cama e arrumava eu a porra dos legos e amanhã logo se falava nisso. Deus me perdoe, mas há alturas em que me apetecia mesmo dar-lhe uma bolachada. Ou duas. Se calhar é o que está a merecer. Uma palmada bem assente. Ou uma chapada. Palmadas no rabo, o sacana fica a olhar para mim e a desafiar-me. Parece que está a gozar comigo. Só lhe bati uma vez e fez um berreiro que parecia que vinha a casa abaixo. Vinha a casa e vinha eu, com remorsos. Estou aqui estou a levantar a mão. Já o ameacei três vezes. Ou bato ou fico calado.»

A mãe. «Eu não me vou meter, eu não me vou meter. Não me posso meter. É uma coisa entre pai e filho. Se me meto para dizer ao miúdo para vir para a cama, o pai perde autoridade. Se o deixo estar ali no chão aos gritos a chamar por mim, parte-me o coração. Vou mas é sair. Vou passear o cão e o pai que se desenrasque. Não. Não posso fazer isso. Vou-lhe dizer para fazer o que o pai está a dizer. “Vai já apanhar os brinquedos como o teu pai mandou.” É isso mesmo. Mas não via adiantar. Só vou piorar. Este caminho não está a resultar e o pai está a ficar enervado e o filho está a ficar frustrado. Não percebe por que é que hoje tem de arrumar brinquedos. Está frustrado e está sujo. Irra, ainda há pouco tomou banho e já está todo encharcado em baba e suor. Eu não me vou meter.»

O avô. «O meu filho está a perder mão no puto. Estou aqui estou a levantar-me para dar uma chapada ao catraio. Este miúdo precisa de apanhar para perceber quem é que manda. Eduquei três filhos, todos apanharam quando tiveram de apanhar e não lhes fez mal nenhum. Um bom açoite faz maravilhas. A eles fez. Cresceram todos bem crescidinhos. E agora nenhum encosta o dedo nos filhos. Tenho seis netos e nenhum apanha dos pais. E todos deviam apanhar. Já todos mereceram umas lambadas. Este, está aqui está ali.»

A avó. «Meu rico filho. Apanhou do pai e agora não quer bater no filho. Este miúdo mói a paciência a um santo, um puxão de orelhas não lhe caía nada mal, mas os meus filhos sempre disseram que nunca iam bater nos filhos deles. Eu já lhe tinha chegado a roupa ao pelo. Mas o meu filho é que sabe. Os pais é que sabem.»

O irmão. «Ainda bem que eu já estou na cama. Daqui a pouco tenho de chorar e fingir que acordei com esta gritaria toda. Mas está a ser divertido. O meu irmão é mesmo bom nisso. Leva uma birra até ao limite. Só tem 2 anos mas grita como se tivesse 4. Eu já não faço birras destas, já tenho 5. O meu pai ainda não aprendeu que tem filhos diferentes e deve fazer coisas diferentes. E ter reações diferentes. Mas se eu lhe disser isto ele vai perceber que eu e o meu irmão falamos sobre estas coisas. Mania de os adultos acharem que são mais espertos do que nós e só nos conseguem dobrar à força. Com conversa vamos muito melhor.»

O filho. «Já me dói a garganta de tanto chorar, mas o meu pai não se cala. Se ele vier aqui dar-me um abraço e me pegar ao colo, vou espernear um pouco mas depois acalmo. Já estou farto deste número. Mas a culpa é do meu pai. Ele é que começou. E está ali aos gritos, feito histérico. Quem é que é a criança aqui? Eu ou ele?»


(Paulo Farinha, in Notícias Magazine, 8/jan/2017)

21 comentários:

  1. Gosto muito das crónicas do P.Farinha, são muito reais.
    Não sei o que responder pois senti todas emoções de cada um dos intervenientes :)
    Sentada no meu sofá e idealmente, tentaria fazê-lo entender que ele teria que apanhar os brinquedos pois acredito que uma vez iniciada a acção tem que se ir até ao fim...se iria conseguir???? Só Deus sabe :))))
    js

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de ler os textos deste jornalista. São sempre muito reais e têm sempre ponta de humor e de ironia. Os miúdos, por vezes, têm comportamentos de nos porem os cabelos em pé...

      Eliminar
  2. Das crónicas que leio semanalmente- ao domingo- no NM, as de Paulo Farinha são as que menos me atraem. Quase nunca estou de acordo com ele.
    Gosto das de Ana Bacalhau, de José Luís Peixoto e outros que agora me não ocorre o nome. Por sinal esta não li.
    Como não é fácil encontrar uma saída airosa para esta situação- em que cada um pensa uma coisa diferente - não vou falar também. Fico calada, Graça, que ainda é a melhor opção.

    Beijinhos - bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, parece impossível, mas andamos muitas vezes em sentido oposto! :)))

      Nunca leio a Bacalhau e o JL Peixoto raramente; já li dois livros dele e não fiquei muito fã. Quanto ao Paulo Farinha, leio-o quase sempre...

      Saída airosa para esta situação será difícil de encontrar! Os ganapos põem-nos do avesso!! A minha filha mais nova fazia birras "de caixão à cova"! Ném é bom lembrar...

      Bjs.

      Eliminar
  3. Como não sou pai, prefiro não mandar palpites :-)
    Bom FdS, Graça

    ResponderEliminar

  4. Cada cabeça sua sentença...
    Olha que quem tem mais razão é o irmão mais velho... só que é o "depoimento" mais iverosímil de todos pois eu não acredito que uma criança de 5 anos tivesse este pensamento.

    As (felizmente poucas) birras que o meu filho fez na vida foi precisamente na fase dos dois anos, e normalmente só acalmava com mimos e colo. Mas também levou umas quantas palmadas bem assentes no rabo quando fez falta.

    Beijinhos sem birras
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a fase das birras: dos dois para os três anos. A minha filha mais velha nunca fez uma birra! Já a mais nova... nem é bom lembrar! E só acalmava falando-lhe baixinho e pegando-lhe ao colo. Foi bem difícil!

      Beijinhos sem birras...

      Eliminar
  5. Uma crónica que me deixou a pensar, nem sei que partido tomar, já que o meu filho, não era dado a birras, levou uma ou outra palmada minha, mas o pai nunca lhe tocou.
    Hoje já vejo cenas de meninos birrentos e sou da opinião que um castigo, tirando-lhe na altura própria o que mais gostava, acho que resultava.

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Umas palmadinhas não fazem grande mal... nunca acreditei muito em castigos porque, ao fim de um dia, era eu que já estava farta do castigo...

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Nunca me lembro de ter batido no meu filho, mas também não lembro de ele ter feito birras. Fazia outras coisas, que às vezes punham o pai doido e ele sim, lhe dava umas valentes palmadas. Lembro numa altura, que ele resolveu arrancar o papel de parede, que nessa altura forrava o corredor. Eu ralhei com ele e ele continuou a fazer o mesmo. Teria uns 3 anitos. O pai gritou, ameaçou pô-lo de castigo, e ele nada. O pai deu-lhe umas palmadas no rabo, ele chorou, urinou-se todo, mas só parou quando ficou com um bom pedaço de papel na mão. Era de uma teimosia, que nos deixava doidos.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há miúdos de uma teimosia atroz! O meu neto de meio é assim e não vale a pena ralhar e muito menos bater. Tem de se lhe falar com muita calma para o convencer.

      Beijinho.

      Eliminar
  7. O meu presidente da câmara - Ensine-lhe empreendedorismo que o puto acalma!

    ResponderEliminar
  8. Sou contra as palmadas. A criança é uma criatura indefesa.
    Tb não vou dar sugestões. Cada caso, é um caso. : ))

    Achei piada a este artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei mesmo muito interessante, com os vários pontos de vista.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Tal e qual! Quando têm birras é complicado fazer a gestão da situação, especialmente em local público.
    Os putos são inteligentes e sabem bem como explorar os pontos fracos dos adultos. Como a falta de coerência...
    BFS

    ResponderEliminar
  10. Uma crónica bem interessante!
    Sou mãe e fui professora e educar é talvez uma das tarefas mais exigentes do ser humano!!!
    Educar com amor e responsabilidade com o não e o sim ... a entrelaçarem-se sempre!!!
    bj

    https://mgpl1957.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. De facto, Gracinha!! É das tarefas mais difíceis de levar a cabo. Também sei bem do que se trata!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. :(((( ... Não estou de acordo com qualquer das situações ! :(
    Tudo foi errado desde o princípio (provavelmente, desde o nascimento da criança) ! :(

    Numa relação pais / filhos (e avós / netos) deve-se privilegiar o "Foco" na "Relação" vs. "Foco" na "Educação/Disciplina" !!!
    Traz melhores resultados a longo prazo e se não for iniciado cedo, depois será tarde !
    Claro que, esse foco na "Boa Relação" não vai descurar os bons conselhos e ensinamentos básicos de educação primária e comportamento !
    Não é novidade que ninguém gosta da austeridade, inclusive as crianças e ainda mais se não a entender, se não lhe for explicado (muito antes) o porquê ! !
    Uma criança que sinta que há uma boa "Relação" pais/filhos (com tudo muito bem explicadinho) está muito mais propensa a aceitar uma "ordem" (?) (prefiro pedido), do que aquela que as está a ouvir a todo o tempo e com ar ríspido de "dono e senhor", do "Eu (o pai) é que mando" !
    Elas entenderão, com o tempo, que um "pedido" (não uma voz de comando ríspida ou ameaçadora) dos pais, é para ser cumprida, porque a compreendem e compreendendo-a a aceitam e colaboram (não gosto do obedecem)!

    Tenha-se em atenção que nós com a/o nossa/o companheira/o, temos o "foco" na criação de uma "Boa relação" e não na "Educação/Disciplina" , ou do "Eu é que sei"! ... "Tu não percebes nada" ! ... Porque há-de ser diferente com os filhos ? ... (Reparem que eu tenho 3 filhos e 6 netos).
    Nós preferimos "colaborar" com alguém com quem tenhamos uma boa relação do que com alguém que só quer mandar em nós !
    Na situação do texto, já muito e muito tempo foi perdido (com mau método) e é cada vez mais difícil encontrar agora o ponto de equilíbrio ! :((

    Beijinhos Gracinha ! :)

    ResponderEliminar