sábado, 20 de agosto de 2016

Ulysses

A nossa saudosa amiga e colega Amélia Pais, que sabia muito de literatura, dizia que nunca se poderia entender muito bem e saber muito sobre o romance moderno se não se tivesse lido o Ulysses de James Joyce.

Lamentavelmente, em três anos de Literatura Inglesa na Faculdade, nunca ninguém nos falou dessa – nem de outras igualmente importantes – obra. Sabemos que uma licenciatura, mesmo das que levavam cinco anos a completar, não dá o conhecimento universal, pretendendo antes lançar as bases e fornecer as ferramentas para nos tornarmos cada vez mais e mais sabedores, cada vez mais e mais bem formados. A questão é que – e já aqui disse isso antes – as nossas obrigações profissionais e familiares da fase adulta nem sempre nos deixam tempo e até disponibilidade mental para fazermos as leituras que devíamos fazer.

Agora que, finalmente, me (re)lancei na leitura dos clássicos, comecei a ler Ulysses. Confesso que não está a ser fácil, mas também ainda agora estou no princípio… Eu até me “dou bem” com a leitura de Virginia Woolf – terminei há dias a leitura de «Orlando – uma biografia» que muito apreciei e que, de facto, é uma biografia não da complexa (mas terrivelmente romântica e sensível) personagem Orlando, mas a biografia do espírito do(s) tempo(s) em Inglaterra desde a era isabelina até 1929. Muito interessante.

Vamos ver como e se me consigo “desenvencilhar” do Ulysses, o romance modernista do irlandês James Joyce, escrito entre 1914 e 1921 em Trieste e Zurique – já que o seu autor saiu jovem da sua Dublin – e publicado em 1922 em Paris, depois de Joyce ver recusada a sua publicação nos Estados Unidos e em Inglaterra, curiosamente pela editora dirigida por Virginia Woolf.


(O autor e a sua editora Sylvia Beach)

17 comentários:

  1. Nunca li.Espero que a obra seja tão boa quanto dizem.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver... mas que é estranha, ai lá isso é...

      Beijinho, Elvira.

      Eliminar
  2. Já comecei a ler o Ulysses de James Joyce várias vezes, sem ter acabado de o ler. Considero-o, de facto, um dos grandes livros da actualidade, mas como bem diz, a nossa vida de profissionais e adultos cria-nos certos constrangimentos. Para mim neste caso, o maior foi o livro ter-me sido oferecido por uma amiga, que muito prezo, em edição de bolso e em espanhol... Foi uma combinação explosiva que foi justificando a minha preguiça ao longo do tempo...Envergonhada e estimulada pela Graça, vou começar de novo a lê-lo. Obrigada por me ter atingido, sem o saber, num ponto tão frágil. UM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!! Espero não ser motivo de "desespero"... :)))

      Beijinho e nada de fragilidades, tá?!

      Eliminar
  3. Realmente, são leituras que exigem muita concentração e disposição... Mas, acrescenta-nos e muito! Sucesso em sua empreitada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Célia. Como muito bem diz, a sua leitura exige muita concentração e muita calma... Vamos ver o que vou conseguir...

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Graça, Seguem já os meus parabéns adiantados!!!
    Tentei várias vezes e decidi que não o lerei mas se tu o leres (acredito que não desistirás) serás a única pessoa que "conheço" que o fará :))) Boas leituras e bjss.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh eh... que grande responsabilidade, papoila... Já me sinto em ânsias... :)))

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Graça, se te sentes com estaleca para te aventurares na leitura desse livro fascinante, força!! Eu não, obrigada!

    Tenho o texto integral d'A Ilíada, essa obra imortal do 'imortal' Homero e, já nos meus tempos de leitora inveterada e viciada, fiz várias tentativas sem êxito de levar a leitura a bom porto. Quanto mais agora, que considero a leitura algo de prazeiroso e não uma auto-imposição.
    Para quê? Só para dizer que consegui um feito, que outros tentaram e não conseguiram?
    Diz, quem leu Ulisses, que o livro é tão 'esquizofrénico', que mais parece ter sido escrito por alguém à beira da loucura. Sendo, por isso, complicadíssimo de ler. Contudo, querer é poder!
    Avante, valente Graça, para a frente é que é o caminho dessa literatura modernista, baseada na Odisseia...

    Boa leitura e uma beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver, Janita. Vamos ver... Vamos com calma... eh eh eh...

      Beijinhos e boas leituras também.

      Eliminar
  6. Tenho-o ali na estante, com uma capa azul já vincada e ligeiramente desbotada de uma 3ª edição da Difel, datada de 1984. Também já tentei e desisti. Agora que se fala nisso e, estando eu de férias e a revisitar as minhas estantes, talvez experimente de novo... :)

    ResponderEliminar
  7. Graça, Só agora vi, e Branquinha? Nada de novo?
    Fiquei triste já me aconteceu o mesmo sei bem como se sofre...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente nunca mais apareceu... É mesmo muito triste!
      Obrigada pela solidariedade.

      Beijinho.

      Eliminar
  8. Huummm! Leituras de janeiro em agosto? Boa colheita!!!

    Um beijo

    Lídia

    ResponderEliminar
  9. Não consegui ler este livro, não estava a perceber patavina! Não é caso único, mas é raro acontecer-me... ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar