domingo, 28 de agosto de 2016

Turismo à portuguesa

É sabido que São Pedro de Muel é os meus encantos. E a casa do poeta Afonso Lopes Vieira, ali bem frente ao mar, a «casa-nau» ainda faz mais os meus encantos.



Quando íamos de férias para São Pedro, a casa era habitada por umas velhas senhoras, finíssimas, e na varanda sobre o mar viam-se as crianças da Colónia Balnear que o poeta recomendou que funcionasse ali para os filhos dos vidreiros e dos bombeiros da Marinha Grande e também para os do pessoal da Mata Nacional.

Sinto um encantamento especial que não consigo explicar por tudo o que envolve quem tem o dom da criação literária por isso (também por isso) aquela casa bem tratada e de recorte bem português (foi desenhada por Raul Lino) sempre exerceu sobre mim o maior fascínio. Sempre desejei lá entrar e, embora se visite de há uns anos para cá – foi chamada de Casa-Museu de Afonso Lopes Vieira – nunca consegui encontrá-la aberta ao público de cada vez que lá passo.

Este fim-de-semana, li, realizava-se em São Pedro o Festival Afonso Lopes Vieira com passeios pedestres, palestras, poesia dita, concerto para crianças, e sei lá o que mais. E então o que é que eu pensei? Que a Casa-Museu estaria aberta ao público. Nada mais natural. Assim, após o almoço, lá nos abalámos de passeio até à magnífica praia de São Pedro para, finalmente, entrar naquele espaço quimérico, surpreendente.

Mas surpreendente (para não dizer contundente…)  foi o facto de a Casa-Museu lá estar linda na sua aura poética, mas fechadinha, sem um horário, sem uma nota ao visitante. Nada.

Chegou outro senhor que tocou à campainha e nada. «Disseram-me ali no café que a menina devia vir às duas mas telefonou a dizer que estava um bocadinho atrasada…» Eram três e um quarto… e nada. Desistimos: o senhor e eu.

Dei uma volta e vi que no local da Colónia Balnear estava a funcionar um qualquer entretenimento de crianças com os inefáveis insufláveis onde perguntei se não se podia visitar a Casa. A jovem foi de uma extrema amabilidade e telefonou a saber. Que não, que no verão não havia visitas…  Mas no inverno também as não há que eu sei. Pois, dizia a jovem, que sabia que a Casa fora submetida a obras de restauro e que não tinha ficado pronta a tempo. Mas que se eu quisesse saber mais que fosse falar com o João da pastelaria «tal»…

Com o João da pastelaria?! O que é isto? Um espaço museológico de nome e não há uma informação, uma nota, um esclarecimento? Se não se tivesse passado comigo, eu não acreditava…

Mas não se perdeu o passeio! O tempo estava lindo, sem a habitual bruma (que tanto encantava o poeta), o cheiro a pinhal e maresia era intenso, o mar com bandeira amarela a permitir um bom banho e a praia cheia de gente…






25 comentários:

  1. Visitas por marcação prévia
    é prévia
    não é em cima da hora
    Não é não, senhora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi o que também li na informação online da Casa. O que não impede que haja uma nota escrita à porta para «o Zé ver»...

      Eliminar
  2. Já lá não vou há tantos anos!!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vale sempre a pena voltar, Pedro.

      Boa semana também para si!

      Eliminar
  3. parece um local do "Portugal dos Pequeninos" (de Coimbra) !
    boa semana Graça
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! É uma coisinha linda, amorosa!

      Beijinhos, Ângela.

      Eliminar
  4. Tenho sempre grande dificuldade em compreender estes horários e as explicações que dão ou não dão para justificar o encerramento de qualquer edifício – igrejas, monumentos, museus – quando estes são supostamente atrações turísticas e, consequentemente, uma possibilidade de aumentar as receitas dos mesmos. Pensei que tivesse havido uma pequena evolução... mas parece que não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em alguns caso (poucos) tem havido alguma evolução. Pouca... Não temos emenda, Catarina! É tudo amador... Uma pena. Uma vergonha.

      Eliminar
  5. Nunca se perde ou perde-se...mas havemos de regressar!
    Estive aí há pouco tempo e regressar está dentro dos meus planos!
    Belos seus registos!
    Eu adoro viajar...cá dentro!!!
    bj

    ResponderEliminar
  6. Só fui uma vez a S. Pedro de Muel. Confesso que não sabia que lá tinha vivido o poeta Afonso Lopes Vieira. Fui ler sobre a Casa-Museu.
    É pena que quem a queira visitar não o possa fazer quando vai de férias de forma espontânea. À portuguesa, mesmo...
    Uma boa semana, Graça.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vale a pena cá voltar. É lindo por de mais! Mesmo com estes contratempos...

      Beijinhos, Graça.

      Eliminar
  7. Ainda bem que o passeio foi bom porque a parte cultural foi muito decepcionante...fico sempre irritada com essas coisas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fico à espera que nos fales da queixa que apresentaste
    por escrito, junto dos responsáveis, aí em Leiria.
    ~~~ Beijinhos ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Majo!! Mas achas que vale a pena? Neste país...

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Vale sempre a pena, apesar das CM deste país. só funcionarem com abaixo-assinados...

      Eliminar
  9. Também só conheço a Casa por fora...Já São Pedro de Muel, todos os anos a visito. Nem sempre desço à praia para o banho, mas um passeio ao redor, um café, um almoço e até já algumas vezes temos dormido no hotel virado para o mar. Um local encantador, de sonho, do melhor que tem a nossa Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, amigo Manuel. Vou lá muitas vezes e sinto sempre saudades dos Agostos que lá passei de férias.

      Eliminar
  10. Muito estranho Isso de ser na pastelaria que pode recolher informação sobre a casa-museu.
    Não conheço S. Pedro de Muel, pelo que me encantei com as suas fotos.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de cá vir e fazer mais uma entrada no teu blog na bela rubrica «Locais de férias»....

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Eu sei que tens uma atracção especial por esta terra !
    Esta casa, muito especial, as muitas vivendas típicas com varandas de madeira, a "tua" casa do Galo, o Pinhal das Artes ! ... Realmente uma terra muito interessante !

    Abração, Gracinha ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será talvez o local para o 4º encontro de bloggers, Rui amigo!

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Caramba, que grande murro no estômago! :(
    Sabes, enquanto te lia ainda cheguei a acreditar que o desenlace da história ia ser diferente... e que terias conseguido fazer a visita.
    Mas não vais desistir, pois não?

    Beijinhos com o mar (das tuas fotos) nos olhos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha deusa, eu lá sou pessoa para desistir?! :)))

      Beijinhos com sabor à maresia de São Pedro...

      Eliminar