segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O impedimento

A Presidente eleita do Brasil foi impedida de governar por um grupo de pessoas que, tal como por cá, estavam com uma enorme vontade de «ir ao pote».

Foi impedida, obstruída, desacreditada, depreciada, descredenciada, despojada, impugnada – tudo sinónimos que esclarecem o significado de impeachment que os nossos irmãos brasileiros preferem referir.

Segundo a Wikipedia, na acepção jurídica, impeachment significa 'acusação e processo de uma pessoa por traição, outro grande crime ou afronta a um tribunal competente'. É disto disto que acusam a Presidente eleita do Brasil. Mesmo que, ao contrário dos seus acusadores que lhe tomaram o lugar, nada de grave haja de que possa ser incriminada ou se prove. Cometeu erros? Ah, certamente. Pois quem não os comete todos os dias, mesmo sendo figura com uma responsabilidade desta envergadura?

Hoje a Presidente eleita teve de se submeter ao mais humilhante interrogatório perpetrado por um Senado vendido (ou comprado, sei lá qual é a pior perspetiva!) para ver se a deixam continuar a ser Presidente ou se será banida e proscrita como uma vulgar criminosa. Lamento muito por ela!

Hoje deveria ter sido um dia em que todos os democratas deste mundo teriam saído à rua em defesa da Democracia. Mas sei bem que isso não acontece. Só nas palavras politicamente corretas que hipocritamente dizemos e nos contos de fadas e princesas encantadas… Sinto muito por ela…

(Faz-me lembrar – com a distância de anos-luz e com a dimensão da mais ínfima paramécia perante a grandeza de uma Presidente eleita de um país com o tamanho e a população do Brasil – como também tive de me submeter a uma entrevista realizada por um encarregado de educação novato, pequenote e com tiques de patrão, também ele "comprado" por quem quis impedir-me (e conseguiu, apesar da enorme distância de currículo que nos afastava!) de continuar a ser presidente lá do meu agrupamento de escolas. Uma entrevista a que respondi com todo o brio profissional de anos e com um «saber de experiência feito» em que o pequenote simulava fechar os olhos com sono enquanto eu falava… Nunca me senti tão humilhada na minha vida.)

O impedimento de uma Presidente eleita sem qualquer acusação jurídica formada e que dá «o peito às balas”, para ser substituída por gente com processos de corrupção pronunciados é a maior das humilhações pessoais, públicas, políticas … Sinto muito! Sinto muito pela Presidente eleita. Sinto muito pelo Brasil!



20 comentários:

  1. Concordo contigo. É muito confrangedor!
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Não me pronuncio até conhecer todos os pormenores do processo.
    E ainda vai demorar algum tempo até termos essa informação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário de advogado... Tosdos os aspetos muito bem estudados, muito bem ponderados ... :)))

      Beijinho de quem tem o coração ao pé da boca...

      Eliminar
  3. Sem conhecer o assunto, relembro que é muito habitual neste mundo que, de vez em quando, se coloquem culpas de um número ilimitado de acontecimentos e/ou desgraças numa só pessoa e que se faça crer que, se varrido ou varrida do sítio, tudo ficará resolvido.
    Até se queimam diabos no ritual do Carnaval

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teoria da conspiração, Ângela. Por cá por Portugal tem-se feito o mesmo. Até enerva!

      Eliminar
  4. A política tem imensas "arestas", mas o seu texto é sentido e emocionado, sem "arestas", lindo de ler.Como sempre, vim de visita pelo gosto de gostar das palavras - das suas palavras! Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há palavras que agradeçam a sua simpatia. Obrigada por compreender tão bem o meu texto.

      Beijinho.

      Eliminar
  5. (???)... Será ?...Não será ?... Veremos o que aí virá !
    O que é certo é que o Brasil não estava bem e creio firmemente que Lula da Silva (Lava Jacto e mais,...), está enterrado até à cabeça e ela, no mínimo, será cúmplice ! (?)
    ... mas este episódio faz-me lembrar um outro do meu tempo de militar.
    O Comandante do quartel informou-me : "Nosso Alferes ! Faça seguir para a "ordem do dia" um castigo ao cabo "fulano", porque passou por mim na rua e "não me bateu a pala"! ... Ripostei : mas, meu Comandante, isso seria impossível porque ele esteve "de serviço" e não saiu do quartel ! ... Resposta : Não faz mal. Fica de exemplo. Daqui em diante todos ficam a saber que, em qualquer local, quando eu passar, têm que me "bater a pala" !

    Quando será que, lá e cá, os políticos se convencerão que, pelo facto de ocuparem altos cargos (é uma missão), isso não lhes dá o direito de "meterem dinheiro aos bolsos" ?...

    Grande abraço de mãos abertas, Graça ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu texto trouxe-me uma memória: Era o ano de 1958 e no RAL 1, em Lisboa, tinha um Comandante a quem nós batizamos de "Papa Continências", tal era a sua obsessão por continências.

      Eliminar
    2. Rui, não disse que não haja culpas e algumas bem "cabeludas", mas este processo... desculpe lá!!...

      Eliminar
  6. Mais uma vez reescrevemos nossa história! É sim constrangedor vermos um país rico em riquezas naturais e humanas, nas mãos dos que praticam o poder em causa própria. Abasteceram-se do crédito financeiro e, deixaram o povo, aquele que o elege, sem condições de emprego, de moradia, de educação e de saúde. Ou seja, a moral desintegrou-se. Se esse processo será o definitivo e positivo para toda a nação, ainda teremos que ver para crer, mas como está não dá mais. Ai está a PF indiciando as mãos grandes que pelo poder, consagraram-se todo poderoso. Faltou dignidade, caráter e ética. Talvez, a figura feminina incomodou muito. A bendita misoginia! Também faltou em muito "descer do salto alto"! Na fala presidencial percebe-se claramente que somos classificados a "idiotas", que não entendemos nada de política! Isso é escravidão sócio-política. Mas, "dize-me com quem anda e lhe direi quem é"... Creio que estamos extirpando as laranjas podres. Ainda há muito a limpar... Que estejamos certos!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo! Vós deveis saber melhor do que nós o que se passa e passou e eu aceito. Mas «extirpando as laranjas podres» para as substituir por limões ainda mais podres? Sei, não!

      Beijinho.

      Eliminar
  7. Para seguir ao vivo

    https://youtu.be/ql48zry4hvM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo! Sofro de taquicardia e de ataques de pânico... (a sério!)

      Eliminar
  8. É claro que a direita andava a afiar os punhais há muito tempo. O que me espanta é a desfaçatez dos agentes da tramoia que deviam estar atrás das grades e aparecem como justiceiros.
    A Dilma já foi, ela que parece ter sido acusada injustamente. O que deveria ser feito, de imediato, era a convocação e eleições. Lamento que o PT se tenha posto a jeito com as trapalhadas do mensalão e lava-jacto...
    O que virá a seguir com as hienas instaladas no poder?
    Bj.

    ResponderEliminar