sábado, 3 de outubro de 2015

Você é sócio do Automóvel Clube de Portugal?

Quando aqui há dias se descobriu a golpada da Volkswagen, logo ouvi na rádio as declarações de um «distinto patareco» do Automóvel Clube de Portugal que afirmava perentoriamente que em Portugal não tinha entrado nem um único carro com aquele dispositivo que iludia as quantidades de emissão de gases poluentes para a atmosfera e que isso era facílimo de comprovar através dos números de registo e não sei quê, não sei que mais.

Com o ”feitiozinho” que já me vão conhecendo, deu-me logo vontade de rir do que o distinto senhor dizia e da certeza com que o afirmava e lembrei-me, ato contínuo, de quando lá nos idos de 50-60, muitos outros distintos senhores afirmavam que fora por intercessão da Nossa Senhora de Fátima que Portugal não tinha passado pelos horrores da Guerra, a Segunda…

Logo de seguida, no mesmo programa da rádio, falou outro senhor, não me lembro de que organismo, que afirmou que era difícil calcular os danos em Portugal porque cá nem existia o instrumento que permitia avaliar se os carros tinham o dito problema. (Mais vontade de rir…)

Dias depois, li no jornal que são mais de 94 mil carros portugueses com aquele software enganoso…

Mentem-nos de toda a maneira… E já não é de agora. Nem vale a pena lembrar do tempo da ditadura em que as mentiras, as ocultações das realidades e as «lavagens ao cérebro» eram diárias. Mas nesse tempo não havia internet e as pessoas eram mantidas na máxima ignorância e na maior ausência de instrução para mais facilmente acreditarem docilmente no que a Igreja e a informação nacional divulgavam. Agora já assim não é, se bem que desse jeito a … … (ai, estamos em período de reflexão…)

 Mas, a propósito do “distinto senhor” do Automóvel Clube de Portugal de quem me ri, acho que ainda ri mais porque me lembrei de uma anedota dos bons velhos tempos das anedotas pré-net contadas ao vivo nas rodas de amigos e que era assim:

Uma bela noite, um senhor viajava sozinho Alentejo abaixo quando o carro parou recusando-se a continuar viagem. Atrapalhado, ali no meio de nada e sem possibilidade de comunicar com ninguém (ainda não havia telemóveis…) começou a andar até que encontrou uma quinta. Bateu, bateu e lá apareceu uma senhora a quem explicou o sucedido pedindo que o deixasse passar lá a noite. A senhora disse que vivia sozinha, que a casa era pequena, mas que poderia ficar na sala. O homem agradeceu dizendo que ela podia ficar descansada porque ele era um homem sério, até era sócio do Automóvel Clube de Portugal. E lá se deitaram. Com todo o respeito.

No outro dia de manhã, o homem levantou-se e foi dar uma volta pelo quintal onde havia muitas galinhas lindas, gordas, bem cuidadas, mas só viu um galo também ele grande e vistosos, bem vaidoso do seu galinheiro. Quando a dona da quinta o convidou a tomar o pequeno-almoço, observou:  

«Vi que andou pelo quintal a ver as minhas galinhas…»

«Sim, de facto. E que belas galinhas! Mas admirei-me porque vi apenas um galo e… como pode ele ser o único para tantas galinhas?...»


«Sabe – disse a quinteira – é que o meu galo não é sócio do Automóvel Clube de Portugal…»

(daqui)

13 comentários:

  1. ~~~
    ~ A anedota é muito engraçada!

    ~ O mesmo já não digo das mentiras...
    ~ Rimo-nos delas, porque já não nos chocam!
    ~ É horrível constatar que nos habituámos!

    ~~~~ Beijinhos. ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, e é bem gira. Quanto à afirmação do sr do Automóvel Clube de Portugal, não me espanta. Estamos tão habituados a estas mentiras que se um dia aparece algum a dizer a verdade, ninguém acredita nele.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Gracinhamiga

    Sabes o que quer dizer ACP? Abandona Carros Portugueses. Ora carro "português" é o produzido em Palmela pela Autoeuropa que por simples acaso fabrica Volkswagen. Raio de cunxedênxia...

    Bjs da Raquel e qjs do Leãozão

    E amanhã vamos..., porra estamos em reflexão ante, só o outro sôr é que vai reflectir em pós...

    ResponderEliminar
  4. Oh, Graça que anedota engraçada. Um bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Graça, conheço a anedota contada de maneira diferente e no Almoço de dia 18 vou contá-la como sei ! :)))
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Não ri muito da anedota
    mas costumo rir do Barbosa

    (mas ele ainda se ri mais de mim
    Carlos Barbosa ganha 21 mil euros por mês)

    ResponderEliminar
  7. Gracinhamiga

    Que se lixe o Barbosa porque JÁ ACABOU O DIA DE REFLEXÃO!!! (00:45) Vou VOTAR COSTA!!!

    Bjs da Raquel e qjs do Leãozão

    ResponderEliminar
  8. A respeito da golpada da Volkswagen, nem me vou pronunciar pois só sei que o fulano supostamente responsável pela falha do nível de poluição, se demitiu com uma indemnização bem choruda...

    Agora da anedota, achei um piadão...porque me fez lembrar aquela outra da freira que gritava, indignada, não querer ser discriminada..."Guerra é guerra"... Dizia ela...:)

    Beijos e vamos ver se não fazemos c*****, amanhã!

    Vai ver lá no meu canto, se quiseres...

    PS= Engraçado, fizeste a pergunta, mas ainda não ouvi nenhum cavalheiro responder...se era sócio ou não do ACP.

    :)

    ResponderEliminar
  9. Graça até pensei que irias escrever alguma da quinteira, em como esse senhor teria ou não algo do género

    "aquele dispositivo que iludia as quantidades de emissão de gases poluentes...

    bom domingo e bons votos!
    Angela

    ResponderEliminar
  10. A anedota é bem gira. Quanto ao Barbosa, não consigo ouvi-lo... Fiquei a saber que lhe dão 21 mil cada mês, só neste país isso é possível. Resta-me a consolação de eu não contribuir para esse salário escandaloso.
    Bom voto!

    ResponderEliminar
  11. Por falar em quintas, ... um casal parou o carro junto a uma, onde havia muitos gado bovino e entre eles um "touro de cobrição", um "danado" que, truca nesta, truca naquela, depois noutra, ...
    A esposa, algo desapontada com o "desempenho" lá em casa, vira-se para o marido e diz-lhe (com alguma intenção) : "repara bem naquele touro ! :)) Aquilo sim ! É de macho !!! "
    Resposta : "Olha lá ! ... E tu já viste se ele repetiu com a mesma ? ..."

    Beijinhos, Gracinha ! :)))

    ResponderEliminar
  12. Amiga Graça, a mentira está tão banalizada infelizmente que até já não nos surpreende.
    Quanto à anedota achei um piadão ! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Não amiga, não sou sócia do Automóvel Clube de Portuga.
    Já se sabe que em Portugal "fecham os olhos a tudo" quando isso tem
    a ver com o grande capital. Não estão ao serviço do povo, estão ao
    serviço dos grandes grupos económicos, mesmo o Governo.
    Desejo-lhe um bom domingo.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar