terça-feira, 20 de maio de 2014

O raço do «eduquês»!

Não chegava os nossos jovens engenheiros fugirem para a Alemanha onde são recebidos de braços abertos nas fábricas e nas empresas.

Não chegava os nossos jovens cientistas emigrarem para os países onde a investigação é financiada, incentivada e acarinhada e nos quais fazem um excelente trabalho.

Não chegava os nossos jovens enfermeiros serem atraídos para a Inglaterra e Irlanda às centenas.

Também fiquei hoje a saber que o Reino Unido recruta duzentos alunos portugueses, do ensino secundário por ano para integrarem as universidades inglesas garantindo-lhes isenção de propinas.

A minha questão é a seguinte: se realmente, como o ministro (C)rato e os seus apaniguados do tipo Henrique Neto, Guilherme Valente e outros quejandos, o nosso ensino nos últimos vinte ou trinta anos tem sido baseado no facilitismo, sem os alunos terem sido sujeitos a exames nacionais desde o 4º ano, sendo antes sujeitos ao método do «eduquês»,  como é que as elites culturais dos países ditos civilizados e desenvolvidos aceitam e até vêm buscar estes nossos jovens?

E põe-se-me outro problema: é que, por enquanto, são apenas duzentos alunos do secundário que são, anualmente, levados para fora. Agora imaginem quando no secundário passar a ser leccionado o mandarim, as paletes de alunos que vão ser recrutados para as universidades chinesas! Vão ser charters e charters cheios de jovens a voar para a China. E então é que o país vai envelhecer…

(daqui)

13 comentários:

  1. Até apetecia rir, mas não é o caso.
    :(

    ResponderEliminar
  2. Gracinhamiga

    O (c)rato que diz que é ministro e ainda por cima da Educação deveria atentar nestes números, mas não atenta. É mais um autista num (des)Governo de autismo.

    Quando o Futre declarou, na última campanha eleitoral do meu Sporting que viriam montes de charters com chineses para Portugal toda a gente disse que o gajo estava a rir-se da malta. Talvez.

    Mas agora com o Golden visa ou Visto dourado estão realmente a chegar chineses para comprarem casas aqui e para fazerem outras coisas não mobiliárias...

    O Imobiliário de São Bento disse na viagem que acabou de fazer à China que os empresários chineses estavam mortinhos para investir em Portugal. E outras asneiradas como (lhe) é habitual.

    Só faltou que dissesse em Beijing que as vacas chinesas tinham sorrisos de felicidade nas ventas (delas e dele). E também não afirmou: "Eu façarei tudo para aumentar as relações entre os dois países. Bom exemplo de eduquês

    Como dizia o Amigo Banana Basta de tanto sofrer! E, depois de chegar de Goa, não altero a minha proposta: Bombas/tiros neles!!!!

    Qjs

    ResponderEliminar
  3. "Ridendo, castigat mores". Muito bem, Graça.

    ResponderEliminar
  4. O ensino em Portugal é mau, forma mal crianças e jovens; os senhores do governo escaparam porque são exceção: são excelentes.

    Os trabalhadores são mandriões e querem ganhar muito; os senhores do governo trabalham todo o santo dia quer chova ou faça sol, até têm Conselhos de Ministros ao domingo para dar show na TV imprescindíveis para educação da populaça.

    A produtividade é baixa em Portugal por culpa dos portugueses que são preguiçosos e burros; não é por haver a multiplicação de estruturas e organismos para dar ocupação aos boys e que não servem para nada e lideranças medíocres.

    Etc, etc...



    ResponderEliminar
  5. Dá que pensar sim amiga, triste realidade.
    De qualquer forma o está a envelhecer aos poucos, com todo o apoio e condições em que se vive com este governo, os jovem optaram por não ter filhos, as nossas câmaras já pagam para engravidarem.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  6. Somos um país de marinheiros.
    Agora chegou a hora de imigrarmos, por terra!
    Quando cheguei a Paris, no final dos anos 60, escrevi um poema assim.

    Meu país
    rosa
    riso
    e pardal

    ah, meu país
    imigrado
    exilado
    em Paris!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  7. Parece que a Inglaterra está a promover este projecto porque tem falta de alunos e nós como os temos a mais toca a embarcar na onda!
    Uma pessoa já não sabe o que dizer...esta atracção pelo estrangeiro não decorre só da crise, pelo menos em relação a este projecto que abarca alunos do secundário!


    Abraço

    ResponderEliminar
  8. País estranho, este, o da cauda...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Agora ficamos a saber mais sobre o "sucesso" daquela visita à China, onde fizeram questão de integrar o (C)rato...

    ResponderEliminar
  10. ~ ~ O meu maior, triste e sentido descontentamento ...

    ResponderEliminar
  11. pois... assim vamos!

    para honra e glória dos nossos (pequenos) mandarins.

    beijo

    ResponderEliminar
  12. O Cavaco afinal é um visionário, Graça! É por causa disso que ele quer voos directos entre a China e Portugal!

    ResponderEliminar
  13. Já está a ser leccionado pelo menos em S.João da Madeira.

    ResponderEliminar