quarta-feira, 7 de maio de 2014

Chocante!

Confesso (com algum pudor embora) a minha ignorância, mas nunca tinha ouvido falar na terrível realidade descrita hoje no jornal pela jornalista brasileira Daniela Arbex, que passou para livro a história, a horrível lembrança, para que conste e para memória futura, do que foi viver (e morrer) no hospital psiquiátrico Colónia, na cidade de Barbacena em Minas Gerais, Brasil ao longo de 50 anos.

O livro tem o nome de “HolocaustoBrasileiro” e foi escrito a partir do testemunho dos poucos sobreviventes daquele autêntico campo de concentração.




O dito hospital psiquiátrico foi inaugurado no início do século XX e, até aos anos trinta, terá funcionado normalmente. Com o advento da ditadura e com a sobrelotação que passou a ter, porém, aquele espaço tornou-se num verdadeiro depósito dos indesejáveis. Apenas 30% dos doentes teriam problemas psiquiátricos, os restantes, os indesejáveis, chegavam a Barbacena no “trem do doido” sem diagnóstico e eram «meninas violadas, grávidas dos patrões, mulheres que os maridos já não queriam para ficarem com as amantes, alguém simplesmente tímido», qualquer pessoa que tivesse um comportamento social não aceitável.
Essas pessoas passavam a viver uma vida degradante: «as camas foram substituídas por uma espécie de palha para criar mais espaço», andavam nus porque não havia roupa suficiente, «a comida era escassa e as condições de higiene inexistentes». Homens, mulheres e crianças eram torturados com choques eléctricos pelos guardas que era a forma que eles encontravam para os conter.





Estima-se que tivessem morrido à volta de 60 mil pessoas em 50 anos de violência vivida no Colónia. Um verdadeiro holocausto que apenas acabou nos anos 80, quando a ditadura terminou no Brasil.





Verdadeiramente chocante o que a natureza humana consegue fazer aos seus iguais!

14 comentários:

  1. Nas últimas semanas têm chegado notícias arrepiantes do Brasil. Acabei de ler umas sobre vítimas do FB no mural do Rodrigo, que me deixaram perfeitamente horrorizado!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li o livro, mas já tinha ouvido falar muito dele.
    O ser humano é o maior predador da sua própria espécie.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O que trazes, dizes que acabou com o fim da ditadura. Soube pelo Carlos, que o Rodrigo, fala da miséria actual, o que deixou Carlos profundamente horrorizado... como se tirar um povo do holocausto fosse um tirar coelhos da cartola (e depois da ditadura saíram alguns)

    ResponderEliminar
  4. ~ O tratamento das doenças do foro psiquiátrico, foi objeto de muitas experiências que se realizavam nos hospitais.
    ~ Um exemplo: Egas Moniz ganhou o Nobel em 1949 e em 1960, a lobotomia deixou de ser praticada.

    ~ O Brasil tem atualmente filósofos, psicólogos e psiquiatras excelentes.

    ~ Sou grande apreciadora de Augusto Cury. ~

    ResponderEliminar
  5. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Este é mais um caso horrível, nos EUA acontece a mesma coisa mas poucas pessoas sabem.
    Houve um jornalista que esteve internado num desses hospitais, por ordem judical, mas nãpo sofria de qualquer doença e ele descreve os anos lá passados.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Também desconhecia, Graça.
    E é arrepiante :(

    ResponderEliminar
  7. Fui sabendo pelos jornais mas não me atrevo a ler o livro!
    É pavoroso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Já tinha ouvido falar desta situação, mas não quero ler Nada sobre o assunto tão bárbaro...fico triste e depois não durmo com pesadelos....
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  9. É a reconfirmação de que o mundo é um local hostil para se viver. E não há outro local para o fazer.

    ResponderEliminar
  10. Presto a minha homenagem à Daniela Arbex pela sua coragem em dar conhecimento deste drama. A final, temos que dar razão ao povo brasileiro, que tem vindo a fazer aquelas manifestações contra os dinheiros mal gastos pelo governo de Dilma/Lula, "esquecendo" o serviço social.

    ResponderEliminar
  11. há vozes que não se calam! e denunciam as tragédia e a vergonha dos dias...

    beijo

    ResponderEliminar
  12. Também não me atrevo a ler livros sobre realidades assim violentas porque fico perturbada de mais. Mas ainda bem que há quem tem coragem para denunciar barbaridades destas!

    De facto, a ditadura nunca acaba! Razão tem o Rogerito!

    ResponderEliminar
  13. Que horror. Não tinha conhecimento.

    ResponderEliminar