quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Que mau feitio!



Nos tempos da adolescência, lá em casa convenceram-me que eu era embirrante – e, se calhar, era mesmo, sei lá! – porque era (e sou) muito seletiva nos meus gostos quer fosse de pessoas, de sentimentos, de estados, de objetos, de música, de filmes, de palavras, de tudo sobre o que eu conseguisse ter opinião. Por isso houve uma altura em que a minha mãe – que era a pessoa de quem eu mais gostava mas de quem mais medo tinha – quase me proibiu de usar a palavra «detesto». Contive-me, que remédio! Tinha mesmo de me conter.

Mas de há uns tempos para cá, e agora que já não há quem me possa proibir de usar as palavras que me apetece proferir, tenho usado o dito termo mais do que quase todas os outros em geral. E hoje estou pior que sempre!

Detesto o Sapo do Mário Crespo e grande parte dos seus entrevistados!

Detesto as «cratinices» do (C)rato e estes professores que só se revoltam quando lhes falam em avaliações!

Detesto os «bons alunos» à moda do “governo” e a «Casa dos Horrores» da TVI!

Detesto o “político” Graça Moura grande defensor do «Eduquês» e a onda gigante da Nazaré!

Detesto as pessoas que sem saberem do que falam baralham as alterações propostas pelo Novo Acordo Ortográfico com as alterações que fizeram ao ensino do português!

Detesto a Moura Guedes, a Catarina Furtado, a Popota e a Leopoldina!

Detesto Fado e Futebol (e já só falta Fátima) que aturdem este povo!

Detesto a demagogia dos/das jornalistas que nos querem atirar poeira para os olhos e tentam pôr na boca dos entrevistados aquilo que eles querem que eles digam!

Detesto o Cavaco, o Rosalino, o Marco António e os restantes títeres do “governo”!

Detesto ter de ler romances que o primo ou o cunhado ou a tia daquele meu amigo ou conhecido escreveu.

Detesto pessoas boazinhas e o folclore da senhora da Apre!

Detesto que me façam de estúpida!

Detesto concursos e programas de culinária!

Detesto o Paulo Coelho e o papagaio do Marcelo da TVI!

Detesto o anjolas do Seguro e o inanimismo deste povo!

Detesto as lojas que compram ouro e o Pingo Doce!

(…)

Estaria aqui o resto da noite a despejar coisas que detesto! Mas não devo. Peço desculpa a quem possa ter ofendido e prometo enumerar aqui – qualquer dia – coisas e pessoas de que gosto. Será que consigo?!...



17 comentários:

  1. Ena, na adolescência, não fui catalogada de embirrante, mas olha que detesto muitas das coisas que aqui enumeras!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também não podia usar esse verbo em miúdo, mas agora aproveito para subscrever esta extensa lista. E sem ter de dizer a palavra proibida!

    ResponderEliminar
  3. Gracinhamiga

    Vamos por partes:

    + Na esmagadora maioria destes que apontas detestas tu e detesto eu;

    + Excepções (poucas, mas boas): fado e futebol.

    Posto isto, apenas uma pregunta (que, afinal, são várias...): deixaste de comentar na nossa Travessa. É uma decisão irrevogável? Se sim, porquê? Tratei-te mal? Insultei-te? Ameacei-te? Ofendi-te?

    Tira-me desta ansiedade que é pesada, dura que se farta e dura, e dura, e dura, e dura como o coelhinho das pilhas...

    Qjs

    ResponderEliminar
  4. Parece que em muitas coisas estamos de acordo e detestamos com razão.
    Difícil será dizer que se gosta, que se ama, que existe bom gosto nisto e naquilo...
    Parece que hoje vivemos virados para contestar. Até existem aqueles que detestam coisas boas...mais emprego, melhor educação...melhor saúde...que raio...! Parece que adamos alucinados ou que nos querem fazer endoidar de vez...
    Será que estes Governantes não acertam uma...?????
    É tudo a dar pró torto...

    ResponderEliminar
  5. Cada um pode, "egoisticamente", gostar e detestar como bem entende.
    A unanimidade promove a estupidez não é? embora "hoje em dia por via da conjuntura", está na moda dizer-se assim (detesto), há muito boa gente a dizer aquilo que o interlocutor gosta de ouvir. O que é muito feio! Hipocrisia, falsidade ... consenso.

    ResponderEliminar
  6. Detesto usar o verbo detestar mas às vezes lá calha!
    Também detesto grande parte das coisas que detestas, salvo algumas excepções...que não vale a pena apontar porque tu as detestas! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Detesto tudo que detesta com 2 excepções.....Vou ter corajem de lhe dizer e porquê.Não sendo " rata de sacristia" nem para lá caminhar , respeito Fátima ou o que ela como lugar de fé representa porque no momento de maior afição da minha vida que foi o nascimento da minha única neta , filha única do meu único filho , foi para lá que me virei , com fé , que respeito , bem como os médicos e o serviço de Neonatalogia dos Hospitais de S.João e Santa Maria.
    Respeito a senhora da APRE , por ter a corajem de fundar uma associação de reformados e dar a cara e não esquecendo que a UNIÃO FAZ A FORÇA. M.A.A.

    ResponderEliminar
  8. Tanta coisa que eu destesto, de tudo o que mencionaste, Gracinha.:)
    Mas, gosto tanto de ti!:)
    bji gde

    ResponderEliminar
  9. Dra. Graça, isso é que é coragem com todas essas enumerações!...

    ResponderEliminar
  10. Adoro o Cristiano Ronaldo, de futebol, e do meu Sporting!
    O gosto por alguns fados e alguns fadistas, veio com a idade. e com a evolução para melhor dessa música em português.

    ResponderEliminar
  11. Uma vez escrevi um post em que enumerava coisas que detesto, fui procurá-lo e se me permite amiga Graça, junto-os aos seus.

    Detesto faltas de educação; equívocos; hipocrisia; que me chamem com uma cotovelada ou com a mão, num gesto insistente; que não respondam ao cumprimento "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite"; a minha preguiça, a eterna incerteza; a minha falta de sentido de orientação; injustiças; vaidades; gente que maltrata inocentes; bebidas alcoólicas; futebol; meia dúzia de pessoas; telenovelas; deixar passar oportunidades; as alças do soutien reviradas; roupa apertada; saltos altos; esperteza saloia; arrogância; doenças; burocracias; ficar sem água;maus condutores; maus cheiros; touradas; pancadarias e palavrões; sentir-me roubada, usada ou humilhada; salários vergonhosos; baratas, aranhas, centopeias, ratos, osgas e afins; políticos; perder o início de um bom filme; que me interrompam constantemente quando estou a fazer algo que exige concentração; fazer compras; constatar que me esqueci de uma coisa importante tarde de mais; frases feitas; hospitais; futilidades; carne mal passada; filas; incompetência; o país em que vivo (às vezes); que estrangeiros digam mal do país em que vivo (sempre); criancinhas mimadas e pais ignorantes; machismo; caça; que me liguem à hora do jantar; ter as mãos sujas; dar más notícias a pessoas que amo; que me dêem cabo da arrumação da casa... etc...

    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, Fê, pelos seus "detestos" de que gostei muito. E obrigada a todos pelas vossas opiniões.

    Sintam-se SEMPRE livres de dar aqui neste meu espaço as vossas opiniões por muito contrárias sejam às minhas!

    ResponderEliminar
  13. Querida M.A.A., primeiro ponto: gosto sempre muito dos seus comentários até porque parece que temos tido um percurso de vida um bom bocado parecido.

    Também eu respeito MUITO Fátima e, apesar de não alinhar com a atuação da Igreja, considero-me uma mariana. O que eu critico no meu texto é o aproveitamento que se fez no tempo de Salazar dos três Fs: Fado, Futebol e Fátima, aproveitamento esse que parece estar a ser reativado! Isso é que eu não suporto!

    Quanto à senhora da Apre, conheço-a há alguns anos e conheci-a a tomar atitudes de quem se queria pôr "em bicos de pés" que me aborreceram sobremaneira - por isso não alinho muito por ela...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Dra. Graça:
    A lista da Fê blue bird é maior que a sua ... eh,eh,eh,.
    TS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que há pessoas ainda mais "embirrantes" do que eu! Eheheheheh....

      Eliminar