domingo, 6 de outubro de 2013

Que nos matem a todos!!

Contava hoje deixar aqui uma breve mostra do que foi ontem em Leiria o evento «Há Música na Cidade». Mas perante a pirâmide de vergonhas - ou melhor, de poucas vergonhas - que este "governo" que ninguém despede nem põe para correr despejas sobre todos nós dia após dia e até mesmo aos domingos, não posso deixar de transcrever grande parte de um texto que li no facebook e que mostra bem o desespero e o desencanto que já viveu tantos anos sem nunca esperar chegar a esta dolorosa situação.


(…) «Hoje, a desconhecida idosa, triste e vacilante, recebeu um choque de monta quando ainda não tinha tomado o seu café e a torrada preparada com as mãos trémulas. Ouviu e mal podia acreditar nas palavras que os seus ouvidos recebiam. O governo vai retirar 100 milhões de euros às pensões de sobrevivência de todos os regimes de reforma. 

Já lhe tiraram muito com a hipócrita taxa de solidariedade e com os novos escalões de IRS, aumentaram-lhe o IMI do pequeno apartamento adquirido há quase 50 anos, aumentaram a eletricidade tão preciosa para os dias frios de inverno, o gás e a água e agora ainda vão ao que resta. 

Na padaria, a idosa queixou-se que, pelas suas contas, vai ficar com menos do que ela recebia quando o marido era vivo e reformado. Já quase não vê de uma vista e da outra apenas uns 50% e tem de ir a Coimbra à consulta do médico que a operou de um glaucoma causado pela diabetes. 

Que nos matem a todos, disse a octogenária. A senhora Merkel que mande através da troika instalar as câmaras de gás que os seus compatriotas tão bem souberam construir durante a guerra. Nós, os idosos, somos os novos judeus da Europa, querem a nossa liquidação final, querem-nos mortos sem tratamentos e à fome e ao frio.

Na verdade, foi um golpe tremendo anunciado pelo Portas, o tal que era contra todos os aumentos de impostos. O egoísmo totalitário instalou-se em todas as sociedades globalizadas. A Igreja Católica nada diz porque a austeridade assassina vem de dois partidos ditos democratas-cristãos e Francisco, como os seus antecessores, acha bem tudo o que tem o nome de Cristo sem se insurgir contra a hipocrisia máxima dos que fingem nele acreditar para roubarem sempre mais.

(…)

Quanto tempo é que isto vai durar? Perguntou a idosa na padaria aos poucos anciãos que ainda se arrastam até ali para comprar pão e eventualmente tomar um café. Todos discutiam a notícia, todos lamentavam a sua falta de forças para se revoltarem e um deles disse: “pois é, ninguém se revolta por nós; julgam que nunca chegarão a velhos. Não me refiro aos políticos que esses roubam o suficiente para a sua velhice, mas aos honestos cidadãos trabalhadores e às classes médias”. Ficaram todos mudos e quedos, fixando os raios solares que hoje entravam alegremente na padaria, mas que nada tiravam da tristeza daqueles que trabalharam toda a vida para NADA.»

18 comentários:

  1. Ainda compro pão, mas ir tomar café, talvez um dia quando estes sanguessugas deixarem de me roubar.

    Dentro do possivel em uma feliz semana Graça.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  2. Pois é amiga. Nós nem temos sindicatos que lutem por nós.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Situação de enorme tristeza nos invade diante de uma situação dessas - total impotência quando mais precisamos!
    [ ] Célia.

    ResponderEliminar
  4. Isto é um nojo! Um dia destes começam a assaltar as campas dos cemitérios para roubar os mortos. Canalhas!

    ResponderEliminar

  5. Isto tudo é inqualificável!...

    Pendo, no entanto, que a corda está prestes a rebentar...

    "Como se trava um comboio que avança para o sítio errado? Com um obstáculo." - É o que nos diz, hoje Gonçalo M. Tavares na crónica da Notícias Magazine.
    O desespero será o obstáculo sólido.
    Triste é ter de ser assim!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Também li, Lídia. Mas é um triste e doloroso obstáculo!

    Não sei é se a corda acabará mesmo por rebentar...

    ResponderEliminar
  7. Lídia, Graça
    andamos a ler o mesmo... mas isto... mas isto... só a Ponte-a-pé!

    ResponderEliminar
  8. Cara confrade Graça Sampaio!
    Senti um profundo desconforto ao ler o que espera seus patrícios aposentados que nem podem reclamar ao Bispo.
    Fico exasperadíssimo em saber que quem paga sempre o pato com estas malditas políticas públicas parcimônicas são cidadãos desvalidos, que contribuiram por décadas com a previdência, tendo como escopo a ilusão que chegariam na idade senil e teriam proventos que lhes proporcionariam uma vida digna.
    Caloroso abraço! Saudações inconformadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  9. Gracinhamiga

    O Paulinho das Panelas é capaz de isso e de muito mais. Tinha afirmado irrevogavelmente que não havia TSU para os reformados...

    E agora veio com esta de bradar aos céus, se é que eles existem. Cambada de mentirosos e ninguém lhes toca, pois em Belém está o pior de todos, o Palhaço.

    Não me canso de repetir com o risco de me chamarem um melga: há que encontrar uns bisnetos do Buíça. Corja: pqp!

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
  10. Estimada Amiga Graca Sampaio
    Uma vez mais fiquei entristecido ao ler mais uma história real da vida dos aposentados em Portugal.
    Os sindicalistas são o mesmo só defendem os interesses deles.
    Este badamerda do portas devia era estar na prisão por tudo aquilo que fez, desdes os submarinos, pandurs, universidade e só Deus o que mais.
    Este governo formado por ladrões só dã nisto, mas eles continuam a viver à grande e à francesa tal Socrates.
    Uma pouca vergonha.
    Abraco amigo

    ResponderEliminar
  11. Nós não somos só os judeus, somos os alemães deficientes(as primeiras vítimas de Hitler), somos os ciganos (gaseados aos milhares e em famílias inteiras numa só noite em Auschwitz-Birkenau, além do resto), somos os polacos (que , em proporção, morreram em maior quantidade no citado complexo de extermínio do que os judeus), somos os opositores políticos e os prisioneiros de guerra assim como os republicanos espanhóis e os partisans!!

    Quanto a Francisco, a Opus Dei e afins se encarregarão de que lhe aconteça o que aconteceu a João Paulo I, que teve convenientemente um ataque cardíaco fulminante na noite que se seguiu ao dia em que entregou ao secretário de Estado a lista de pessoas que queria afastadas da Cúria( entre as quias esse mesmo Secretário).

    A Igreja Católica , com raras excepções - e devidamente silenciadas - sempre apoiou o Governo de turno, desde que os seus privilégios não sejam tocados(por exemplo, não pagar IMI)

    Estou indignada, furiosa e incapaz de me calar, embora saiba que actualmente a liberdade de expressão não é já o que era!

    Como estamos em contenção de despesas, poderiam atirar as pessoas velhas do Cabo Espichel abaixo e assim poupariam as balas!

    Desculpa o tamanho do comentário e tem boa semana, Graça

    ResponderEliminar
  12. Até quando iremos aguentar tanto roubo?
    Uma tristeza! :(

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. O Paulinho?... esse tem sempre resposta:"Portas diz que impacto do corte nas pensões de sobrevivência não é comparável com o da TSU"...mais explicações para quê?

    ResponderEliminar
  14. São. Alto e para o baile.Tão perto que estou do Cabo Espichel, seria um dos primeiros a ser despejado.Não!!!

    ResponderEliminar
  15. Coincidência! Acabei de comentar no blogue "Crónicas do Rochedo" mais ou menos o título deste post!...

    ResponderEliminar
  16. Uma bela estampa, marcada pelo passo de anos bem duros.
    Os que é que ainda nos aguarda?!...
    Abraços de vida

    ResponderEliminar
  17. Agradeço todos os vossos comentários compreensivos destas situações que nos estão a acontecer dia após dia. Nenhum comentário é grande ou pequenos de mais - todos são bem-vindos porque sinceros.

    Beijos para todos os amigos.

    ResponderEliminar