quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Histórias da minha rua (5)



A Senhora Dona Mimi

A Senhora Dona Mimi sempre foi muito pespeneta. Umas vezes risonha, mas a maior parte das vezes trombuda, umas vezes simpática mas a maior parte das vezes distante, umas vezes muito faladora, mas a maior parte das vezes nem os bons-dias dava às pessoas. Nada sei de doenças do foro psiquiátrico e não quero cometer o erro que comummente é cometido de dizer alguém é autista ou bipolar, mas, a olho nu, quase apetece dizer que a Senhora Dona Mimi sempre apresentou traços e comportamentos de alguma bipolaridade.

A Senhora Dona Mimi teve sempre uma necessidade imensa de andar na vanguarda da moda, carregadinha de roupas e de acessórios de marca e chegou a afirmar que «se pudesse, todos os dias vestiria uma roupa nova». Isto embora não leia um jornal e muito menos um livro. Mas sempre deu tudo por um bom conflito, um bom bate-boca, uma boa discussão acalorada acabando por afastar todos os amigos mesmo aqueles a quem se apegava para além do razoável e até do entendível.

As vaidoseiras da Senhora Dona Mimi estenderam-se à casa que foi entulhando de toda a espécie de arrebiques, bibelôs a condizer com os arrebiques que, por sua vez, condizem com o arranjo de flores artificiais e com a moldura dos quadros e quadrinhos com que foi forrando todas as paredes e todos os recantos. Não contente com isso, pretendeu sempre dar palpites senão mesmo ordens na decoração das casas de pessoas que ingénua e naturalmente lhe abriam as portas.

A porta da casa da Senhora Dona Mimi porém nunca ou quase nunca se abriu para os outros por muito que esses outros precisassem nem que fosse de uma palavra. Aliás podemos dizer que a generosidade da Senhora Dona Mimi foi sempre inversamente proporcional em tamanho ao seu guarda-roupa …

Hoje foi dia da empregada da Senhora Dona Mimi ir fazer a limpeza a casa da Senhora Dona Mimi e eu reparei. Reparei que a empregada da Senhora Dona Mimi limpou a soleira da porta e o pátio com a porta meia aberta – ou estaria mesmo meia fechada? – e logo, logo a fechou. E as janelas – até as janelas! – lá em cima estavam nem chegava a semiabertas; tinham os estores para baixo até uma pequena meia dúzia de centímetros dos parapeitos.

E aí dei comigo a pensar: tal patroa, tal empregada…


14 comentários:

  1. tal criada... tal cão ... tal gato e... tal marido!

    nem dona Mimi iria tolerar qualquer desvio.

    beijo

    ResponderEliminar
  2. Claro, a empregada é o espelho da senhora dona Mimi...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A dona Mimi, muito senhora do seu nariz, terá exigido da empregada, desde sempre, um desempenho em tudo condizente com os seus próprios gostos. Visto doutra perspetiva, a empregada, imbuída de sabedoria popular, tomou como bom o dito do povo: "albarde-se o burro à vontade do dono"!

    ResponderEliminar
  4. Em todas as ruas
    há, pelo menos uma
    Senhora Dona Mimi
    assim
    E pelo menos uma dúzia de pessoas
    que poderiam ser suas empregadas
    Coitadas...

    ResponderEliminar
  5. Há muitas Donas Mimis... Senhoras Donas Mimis.

    ResponderEliminar
  6. O que eu gostei da história da Sô Dona Mimi!!!
    Venham mais!!
    BFDS

    ResponderEliminar
  7. Coitada da Mimi...há muitas infelizmente...
    Doiram-se por fora mas o interior é semi-fechado - oco- vazio - cheio de mofo...

    ResponderEliminar
  8. Quando li a história, começei a ver as Donas Mimis, que eu conheço, são várias...
    Mas infelizmente não sou só eu a pensar assim, antes de mim há vários comentadores, que pensam como eu.
    A história é uma maravilha, só tu!

    ResponderEliminar

  9. Não és só tu que tem uma Senhora Dona Mimi. Também tenho uma, com uma empregada idêntica. Acumula tudo o que a tua acumula. A única diferença é que é uma Senhora Doutora Dona... Pedante.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  10. Mas que vizinha que te arranjaram! :)
    Na minha rua não moram Mimis...é tudo gente de uma enorme simplicidade...
    A mais extravagante de quem lá vai é mesmo a minha I., funcionária de muitos anos, que abre portas e janelas sem qualquer recato e fala alto como se todos fôssemos surdos! :)
    Aqui não se poderá dizer "Tal patroa, tal empregada!" :)

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Livra , ainda bem que na minha rua a única Mimi é a minha gata e não é tão pedante quanto a da fotografia. M.A.A.

    ResponderEliminar
  12. Não tenho Donas Mimis, vivo na floresta e campo com os bichos de toda a espécie, no entanto tive durante anos uma Dona Mimi,não com uma, mas duas empregada, não sei qual delas a melhor.
    Sempre tive a sensasão que a Dona Mimi da minha rua, não passava de uma Dona triste com uma vida vazia.

    Bom fim de semana Graça

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  13. Se calhar a empregada está a cumprir ordens da patroa...

    Graças a Deus, nunca tive crituras dessas como vizinhas, rrrss


    Bom final de semana, que eu amanhã vou até à Ponte!

    ResponderEliminar
  14. Pra longe de mim tal Mimi, rs. Minha rua deve ter pelo menos uma assim, mas não sei, dou pouca confiança quando desconfio que a pessoa pode ser assim, kkkkk.
    Bjos

    ResponderEliminar