terça-feira, 1 de outubro de 2013

Da Música

Arco da Quinta do Ramalhão

Em 70/71, dei aulas de Português no Colégio do Ramalhão em Sintra. Muitas histórias me vêm à memória desse ano em que ensinei no Ramalhão. Gostei muito da experiência que não se repetiu porque, apesar das miúdas terem gostado bastante de mim – uma jovem professorinha alegre, moderna para a época, determinada e de mente aberta – as freiras e a velha professora de Português, a Srª D. Bela,  que já não conseguia abarcar todas as turmas do Colégio, não viram em mim (nem podiam…) o perfil de professora definido para a vaga…

O Colégio

Mas, não obstante não concordar com muitas atitudes e comportamentos por parte das freiras para com as meninas, especialmente as internas, houve muitas coisas que por lá me encantaram. Lembro-me com muita veemência e muito prazer dos ensaios do coro para apresentação no dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, em 22 de Novembro.

Era às sextas-feiras de manhã que as meninas dos anos mais avançados se juntavam no salão que hoje se chamaria polivalente, recebendo a visita dos rapazes do Colégio dos Salesianos do Estoril e, a vozes, ensaiavam o extraordinário Coro dos Escravos Hebreus de Verdi.


O salão polivalente e a galeria
(daqui)

Eu tinha aulas só ao fim da manhã, mas ia para o Colégio mais cedo apenas para ficar na galeria a ouvir aquela melodia tão intensa, tão vigorosa, tão pungente, aquelas vozes jovens e fortes que se elevavam no ar e me faziam arrepiar e sentir quase sem peso.

Não sei se por isso, se por ter aprendido na Faculdade a gostar da Ode a Santa Cecília do poeta inglês do século XVIII Dryden que depois serviu de tema para uma cantata composta por Haendel, quando penso em Dia da Música logo me vem à ideia o dia 22 de Novembro.

De facto, só mais tarde, em 1975, é que a UNESCO instituiu o dia 1 de Outubro como o Dia Mundial da Música, celebrando-se no dia 22 de Novembro o Dia dos Músicos.


Para celebrar a efeméride do dia, deixo aqui uma versão do magnífico Coro dos Escravos Hebreus da ópera Nabucco de Verdi.





8 comentários:

  1. Sempre ouvi falar neste Colégio, mas nunca entrei lá.

    Quando a esta peça de Verdi, parabéns pela escolha , e obrigada pela memória de o ouvir cantado pelo Orfeão do Liceu...

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  2. Somos de países diferentes, mas irmãos! Quanta semelhança em nossa formação desde a infância, a escola, o canto orfeônico e professora idem de português! Que alegria!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Gracinhamiga

    Hoje tive duas alegrias.

    Primeiro pelo que me (nos) ofereces sobre o Dia da Música, ainda que pense que já começa a ser Dias a mais...

    Segundo, por ter falado contigo ao telefone. Fiquei muito contente, mesmo feliz; ela corresponde ao que já pensava de tu (??? Não gosto do ti...)

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
  4. Sempre fui um apaixonado por música.
    Estes dias não tem data. São todos.

    Gostei de rever Nabucco - Vá, pensiero

    ResponderEliminar
  5. Fui aluna das Dominicanas num colégio menos elitista do que o do Ramalhão mas os princípios eram os mesmos!
    Tínhamos um belo coro onde eu já era contralto!
    Ando por aqui tão pasmada que até esqueci este dia...
    Obrigada pela excelente música!

    Abraço

    ResponderEliminar

  6. Este trecho consegue sempre arrepiar-me!
    Boa escolha!!

    Um beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Henriquamigo! E a todos os que gostaram da minha escolha.

    Beijinhos musicados...

    ResponderEliminar