domingo, 8 de setembro de 2013

Ai os piropos!

E se eu encontrasse este jeitoso por aí e lhe dissesse:
«Ó jeitoso, vai um tirinho?»....

Anda meio país a discutir esta cena dos piropos e eu, francamente não entendo porquê. Há dias que não se fala de outra coisa nos jornais, mas eu cá acho o tema tão estéril que não me dei ao trabalho de ler nada. Ou quase nada. Li umas frases de uma daquelas breves crónicas diárias do meu querido Ferreira Fernandes e, como não achei interesse nenhum, passei à frente. Depois é que eu percebi que querem criminalizar o piropo porque o confundem com uma forma de assédio sexual.

Isto só acontece porque as pessoas cada vez sabem menos Português! Ironicamente, andam uns milhares de maduros a lutar contra um – apenas mais um, diga-se – acordo ortográfico por causa de menos uns cês e uns pês e por causa de mais acento ou menos acento com o argumento tremendamente falacioso da «defesa da língua de Camões» – quando grande, grandíssima parte deles nunca leu Camões – sem se preocuparem

  • com a invasão constante dos empréstimos de palavras do inglês norte-americano;

  • nem com a pobreza de linguagem dos nossos jovens que não fazem a mais pálida ideia do que seja «tirar significados» que é uma das melhores formas de ganhar vocabulário;

  • nem com a forma deplorável como os miúdos e os jovens – e muitas adultos que se querem armar em  jovens – escrevem mensagens e falam entre si;

  • nem com o desconhecimento da semântica, ou seja, do(s) significado(s) das palavras.

Ora diz o grande dicionário da língua portuguesa coordenado pelo professor José Pedro Machado que a palavra «piropo» significa galanteio, frase amável ou lisonjeira dirigida a alguém, especialmente a mulheres – muito diferente de palavras como «brejeirice», «grosseria» ou «ordinarice». Isto no âmbito da língua! Porque depois há condicionantes paralinguísticas como o tom, a expressão, a intenção entre outras que são, parece-me, quase impossíveis de quantificar e de provar por forma a criminalizar interações destas. (Eu juro que não estou escrever isto da língua por ser o Dia Mundial da Alfabetização!...)

Eu acho graça a um piropo bem mandado e gabo-me de, em jovem, ter recebido alguns com muita piada de desconhecidos sem que alguma vez me tivesse sentido humilhada e muito menos ameaçada de violência ou de abuso que são situações verdadeiramente deploráveis e completamente diferentes.

E, a propósito, até deixava aqui um desafio – ai, ai, ai que já estou a fazer concorrência ao Rui da Bica, ao Carlos e à Teté!... Seria então enviarem-me uma mensagem para aqui com o melhor piropo que ouvirem ou disseram e, se quiserem, de forma breve, a circunstância em que tal aconteceu. 

Depois eu faria a seleção e poria à votação para apurarmos o melhor piropo.

Que dizem? Alinham? Se assim o entenderem, receberei os vossos piropos até 15 de Setembro que é o próximo domingo. Depois informarei das restantes datas.

Vá lá! Deixem de se mostrar tímidos e venham de lá esses piropos!


34 comentários:

  1. Gracinhamiga

    Este piropo ouvi-o em Sevilha, quando eu tinha por volta dos meus 16 aninhos, ou seja há um meio século e seis anos atrás.

    ¡Ay niña, tienes tus ojos más grandes que tus pies!

    Se isto não é um piropo bué da fixe, então digam um melhor do que este...

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
  2. ADENDA

    Porreiro! Até domingo, 15. Antes de eu completar 72 risonhas Primas verdes, ops, Primaveras.

    A toda a maltamiga: Tomem nota, para efeitos de prenda!(*)É uma ORDEM!!!!!!!!!! :):):)

    Qjs & abçs

    Henrique
    ______________

    (*) SUGESTÕES:

    1)Rolls Royce Phantom com guarda-lamas em oiro, fechos de portas em platina com incrustações em diamantes, 87 quilates;

    2) Airbus A380, o maior avião comercial da História;

    3) Prémio Aga Kahn - meu peso (109,857 quilos)em platina, oiro, diamantes e outras pedrinhas

    4) Corta-unhas Trim mod 2098-B.

    Antecipadamente grato

    Henrique, a caminho/a cama minha

    ResponderEliminar
  3. ADENDA II

    Já me esquecia: a data do felicíssimo acontecimento é: 20 de Setembro do corrente ano - 2013

    + qjs & abçs

    Henrique

    ResponderEliminar
  4. Tinha 16 anos, tinha um vestido com várias tonalidades de cor-de-rosa e estava em Sevilha com o meu avô - a dançar num bailarico de rua (devia ter sido durante uma festividade qualquer que não me recordo) – cujos olhos não se desviaram nem um segundo de mim e do rapaz espanhol que me tinha pedido para dançar. Ao tentar encostar o seu rosto ao meu (que na altura não era permitido de maneiríssima nenhuma com um avô por perto), sussurou-me ao ouvido na linda língua espanhola.....

    Envio-te o piropo por email.

    Em terra lusa os piropos eram mais assim.... A ser enviado por email.

    : )

    ResponderEliminar
  5. A verdade, Graça, é que deram uns bons tiros em nossa língua portuguesa sem acordo algum na inteligência e elegância ao ler e escrever. Um autêntico desastre!
    Bjs. Célia.

    ResponderEliminar
  6. Acredite ou não, não me recordo de nenhum piropo. Ou porque não era flor que os inspirasse, ou porque sou tão "despassarada" que não dá para ver nem ouvir ninguém, ou até por bloqueio mental, já que antes de sair de casa minha mãe massacrava-me com recados para não dar ouvidos aos rapazes, que "menina honrada não tem ouvidos".
    Quanto à discussão, acho uma piada. Com a situação atual do País, com tanta gente ser ter que comer, andam os deputados/as preocupados com piropos? Sertá que ninguém lhes disse que aquilo que o povo lhes diz quando os vê, não são piropos?
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Odeio piropos, mas dou-lhe o sentido mais genérico que lhe dá o Priberam: "Expressão ou frase dirigida a alguém, geralmente para demonstrar apreciação física (ex: ficou corado com o piropo; piropo de mau gosto)

    Ou seja, o piropo pode ser de mau gosto e são esses que considero detestáveis, muitos deles raiando a ordinarice, normalmente proferidas em tom ameaçador!

    Esta discussão caiu de pára-quedas, por causa de umas fulanas do BE a terem sugerido como uma dos 35 ou 37) temas a tratar nesta campanha eleitoral. Como pensar em formas de solucionar problemas locais dá trabalho e ter argumentos válidos e estudados para defender esta ou aquela medida, ficou tudo a gozar com o piropo, porque gozar é sempre mais fácil!

    Mas depois mando umas palavrinhas relacionadas com um piropo!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Queres um piroco que me tenham feito a mim

    ou

    um piroco que eu tenha feito a algum deserto loiro?

    As meninas do BE não recebem pirocos do coelho, tozé & Co?
    Pobrezinhas!!!

    ResponderEliminar
  9. Um tema perfeitamente idiota, Graça.
    Entre os piropos e a Judite e o pobre menino rico, venha o diabo e escolha.
    Beijinhos e votos de boa semana!!

    ResponderEliminar
  10. Esta, dos piropos, passou-me completamente ao lado. Mais uma hipocrisia!... Como a do Acordo, igualmente, e tantíssimas outras.

    ResponderEliminar
  11. Se tu não dissesses eu não acreditava!
    Só nos faltava mais essa, estes gajos são capazes de ir para a assembleia perder tempo a legislar sobre este assunto e o país a precisar de tanta coisa.
    Completamente de acordo com a parte em que escreves sobre a ignorância total, do que é um caderno de significados, mas, os professores também têm culpa, porque não os obrigam a fazer esse trabalho fundamental.
    Posso acrescentar que corri todos os locais possíveis e imaginários para comprar um caderno para a minha neta mais velha, já lá vão uns anos, e não havia disso para vender. Daqueles caderninhos do nosso tempo, modelo pequeno, com uma linha divisória ao meio.

    ResponderEliminar
  12. Não me fales de maduros porque me lembro logo do Poiares! :-))
    Não ouço piropos há que séculos, ouvi muitos em menina e moça mas...esqueci-me! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Amiga Graça, recebi alguns piropos em jovem, mas sinceramente não me lembro agora de nenhum, mas prometo que vou pensar :)

    beijinho


    ResponderEliminar
  14. Se calhar há piropos e piropos. É tudo uma questão de fronteira entre piropos de bom gosto e piropos de mau gosto. Uma suposta criminalização do piropo parece-me também uma ideia absurda. Assim, de repente, não me lembro de nenhum piropo original que tenha ouvido por aí. Mas vou fazer um esforço para ver se consigo enviar-te algum... :)

    ResponderEliminar
  15. Um amigo disse-me:

    "Tu és uma bola de fogo!"

    Machismo grosseiro era:

    "Tu tens fogo no rabo".

    O meu piroco para os homens do tipo que eu gosto:

    "desertos loiros"

    Para já fica com estes pirocos, Graça, até 15 de Setembro, talvez me lembre de outros melhores.

    ResponderEliminar
  16. Vou seguir o link do "aqui" para participar :)

    ResponderEliminar
  17. Amiga vim só para dizer que já tinha comentado o post.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  18. Piropos não tenho, mas posso "dar música"...
    :)

    http://www.youtube.com/watch?v=aec2iw3HL1E

    ResponderEliminar
  19. Não me ajeito com piropos mas, para que não te sintas frustrada, alinho.

    ;)

    ResponderEliminar
  20. Como não consigo aceder 'ali' vai mesmo por aqui.

    "O teu pai deve ser terrorista. És cá uma bomba!"

    ResponderEliminar

  21. Como não consigo entrar no link, aqui vai:

    Iam, a minha mãe e uma amiga, na Baixa em Lisboa. Teriam, na altura, talvez uns 20 anos. A amiga usava, nesse dia, um casaco comprido verde. Passa um fulano e diz « Se assim é em verde, como será em madura?! »

    :)))

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  22. Menina, uma mulher assim de bonita tinha que estar na prisão, olhe os acidentes que está a provocar!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  23. Os meus piropos não são nada originais, Gracinha!
    É p’ra esquecer. : )

    ResponderEliminar
  24. Gostei muito, tem uns bem divertidos, rsrs. E alguns são safadinhos :))
    Acho esses dois aí bem fofinhos:
    "Se ser bonita fosse um crime então passarias a vida inteira na cadeia"
    "Doeu quando caíste do céu?" (rsrs)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  25. Estimada Amiga Graca Sampaio,
    Longe vâo os tempos em que ouvia meus amigos e até eu dizer alguns piropos, tais como És boa como o milho, e receber de resposta que já tinha macaroca em casa rsrsrs.
    Na China bem como na Tailandia mandar um piropo náo é vulgar, até é considerado um insulto. Uma vez, faz já alguns anos, uma bela moca passou por mim e se sorrio e eu muito delicadamente mandei um piroto, no dialecto cantonense, HOU LEANG, Muito bonita, a resposta dela foi, Há Me Sap lou, que quer dizer, traduzido literalmente, tarado sexual rsrsr. Já na Tailandia as mocas acham graca quando se diz SOI MA MAK, muito linda, mas nada respondem já que na cultura talandesa náo se mandam piropos.
    Abraco amigo, cá desta cidade dos homens livre e do pais dos sorrisos.

    ResponderEliminar
  26. Alguém que chame a policia,
    acabaram de me roubar o coração!

    Foi há muitos anos, algures por aí.

    Bj.

    Irene Alves

    ResponderEliminar
  27. Obrigada, meus queridos amigos pelas vossas simpáticas participações!

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  28. Só tenho piropos vulgares, o único engraçado levava muito tempo a contar...
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Gracinha,

    Depois de lido o teu post não resisti a enviar-te a minha história.

    Beijossss

    ResponderEliminar
  30. Lembrei-me de um mas é desastroso! :-))

    Bisous

    ResponderEliminar
  31. Esta noite, vou-te mandar os meus piropos, profundamente gratificantes para os homens, vamos lá ver se eles gostam...

    Espero entrar no teu @-mail, Graça.

    Boa noite!

    ResponderEliminar