segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A baderna

«... Os funcionários para aqui mandados são fiscais de contas, sem poder decisório porque esse pertence ao FMI, ao Banco Central Europeu e à Comissão Europeia. (...) os burocratas que nos visitam, a fim de verificar se obedecemos às regras impostas, são paus-mandados, e eles próprios atendem ao que lhes impõem os directores daquelas três instituições, as quais são coordenadas friamente pela Alemanha.

Ignoram a História, a cultura, as características, as idiossincrasias dos povos por onde passam, em curto ou ampliado tempo. Pouco se importam se humilham ou desdenham das nações em que foram encarregados de proceder aos seus varejos. Os vexames a que têm sujeitado o povo grego são das situações mais ignóbeis verificadas no nosso tempo, e possuem as distintivas particulares de um sórdido ajuste de contas. O que a Alemanha não conseguiu, com duas guerras mundiais, está a obtê-lo agora, com a mediocridade ultrajante, a cumplicidade servil e a sevandijice nojenta dos dirigentes políticos europeus.»

Baptista-Bastos

A baderna a que o escritor-jornalista se refere na crónica da passada 4ª feira, inclui, para além dos funcionários da troika, o chefe deste "governo", todo o executivo, «o dr. Cavaco, dito Presidente da República» a, acrescento-lhe eu agora a senhora Merkel depois da retumbante vitória nas eleições de ontem no seu país. 




11 comentários:

  1. Vamos ver o que nos reserva o fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Isto é por demais evidente mas nem todos viram a desgraça em que vivemos e agora vendem-nos ilusões em prestações...

    ResponderEliminar
  3. Se o PS não descolar vai ser o bom e o bonito! :(

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Os portugueses que tanto criticam a inversão escandalosa da pirâmide dos valores, serão capazes de ser suficientemente consistentes e coerentes no voto do próximo fim de semana???...vamos ver.

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Graça... por aqui também ando muito descrente da política, dos políticos... e saber que nós somos os que os elegemos! Revisão de Voto já!
    [ ] Célia.

    ResponderEliminar
  6. Eu já nem sei que termos civilizados usar para classificar esta situação em que a Europa se encontra...e, ainda por cima, ouvi um senho a dizer na televisão que a Humanidade só avança com a guerra e que a Europa está em paz desde 1945 acrescentando que um pouco de medo não faz mal a ninguém!

    Enfim...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Querem-nos amargar a existência.
    Aí a temos outra vez no poleiro!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Gracinhamiga

    Wir sind in der Scheiße stecken. Hilfe! Und es war Frau Merkel, die uns die letzten Stoß ... Aber geholfen schwingen die Axt!

    Isto quer dizer (se não dou muitas asneiras no alemão que aprendi há mais de meio século), muito simplesmente:

    Estamos atolados em merda. Socorro! E não foi a senhora Merkel que nos deu a estocada final...Mas ajudou a empunhar o machado!

    Os carrascos foram muitos! Porém os de dentro são os piores, concordo com o BB. De qualquer maneira estamos fo...di-go, tramados.

    Faltam apenas uns Buíças para isto acabar. Infelizmente.

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
  9. Ich verstehe, Henriquefreunde..... Wir sind in der Scheisse bis zum Hals....

    ResponderEliminar