quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vivendo como os Amish



 Ora eis-me de volta! Nunca, nem nos meus treze anos, estive cinco dias sem escrever no meu diário. E, desde que iniciei estas minhas lides bloguistas, nem quando vou de férias para o sul onde não tenho tantas possibilidades de usar a net estou cinco dias sem passar cavaco (credo, desculpem o termo, que isto de cavacadas tem muito que se lhe diga…)

Mas voltando à minha inusitada ausência: o certo é que estivemos sem luz desde sábado de manhã, pelo grande vendaval, até à hora do almoço de hoje. Ah! Mas desde domingo à tarde até segunda-feira à hora do jantar acumulámos com uma completa falta de água. 

Não! Ao contrário do que diz o “nosso” primeiro e a minha filha mais velha, eu não sou uma piegas! Por isso não venho aqui queixar-me nem exortar a vossa compaixão, mas ver, a partir de domingo a meio da tarde, todas as casas da minha rua, de toda a área residencial da zona com luz e até a iluminação pública ligada e ser a única casa completamente às escuras é dose! Naturalmente ligámos para os serviços de atendimento da edp que… não atendiam. Eu sei, eu compreendo que as avarias foram imensas e mais que muitas na zona centro. Depois, perto da noite, lá nos atendeu a senhora do call centre que, superdelicada e cheia daquelas mesuras que aprendem naquelas formações do tipo americano que agora estão na moda, registou o nosso ansioso pedido de ajuda.


Na segunda-feira, logo às nove, recebemos a chamada de um diligente funcionário da nossa elétrica a perguntar onde era a minha casa. Fiquei nas nuvens como se, adolescente tonta, estivesse a receber um telefonema do primeiro namorado e, ato contínuo, comecei a dar as indicações de como chegar até cá. Mas logo percebi que o senhor não entendia nada do que eu dizia e foi quando ele me disse que estava em Oliveira de Frades e tinha uma morada completamente diferente da nossa. Engano! Frustração… Toca de voltar à saga de ligar para a senhora do call centre (desculpem, não há designação em língua portuguesa para estes serviços) e fazer novo pedido de ajuda.

Depois, dia após dia à espera de uma chamada de esperança, corridas para a edp, pedidos especiais (cunhas…) a este e àquele, funções básicas à luz de velas, mudança de alimentos para o frigorífico da casa ao lado e para a arca congeladora de uma das filhas, acampar à noite na casa ao lado que, para nosso bem, é apenas casa de férias da cunhada mais nova, voltar ao passe-vite, lavar à mão as roupas mais íntimas e mais leves, ausência de máquinas, ausência de televisão, de telefone, de música, de net, autêntica vida de Amish…



E eu, citadina até à medula, absolutamente apaixonada por este “admirável mundo novo”, pelas maravilhas do século XX e expectante das maravilhas (ou não!) do século XXI que já não verei, obrigada a tradicionalismos anacrónicos e retardados…

Enquanto isto, ontem à noite, o falacioso (ou direi mesmo mentiroso?) senhor António Mexia, industrioso presidente da edp, afirmava, impante, na televisão (que vi na casa da vizinha como boa Amish…) que no primeiro dia depois do vendaval 90% das casas que tinham ficado sem luz estavam servidas, que ontem era de 99%, que o número de casas sem luz era residual e apenas em locais de muito difícil acesso. É o nosso caso: nós vivemos na zona urbana de Leiria – que é, de facto, de muito difícil acesso… Nem queiram saber o que eu vociferei!

35 comentários:

  1. Entendi tudo, tudinho
    E até, por si, sofri um bocadinho
    Mas essa do funcionário ter a morada trocada
    Leva-me a perguntar:
    como é que a factura lhe é enviada?

    ResponderEliminar
  2. Aleluia!
    Deo Gratias!
    E todas as expressões que se usam nestas circunstâncias...
    Não conheço as expressões dos Amish!:-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acredita que me lembrei de ti (e de outras pessoas) quando ouvi o idiota falar em difícil acesso e apoio militar!!

    Um abraço de matar saudades

    ResponderEliminar
  4. oh que aborrecimento. foram dias difíceis de facto... espero que tudo esteja (e permaneça) tranquilo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem vinda ao século XX!
    espero que não volte a faltar como tem acontecido aqui por estas bandas!
    Eu não conheci luz eléctrica até aos meus 13 anos, no entanto estes dois dias que tive sem luz e água foi obra.
    O senhor António Mexia mentiu com quantos dentes tem na boca, presentemente ainda não existe luz em muitos lugares da Marinha Grande isto está acontecer desde sábado.

    beijinho grande Gracinha

    ResponderEliminar
  6. Havia já quem pensasse que tinha emigrado, logo agora que voltámos aos mercados...
    Finalmente, fez-se luz!!!

    P.S. (O Governo ainda não caiu)


    ResponderEliminar
  7. Voltaste e com o humor intacto! : )
    Já tinha saudades de te ler.
    Abraço

    ResponderEliminar

  8. Bem-vinda ao "admirável mundo novo" :)Só por acaso é que, por vezes, é preciso retirar à expressão o "admirável".

    Belo texto!...

    ResponderEliminar
  9. Que situação, deve ter sido um inferno. Voltaste ao início do século passado. Mas passado tanto tempo a EDP finalmente deu à luz. Foi um parto difícil.

    ResponderEliminar
  10. E ainda há casas sem luz restabelecida... pelo que vi há pouco na TV.
    Mas bem-vinda de volta ao séc.XXI :)

    ResponderEliminar
  11. 6 dias sem luz e sem água é dose de dar em doida! Mas, tal como diz a Luisa, ainda há pouco vi na televisão uma senhora (e respetiva família) que ainda continuava à luz da vela... Bom, mas ainda bem que no que te toca já foi resolvido!:)

    Beijocas, Graça!

    ps - claro que podes levar a foto, que encontrei no facebook!

    ResponderEliminar
  12. não me imagino na cidade sem luz tantos dias, Graça.

    já no campo é outra história, podia estar muito mais tempo, até por no campo existirem estrelas...

    abraço

    ResponderEliminar
  13. Mas que situação... imagino o problema. É de enlouquecer.
    Bom saber que estas de volta e bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Infelizmente parece que Portugal pertence ao terceiro mundo.
    Macau que é anualmente afectada por vários tufões, e alguns deles bem fortes, nunca temos problemas com o fornecimento de electricidade.
    Caso a companhia de electricidade a CEM tiver alguma falha e já teve em algumas áreas da cidade, fica sujeita ao pagamento de uma pesada multa. Assim se trabalha já que os assinantes da rede tem seus direitos e o governo actua e bem sobre esses casos, tanto na electricidade, água ou telecomunicaçóes, ainda o mês passado a CTM, companhia que explora a rede telefonica com o monopólio da net, foi multada em uns milhões de patacas por ter deixado de funcionar pelo periodo de 20 minutos.
    Oxalá que as coisas se componham e que esse Mexias mexa melhor e trate melhor seus clientes.
    Abraço amigo da cidade dos Anjos

    ResponderEliminar
  15. Nunca me passou pela cabeça, que a ausência estava relacionada com os estragos do temporal, "Burro, né"?
    Fartinho de saber onde foram os estragos maiores!
    Mas vi-te, numa das tuas ausências por motivos lúdicos, e pensei que tinhas vindo, mais o teu cara-metade, passar o Inverno à tua terra adotiva, naquele hotel de charme que tanto gostas, e esperar por amanhã.
    Até que não tinha sido mal pensado, tinhas-te livrado dessa encomenda de viver à luz da vela, e não só, e estavas cá no bem bom, já que os estragos foram só na serra, e, outros de pouca monta pelo resto do concelho.
    Também pensei, que se calhar não pagou a renda e cortaram-lhe o pio!... eh! eh!
    Até amanhã.

    ResponderEliminar
  16. Até eu a estranhei, como teve azar.
    Espero que esta se vá e outra não volte.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  17. Olá Graça ! Finalmente ! ... Deve ter sido terrível e não me queria ver no teu lugar ! :((
    Felizmente não há mal que sempre dure e já tudo estará (quase) em ordem ! :)))! ...
    Bom ter-te de volta !

    Beijinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  18. os AMish não vêm tv onde quer que seja e tu estiveste desconetctada do admirável mundo novo pq não quiseste considerar que tens duas filhas que moram a uns 2km de distância de ti, com telefone, internete, água, luz e tv por cabo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Coitados dos que não tinham/têm alternativa...

    ResponderEliminar
  19. Então, mas os chineses da EDP, não aplicam a eficiência do que se passa em Macau, em termos de rede elétrica? Esperemos para ver...

    ResponderEliminar
  20. Pois é Rogerito. Para mandarem a fatura os senhores da edp não se enganam... E se demorar cinco dias a pagar depois de terminado o prazo, pago multa ou cortam-me a luz.

    Isto é Portugal no seu melhor...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Leo, também não sei expressões Amish porque devem ser todas baseadas na Sagrada Bíblia e tu sabes bem como sou ignorante nessas áreas...

    Agradeço do fundo do coração os teus simpáticos telefonemas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. São, obrigada pela tua amizade.
    Sabes bem que idiotas é o que mais há neste país ... e cheios de dinheiro e de mordomias - que é o caso do senhor Mexia(s)...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. nobody, dear! Obrigada pelas palavras. Agora parece que está tudo restabelecido.

    Kisses and hugs.

    ResponderEliminar
  24. Flor, nunca na minha vida tinha estado cinco dias sem luz, acreditas?! Sabes como eu sou "fina", não é? Mesmo com esta idade toda, como nasci na Linha de Cascais, quando nasci já havia luz, né? Gente fina é outra coisa... eheheheheh...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Quem te manda morar num local de difícil acesso? Eu bem sei as voltas que dou para lá chegar. Eh!Eh!Eh!
    O importante é que agora tudo está bem. Pelo meu lado foram dois dias sem luz, sem net, sem fixo e sem Tv. Bjs
    Pombalense (salvo seja!!!)

    ResponderEliminar
  26. O tal Mexia é um mentiroso compulsivo: para os nossos lados - zona de Ourém - a "coisa" ainda não estava estabilizada hoje, com corte de electricidade desde as 6h da manhã até às 19h! Mas para esses senhorecos desde que na casa deles não fale nada, o resto não interessa!

    ResponderEliminar
  27. Realmente! Que se faça a luz! Ô Graça, desejo que por ai tudo esteja iluminado!
    Bjs. Célia.

    ResponderEliminar
  28. É isso mesmo Justine! Dizem qualquer mentira para ficarem «bem vistos na fotografia» e como nada de mal lhes acontece, vão andando!
    Só mesmo neste país!
    Bem diz o amigo Cambeta: nos outros países as firmas que mais não são senão empresas de serviços e não superiores nossos, têm medo das multas e das indemnizações. Aqui não! parece que estão todos a fazer-nos um favor.

    ResponderEliminar
  29. Luís, não se esqueça que «já não há estrelas no céu»...

    O menino Rui Pascoal e o seu fino e habitual humor... Agora já não penso tanto em emigrar. Quando ainda estava na escola e me sentia, por vezes, "mal-tratada" e desvalorizada pelos encarregados de educação ou pelos superiores é que dizia que emigrava nem que fosse para Badajoz para ir vender caramelos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Martinha, minha querida filha, já não bastaram os puxões de orelhas da tua irmã e teus que tive de levar em privado, como tenho de ouvir as que não gosto em público! Já expliquei bastas vezes que não gosto de me maçar-vos com os meus pequenos problemas!

    Cria uma pessoa duas filhas com os maiores desvelos e nas melhores escolas do país para isto!...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Caínhas, querido amigo, quantas vezes me deu e dá vontade de fugir para essa minha querida terra do coração por motivos vários, mas a vida não o permite...

    Beijinho. Vemo-nos amanhã.

    ResponderEliminar
  32. Muito, muito obrigada a todos e todas pela vossa amizade e pelos vosso comentários, Lídia, Luísa, Teté, Catarina, Milene dos Gatos, Célia, Pombalense querida, e todas.

    Beijinhos cheios de luz...

    ResponderEliminar
  33. Finalmente descobri uma vantagem de morar em Lisboa! há 1h da tarde de sábado a EDP estava na minha rua a fazer as reparações necessárias...querem lá ver que vou passar a gostar de morar por cá!!!
    Bjs

    ResponderEliminar