sábado, 22 de dezembro de 2012

Irmãos de sangue



Pois, eu sei que estamos na época da bondade, da boa vontade, dos pensamentos positivos e dos votos coloridos; a época das imagens angélicas e celestiais, dos pinheiros enfeitados e iluminados e dos pais natais de vetustas barbas brancas e ventres arredondados nos seus fatos de feltro vermelho. Mas, mesmo em antevéspera do Dia De Ser Bom em que os espaços bloguistas se enchem de alegria, cor e votos de Boas Festas, não consigo deixar de me lembrar da forma exaltada, furiosa e – diria mesmo – “tosque” com que o "nosso" primeiro reagiu à intervenção do bloquista João Semedo que, ironicamente, afirmou, sobre as trapalhadas da privatização da TAP: «O senhor Efromovich desembarca em Lisboa e como que guiado por uma estrelinha procura o ministro Relvas.»

Pois o imperturbável Passos, que mantém sempre aquela compostura de menino de coro e aquela voz grave de pessoa das mais convictas certezas e de chefe de um grupo de governantes todos eles formados na mais inabalável intocabilidade, perdeu o alinho e arremessou à Assembleia a frase nervosa: «A insinuação de que existe qualquer falta de transparência de membros do governo no processo de privatização não passa de uma calúnia tosque.»

E o que me pergunto é o seguinte: quando ficaremos a saber por onde é que o ministro Relvas – que tem provado ser um homem impoluto e de uma seriedade inexcedível – terá preso o primeiro para este o manter à tona a todo o custo e o defender até ao limite da … linguística?


6 comentários:

  1. Como não sou grande fã de natalices, lá vou fazendo o possível para não estragar a foto de família, podes mandar farpas bem aguçadas a estes palhaços, sem ofensas para os verdadeiros!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. gostei muuuuuuito deste post (como sempre) e do comentário da Rosa dos Ventos :) perfeitos.

    Quero desejar à Graça um grande e feliz natal ... que o passe em excelente companhia e com muito amor e paz ...saudades de si no meu blog

    ResponderEliminar
  3. Essa ouvi eu também assim como a resposta irónica de Semedo.

    Mas segundo sei , Passos também se irritou com Heloísa Apolónia.

    Passos está a despassarar-se...

    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Por estas longínquas terras do oriente as notícias chegam celeres, e infelizmente os notíciários da RPTi só abordam esses problemas.
    Ontem gostei de ver as pendras que muitos algarvios entregaram na casa do cavaco.
    Este governo anda sem governo e esse relvas que tem muitas cadeiras sem nunca se ter sentados nelas na universidade, deveria sim forçar esse palhaço do coelho e sua trupe a irem passar o natal à ilha dos amores e por lá ficarem até que aprendam a ser mais humanista.
    Votos de um Feliz e Santo Natal.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Ah, o que tenho perdido por estar menos atenta aos noticiários! Para não me indispor, já que como muito bem dizes é tempo de alegria natalícia e não para irritações e indignações com esta escumalha que nos (des)governa! :)

    Também não conheço a palavra tosque e o Priberam ainda menos! Será que ele pretendia dizer torpe? Mas tens razão, já muitas vezes perguntei aos meus botões o que raio saberá Relvas sobre o PM, para este nem pensar em demiti-lo. Não deve ser a prova do que por aí consta de ele dar sovas de "três em pipa" à primeira mulher - seja facto ou boato, os portugueses têm uma grande tolerância sobre a violência doméstica conjugal! E mais torpe que isso... é melhor nem pensar!

    Uma grande beijoca, Graça!

    ResponderEliminar
  6. Relvas é um produto de parte do sistema anti-governo.

    ResponderEliminar