segunda-feira, 14 de maio de 2012

Uma amiga

 Fiquei a saber ontem bem à noite, mesmo antes de me deitar que a nossa amiga e colega de sempre Amélia Pais - que há anos publica o excelente blog de recolha e divulgação de poesia ao longe os barcos de flores  - tinha sido encontrada inanimada em casa, tendo dado entrada no hospital de Leiria, onde ainda se encontra nos cuidados intensivos.

Passei a noite em vigilante preocupação e durante todo o dia não me tem saído do pensamento. Receio pela sua vida e pelas possíveis consequências do mal que a afetou. Para uma mulher considerada, que consagrou toda a sua vida ao estudo e ao ensino da Língua e da Literatura Portuguesas, que publicou livros, fez selectas para os alunos, organizou obras didáticas sobre Camões, Gil Vicente, Fernando Pessoa, o Padre António Vieira, Os Lusíadas sempre com o propósito de facilitar o estudo aos alunos, que escreveu uma História da Literatura Portuguesa e sei lá o que mais, estar ali numa cama de hospital presa a tubos e a máquinas deve ser devastador. Para ela e para nós que nos vemos privados da recolha diária de poemas, da descoberta constante de novos poetas, da participação em revistas de poesia, do envio diário para o nosso mail do fruto do seu trabalho de pesquisa e divulgação.

Espero sinceramente que regresse rapidamente e em força ao trabalho de que ela tanto gosta!

18 comentários:

  1. Acrescento que ainda é a coordenadora do Clube de Leitura que frequento.
    Graças a esse clube tenho conhecido autores e autoras que sozinha não descobriria, tenho encontrado novos sentidos em obras já lidas, enfim tenho passado, uma vez por mês, uma tarde de agradável e proveitosa cavaqueira!
    A Amélia é uma lutadora, espero que consiga ultrapassar este grave problema!


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que tudo se resolva por bem e que a tua amiga regresse depressa a casa, recuperada e com vontade de voltar a essa pesquisa de que tanto gosta!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Que a sua amiga tenha um rápido restabelecimento, é o que sinceramente desejo.

    ResponderEliminar
  4. Estimda Amiga Graça Sampaio,
    Que sua amiga recupere o mais rapidamente possível.
    Votos de melhoras.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Não a conheço, mas visitei o blog e acho que é uma pessoa muito especial. Espero que recupere depressa e não fique com sequelas.

    ResponderEliminar
  6. Oi Graça!Infelizmente há também tais passagens na vida, nada poética, mas entregar a vida nas mãos daquele que no-la deu é nosso resgate... Orações.
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  7. envio-lhe minhas orações e tudo há de correr bem, fique tranquila!!! bju

    ResponderEliminar
  8. Junto-me ao teu desejo; que recupere depressa e bem.

    Um abraço para ambas

    ResponderEliminar
  9. Desejo as melhoras da tua amiga.

    Bjks

    ResponderEliminar
  10. Cara Carol,continuo muito preocupada com a saúde da nossa Amiga,e espero muito,mas mesmo muito,como aliás todos os que conhecem a Amélia, que ela arrebite depressa e possa vir,no dia 31 deste mês dinamizar o Clube do Livro.Kinkas

    ResponderEliminar
  11. Acabei de tomar conhecimento, precisamente por aqui. Grato pela informação. Votos de melhoras para a Amélia. Saúde a todos,

    ResponderEliminar
  12. :(

    Enquanto há vida, há esperança! Que seja verdadeiro este ditado.
    bji às 2

    ResponderEliminar
  13. Embora me tivessem faltado os emails diários da Amélia,com a pesquisa poética, nunca pensaria que estivesse doente. Não fora espreitar o teu blog e não saberia a triste notícia.
    Desejo-lhe as rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
  14. A minha solidariedade e votos de rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
  15. Foi minha professora no Liceu. A última vez que falámos foi na apresentação do livro de Mia Couto - "A Confissão da Leoa". Desejo-lhe rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
  16. Agradeço os vossos simpáticos votos, mas parece que, infelizmente, não está nada bem. Vamos esperar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Fui espreitar o blog. Espero que rapidamente melhore e fique completamente bem.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar