quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sinédrio de malandros

Nos dias de crónica de Baptista-Bastos no DN, dá-me sempre vontade de transcrevê-las para aqui de tão lúcidas, tão certeiras e por tão bem traduzirem muito do que eu penso e acho. Nem sempre o faço sob pena de me tornar maçadora e repetitiva. Esta noite, porém, não resisti (uma vez mais…) a copiar pelo menos parte do texto de hoje.

«(…) As fraudes morais, que se tornaram, nas duas últimas décadas, em desportos particularmente requintados, atingiram, com Passos Coelho e seu grupo, patamares desaforados. 

Não sabemos como sair desta aventura pavorosa, na qual os vencedores não passam de pistoleiros mentais. Falam-nos como se fôssemos matóides e animam essa vasta murmuração que considera a política uma estrebaria e os políticos um sinédrio de malandros. Pedro Passos Coelho ganhou a simpatia de muita gente como paladino da "transparência" e da "verdade". Acentuou, com a voz treinada e uma simpatia de subúrbio, a dubiedade de carácter de José Sócrates. Afinal...

(... uma simpatia de subúrbio...)

 Como assinalou um amigo meu, está a imitá-lo em grande, e veste-se pior. A protegê-lo e a apoiá-lo, pelo silêncio e pela lacuna, lá está o dr. Cavaco. Em condições normais, com um Presidente rigoroso e elevado, Passos já teria sido demitido. Mentir assim é o excesso dos excessos. Mas o dr. Cavaco é o dr. Cavaco que há. E a tenaz ideológica que nos esmaga tem, nele, a analogia perfeita. Adicione-se-lhe a ausência de coragem, o possidonismo intelectual, e a interpretação de infantário que faz das suas funções e ficamos com a dimensão do senhor.(…)»


(... o possidonismo intelectual...)

 “Com um Presidente rigoroso e elevado, Passos já teria sido demitido.” - E eu atrevo-me a acrescentar: Num país sério, com sentido de justiça e desenvolvido política, cultural e socialmente, este presidente já teria pedido a sua própria demissão!




 (Imagens retiradas da net)

13 comentários:

  1. E "Obviamente demito-me também" que era o que deveria dizer.
    Tive um dia de cão, nem tive tempo de ler o jornal que repousa em cima da mesinha da sala com uma gata a dormir-lhe em cima!
    Estou de rastos! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não teremos essa sorte! Nem eles são gente de bem, que consigam ter um gesto digno...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Há dias assim...de cão...estou tão cansada que até os olhos estão com movimentos involuntários...
    Bonito texto , mas , não há hipótese de nos veremos livres deles...M.A.A.

    ResponderEliminar
  4. Do BB, sublinho-lhe o final:

    "Esta experiência maciça de desolação e de miséria desestruturou a família, e minou, com o medo e a intimidação, os laços sociais, necessários em cada etapa do nosso proce- dimento. A legalidade, provinda do voto, nem sempre legitima a acção de quem governa e obriga os governados à obediência. É o caso."

    Sublinho também o titulo:

    "O direito à desobediência"

    ResponderEliminar
  5. Estranharmos o estado a que se chegou, é não nos conhecermos... Sinceramente, a mim admira-me que se admirem da corrida ao Pingo Doce no 1º de Maio...
    Esta gente que nos governa é a escolha que a maior parte da gente fez, ora bem! E, em Democracia, há que aguentá-los! Pode doer, mas é assim. Por muito que nos custe aceitar, estes meninos, afinal, apenas representam o ser e o estar da maior parte de nós, se não, nem tinham chegado a ir para lá. O teste do Pingo Doce é apenas mais uma prova que comprova as escolhas feitas.
    Que tristeza!...
    Gosto de ler o BB, mas pergunto- "O direito à desobediência", ainda mais???!!!

    ResponderEliminar
  6. Já pagámos tanta coisa que nem mandámos vir...
    Corram com eles, eu ajudo.

    ResponderEliminar
  7. Graça se é para os ter que aguentar, ok, mas que não aceito, isso não, são sapos enorme e dificeis de engolir, não fiz nada para eles lá estarem.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Obviamente!

    Não há moral nenhuma, nem ética política!

    ResponderEliminar
  9. Estamos pior que no Estado Novo: ái toda a gente sabia que vivia sob ditadura!!

    E as pessoas lutavam e tinham consciência, não se agrdeindo como matilha esfaimada sob o riso trocista dos donos...

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  10. Tem toda a razão Henrique Pedro! Mas não vai acontecer assim tão cedo!

    Obrigada a todos pelas vossas palavras verdadeiramente inflamadas. Já não se aguenta! Estes dirigentes, este povo que os elegeu.

    ResponderEliminar