terça-feira, 29 de maio de 2012

Crianças em situação de pobreza

Um relatório da UNICEF sobre pobreza infantil em países industrializados que analisou 34 países, 29 dos quais são europeus, põe Portugal no 25º lugar, à frente apenas da Hungria, Letónia, Roménia e Bulgária. Por outro lado, indica que três em cada dez crianças a viver em Portugal são carenciadas.

O estudo pondera diversas variáveis que avaliam a situação financeira, alimentação, habitação, vestuário, tempos livres, acesso a livros ou internet. Os autores do estudo consideram carenciada qualquer criança que não tenha acesso a duas ou mais das 14 variáveis de base. Fazem parte dessas variáveis ter livros educativos em casa, ter três refeições por dia, dois pares de sapatos por ano, espaço em casa para fazer os trabalhos de casa ou uma ligação à internet.




O maior problema em Portugal encontra-se no nível financeiro, atingindo negativamente 43,3 por cento das crianças.

De acordo com a UNICEF, 14,7% das crianças até aos 16 anos vivem abaixo do limiar de pobreza, isto é, em casas onde o rendimento anual por adulto se encontra 50% abaixo da mediana dos rendimentos (perto dos 400 euros por mês).

Este estudo foi realizado tendo em conta os dados de 2009. A UNICEF porém alerta para o facto de a realidade atual no nosso país ser mais penalizadora em termos financeiros e sociais pelo que os números serão necessariamente mais negros.

Este alerta pouco deve preocupar os “nossos” governantes que, “bons alunos” como apregoam ser das lideranças europeias, pensarão que, comparadas com as crianças do Níger ou da Guiné Equatorial, as nossas têm de sentir-se abençoadas pela divindade.


(Comovente, não acham?)
 (imagens retiradas da net)

8 comentários:

  1. Deixo uma pergunta para a qual gostaria de encontrar resposta.

    O que faz a UNICEF?
    Estatísticas?

    O tema em análise é triste mas não se compadece com números.
    Precisa de acção.

    ResponderEliminar
  2. Não arriscaria, hoje, a comparação com parte nenhuma do mundo. É que atingindo determinado limite, o que fica para lá dele, passa a não ter expressão.

    ResponderEliminar
  3. A porção mais fraca, indefesa da humanidade é a que mais sofre todas essas consequências terríveis da má gestão econômica.
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  4. Graça
    Este é um problema muito delicado e comovente!
    Crianças carenciadas tenho-as de muito perto e no meu coração.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  5. Nas escolas, Gracinha, é cada vez mais visível esta pobreza.:(
    beijinhos
    Nina

    ResponderEliminar
  6. Gracinhamiga

    Mas quem é a UNICEF para vir dizer coisas destas? Mentirolas, sem dúvidas. Pois se por cá, os malandros que dizem que se governam, ops, sem se, não referem nada disto é porque o que os da UNICEF querem é denegrir Portugal, País da felicidade, da abundância, da cornucópia e do carinho. A porra éke está tudo tão carinho...

    Façamos o favor de sermos felizes, de acordo com o Raul Solnado.

    Qjs

    ResponderEliminar
  7. Há já muita fome e é nas escolas que mais se vê. Há já muitas pessoas a recorrerem, aqui, aos centros de ajuda.

    Estamos a atingir o limite.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente é sempre nas escolas que se se dá conta dos grandes problemas sociais. E depois queremos, na nossa intenção mais pura, que todos consigam ter sucesso escolar e educativo.

    Os problemas que tantas crianças carregam nas costas logo de manhã quando chegam à escola!

    ResponderEliminar