quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um dia difícil


A minha neta está com uma forte camada de varicela desde 2ª feira. Até aqui tudo bem: as crianças devem ter varicela, vem nos livros. Pelo menos nos livros da tradição popular. Mas a febre não tem cedido ao bem conhecido e propalado Ben-u-ron. E, também perante as constantes queixas de imensas dores por parte da pequenita, a mãe – que mostra, desde muito nova, uma calma e um autodomínio notáveis – telefonou para o excelente serviço da Saúde 24 de onde lhe disseram que se dirigisse ao seu Centro de Saúde para onde iriam enviar um fax que lhe daria prioridade já que se punha a possibilidade de a menina ter uma convulsão. A mãe ainda perguntou se não seria mais conveniente ir direta ao Hospital. Que não, que ficaria exposta a bactérias o que não se justificava. Até aqui, tudo bem.

Chegadas que fomos ao Centro de Saúde, logo fomos informados que o fax tinha sido recebido mas que a norma era não dar prioridade a estas situações. Se demorar muito, iremos para o Hospital. Que não, não demoraria muito. Passados uns dez minutos, a rececionista, que é sempre de uma delicadeza e educação esmeradas, avisou-me que fosse buscar a menina ao carro porque iria ser vista pela Dr.ª X que a chamaria a todo o momento. Só que esse momento aconteceu apenas hora e meia depois…

O atendimento por parte da Dr.ª, certamente pouco experiente de tão jovem, foi muito meigo só que não lidou bem com a situação – não interessa expor aqui os pormenores – e acabou por enviar a menina para o Hospital com uma outra carta. 

Felizmente no Hospital a ordem das prioridades não é a mesma que neste moderno Centro de Saúde que no serve aqui na zona e foram atendidas em cinco minutos. Mas… logo foi dito à mãe que se tratava de um síndrome vertiginoso e que teria de ficar em observação para ver se não seria algo pior. Foi ou não foi um dia difícil?

Agora outro nível de análise: para mim que, quando tinha quatro anos, quem tinha problemas destes ou doutros teria de ir ao médico particular se tivesse dinheiro para lhe pagar ou então teria de se aguentar porque a ida aos hospitais era para operações – algumas e poucas  e só para alguns – poderia achar que este episódio que se passou hoje com a minha neta foi uma borbulhinha que se formou no melhor dos mundos. Agora quem teve a sorte de nunca conhecer esse tempo funesto e para quem pensa, lê e sabe, estes episódios têm de ser evitados, banidos. Há muita formação para fazer ainda no âmbito da gestão das organizações no nosso país. Isto se este governo de tecnocratas de direita não der cabo da Saúde como está a fazer com a Segurança Social, com a Educação, com tudo o que, melhor ou por, se foi construindo desde o 25 de Abril. 
 

13 comentários:

  1. Infelizmente, suponho que estes governantes não vão descansar enquanto não derem cabo do sistema de saúde público. Que tem esses e outros defeitos, evidentemente, mas sempre é melhor que nada!

    As melhoras para a tua neta e beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Tenho ouvido tantas histórias equivalentes que até temo ficar doente...
    As melhoras para a pequenita
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Em primeiro lugar as melhoras de sua nétinha.
    É bem verdade o que diz, quando meus dois eram pequeninos apanharam ao mesmo tempo varicela, embora a minha esposa seja médica, genecologista, levou os filhos a um médico chinês, medicina tradicional, a receita constou de cenoura, cana de açucar e coquinhos de água, tudo cozido e dar a beber aos miúdos.
    Regressamos a casa e cozemos tudo e demos a beber, volvidos 3 dias estavam curados.
    Por vezes as coisas mais simples se tornam complicadas.
    As melhoras
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  4. Minha linda, lamento, mas estas criaturas vão destruir tudo quanto lhe cheire a público!!

    As melhoras da tua neta e beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  5. Desejo rápidas melhoras à sua linda netinha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Esqueci-me de mencionar três coisas importantes.
    1- As lampadas do quarto bem como as janelas foram cobertas de um papel vegetal encarnado;
    2 - Durante uma semana não se poderam fazer fritos;
    3 - E por indicação do médico, igualmente durante uma semana náo houve relações sexuais.
    4 - Não se pode comer carne, mariscos nem qualquer tipo de feijão.

    Segundo a tradição chinesa a varicela, a mais comum, é provocada por calorias nos intestinos, e ao ingerir o liquido feito através dos ingrediente já mencionados, fazem uma limpeza dos intestinos.
    Eu contrai uma Roséola, outro tipo de varicela, Samrapo, Rubéola ou Entema Infeccioso, foi ao dermatologista que me receitou uma série de comprimidos que não fizeram efeito, um médico de medicina tradicinal chinesa, me receitou um chá, e com essas ervas cozidas nessa água tomei banho, em dois dias está totalmente curado.
    Melhoras a sua nétinha.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  7. Que desassossego de dia e que aventura/desventura da Elisinha andar em bolandas!
    Espero que a esta hora já esteja tudo controlado e preparem-se para o pequenito aparecer com varicela em breve!
    O nosso SNS não pode ser destruído porque, apesar de muitas falhas por falta de formação e de experiência por parte de técnicos e funcionários, como dizes, ainda é um porto de
    abrigo, sobretudo para aqueles que não podem recorrer ao privado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Mas espera o quê...então os hospitais foram vendidos e agora pagam renda, não sei a quem nem para quê e eles agora querem é privatizar tudo... ou antes dar de mão beijada aos amigos...

    A troica não vê e este desgovernos não sentem a dor dos desempregados, dos doentes, das crianças e velhinhos que morrem ali à entrada das urgências que não funcionam...

    ResponderEliminar
  9. Gostava de ver "os Paulos Macedos" deste país não terem a quem recorrer...
    Desejo rápidas melhoras da Elisinha.

    ResponderEliminar
  10. Foi mesmo um dia difícil e, o que este governo vai conseguir é retroceder muitos anos, as seguradoras já estão "a salivar", e a grande maioria das pessoas nem imagina quanto pode custar um seguro de saúde, pois depende em quantas doenças quer ficar seguro... presentemente as seguradoras têm preços convidativos porque ainda têm a concorrência do SNS... depois... nem quero imaginar.
    Quanto à juventude da médica é mais um sinal... os médicos estão a ser seduzidos com bons ordenados para o Particular... qualquer dia o SNS só serve para jovens médicos treinarem nas cobaias pobres... e, com os ordenados que se praticam em Portugal... cobaias não vão faltar.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Graça minha querida
    Desejo as melhoras para a tua princesa, sei bem o que é ter o coração apertadinho pelos nossos principes.

    Quanto ao sistema de saúde nem vou comentar, tenho apanhado cada uma pela frente que é de ficar em estado de choque.
    Bom fim de semana

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  12. As melhoras da neta e um beijinho
    (o que sempre me pareceu é que não deveriamos ser economicistas com a saúde)

    ResponderEliminar
  13. Obrigada a todos os meus amigos pelas palavras e pelos votos de melhoras da nossa menina. Infelizmente continua no hospital. Uma aflição!

    Caro amigo Cambeta, gostei imenso dos tratamentos chineses e dos procedimentos... ainda deu para sorrir! Pena estarmos tão longe de aí!

    ResponderEliminar