quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Já lá estamos!



Em tempos escrevi que “ estávamos quase lá”; depois escrevi que “estávamos quase, quase lá”. E agora estou convencida que já lá chegámos. Com aquele acordo assinado ontem, dizem, em sede de uma qualquer concertação social, os patrões podem impor trabalho aos sábados e feriados – por enquanto ainda não ao domingo – deixando de dar descanso compensatório por trabalho suplementar; uma falta injustificada junto a folgas ou um feriado – que pode acontecer muito mais facilmente do que se julga – implica corte de salário de três dias; foram cortados alguns feriados que eram respeitados até nos tempos da ditadura; foram cortados dias de férias; foram reduzidas as indemnizações por despedimento; foi reduzido o subsídio de desemprego; os patrões podem despedir por inadaptação ou menor produtividade, que me parece ser extremamente conveniente. Se o patrão não gostar ou embirrar com um determinado trabalhador, pode, muito simplesmente, dizer que ele não se adapta ao trabalho e pronto!  Poder quase absoluto para o senhor e sujeição quase absoluta para o trabalhador!

O empregador pode contratar um trabalhador na situação de desempregado por meia dúzia de tostões porque este “acumula” metade do subsídio de desemprego.

Tudo manobras em favor de quem mais pode. Tudo manobras ultra liberais típicas de um governo de direita que manda e desmanda, apostado numa verdadeira desconstrução social com a bela desculpa das exigências da troika.

Estamos ou não estamos já lá?



6 comentários:

  1. Estamos quase a chegar ao ponto onde Salazar nos deixou!... Estes tipos estão a fazer retroceder este País mais de 40 anos. E o que é mais grave, sem possibilidades de recuperarmos o que estão a destruir.

    ResponderEliminar
  2. Juntaram-se como uma manada de hienas , espatifaram o que estava e agora , com calma vão devorar a vítima , isto é , limar as pontas. Na minha vida , nunca julguei voltar a ver isto .É forte, mas nunca esperei outra coisa, não me enganaram.M.A.A.

    ResponderEliminar
  3. Uma vergonha!
    É tempo de dizer BASTA!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. é verdade, a direita conseguiu destruir quase todas as conquistas de Abril, em matéria laboral.

    e não vão parar por aqui, Carol.

    pode ser que o Otelo esteja certo, seja preciso uma nova revolução.

    ResponderEliminar