terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Truques...


 
(copiado do Facebook)

O senhor Soares dos Santos, patrão do grupo Jerónimo Martins, foi dos (muitos) que ajudaram o anterior governo a cair. Tudo levava a crer que, inimigo daqueles, seria um apoiante ou, quando muito, simpatizante dos atuais governantes. Mas não parece. Ontem, porém, ficámos a saber que aquele mesmo senhor que em tempos até disse que «Os truques é para o Sócrates. Eles é que gostam de truques. O nosso sucesso assenta em trabalho.» [sic] passou também a usar de truques e passou 56% do capital do grupo para a Holanda atendendo às vantagens fiscais. Até apetece dizer: Que grande truque! E apetece também dizer que estes são os grandes patriotas que, com o esforço do seu trabalho, vão ajudar a levantar o país que está no estado em que está devido a dois motivos principais: a crise que o governo anterior criou (estendendo-se a toda a Europa e ao mundo...) e as elevadíssimas benesses de que os malandros dos funcionários públicos - cambada de mandriões - auferiam.

Sem se entender o silêncio do governo relativamente ao vergonhoso sucedido, não posso deixar de destacar aqui a posição de António Capucho que disse em plena televisão que nunca mais lá deixaria um tostão. E eu, que não sou ninguém, já tinha dito o mesmo: nem mais um tostão do meu dinheiro lá fica! Se fôssemos muitos a fazer o mesmo, talvez o senhor Soares dos Santos, que em tempos ficou ofendido com o cronista Ferreira Fernandes por, pelos melhores motivos, o ter chamado de merceeiro (por comparação ao senhor Leclerc) pensasse melhor nos truques que utiliza.

 



14 comentários:

  1. O caso não é para rir mas com esta canção...
    :)
    No Continente é o mesmo. "Mudamos de moleiro mas não mudamos de ladrão".
    :(

    ResponderEliminar
  2. São todos uns grandes patriotas, umas pessoas muito responsáveis e que só dizem verdades...como se nota por esta criatura!!

    Bons sonhos, linda.

    ResponderEliminar
  3. Carol minha amiga
    A onde é que este país vai parar?


    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Estão-se a esquecer de um pormenor importante : os postos de trabalho dessa empresa !
    Se eles não fizerem negócio têm que despedir pessoal e o desemprego aumenta.
    Se eu tiver um negócio, tenho-o, para que ele me dê o melhor retorno possível do meu capital investido. Ora se na Holanda a minha carga fiscal é menor, não terei dúvidas em mudar-me para lá !
    Há ainda que ter em conta o recurso aos financiamentos bancários. Como sabem, além de difíceis neste momento, Portugal e as empresas pagam juros altíssimos, o que não acontece na Holanda.
    É por estas e outras que se torna difícil atrair capital estrangeiro e criação de novas empresas e novos empregos de que tanto precisamos !
    Temos que ser competitivos nesta aldeia global !
    Assim são os outros que recebem os impostos sobre os lucros e criam empregos e não Portugal !
    Para além disso, a maioria das empresas portuguesas cotadas em bolsa já o fizeram !
    Ver:
    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=37738
    .

    ResponderEliminar
  5. Como diz a canção também em f..ia lá o meu dinheiro. Disse bem: F..ia, porque no futuro já não f..o.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu arranjava-lhe uns tamancos de cimento...

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Carol
    Não sabia que a rede do Pingo Doce era pretença da Jerónimo Martins, mas hoje ao ver as notícias fiquei a saber e fiquei chocado, é assim que os bons portugueses cheios de massas ajudam o país.

    Fernando Rosas considerou esta terça-feira na TVI24 que a a venda da Jerónimo Martins a subsidiária holandesa é uma «fuga legal ao fisco» e que os cidadãos deveriam protestar contra esta decisão da empresa. Já Santana Lopes admitiu a surpresa, mas defendeu que um protesto só se fosse contra todos.

    «Os grandes dos grandes têm a capacidade quando há distribuição de dividendos não pagar imposto. Mas que moral é esta? Isto é fuga ao fisco. Fuga legal ao fisco. Acho que deve haver um movimento cívico de protesto contra esta coisa», disse Fernando Rosas.

    «Não foi uma decisão que cai bem quando ouvimos.
    Surpreendeu, até quem costuma ouvir os discursos da principal figura do grupo», considerou Santana Lopes, que defendeu ainda: «Para haver boicote tinha que ser aos grupos todos tinha de ser aos grupos todos, aos concorrentes. O problema aqui foi muito do momento em que isto é feito. Isso é o que choca mais».
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. Isto é mais que truque; é troque e tr_que que muitos têm dado e darão... para os conterrâneos, com a cobertura dos governos e legisladores que lhes facilitam estas espertalhices; é claro que comerciante, industrial ou outro qq estabelecido não tem como objectivo fazer caridade e, se puder fugir aos impostos como foge mais de 50% de "exemplares" cidadãos, fogem! Ilegalmente, na maioria das vezes; o Jerónimo, não, faz tudo nos conforme... Agora pergunto eu, -para além dos funcionários públicos, quem mais paga os impostos devidos, hem ???...
    Agora, que o Capucho deu aquela ideia, isso sim; mas que serão poucos a pô-la em prática, não duvido. Comigo já contam desde o boicote aos verdes espanhóis...
    Plobleminhas!...

    ResponderEliminar
  9. Não sou apreciadora de grandes superfícies ; por incrível que pareça , causam-me falta de ar....
    Se toda a gente fosse como eu o senhor Soares dos Santos e outros, tinham que mudar de ramo....
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  10. Realmente...parece que andam a gozar connosco...
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Detesto grandes superfícies. Esmagam-me. Mas que isto é mais uma das vergonhosas notícias com que todos os dias nos brindam, é!

    Estou farta. Prefiro, como diz o Rogério, o merceeiro ou a feira. Se no primeiro há silêncio, na segunda ouvem-se berros e gritos e é destes que nós estamos a precisar. Sei que não alimentam o estômago mas enchem-nos de vozes, das que nos fazem falta...

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Não gosto nem um bocadinho do tal sujeito, que entre outras coisas ainda teve a arrogância de ensinar às pessoas que recebem um ordenado mínimo "como poupar dinheiro"! Quer dizer, teria mérito, se ele recebesse um ordenado mínimo, mas como está longe de ser o caso..

    Dito isto, tenho para mim que a burrice é toda de PPC e companhia: é legal as empresas sediarem-se noutros países - se os impostos são excessivos e altíssimos não será só o caso do Pingo Doce - conseguindo mais vantagens fiscais. Se tivesse um negócio próprio, entre essa possibilidade e a de despedir trabalhadores certamente decidiria pela primeira.

    E vou continuar a fazer compras lá, porque apesar de tudo os preços são mais baratos do que outros com cartões e promoções... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Querida Carol, não sei como descobres estas pérolas, mas que me deixaste com um grande sorriso nos lábios e até coloquei o som mais alto para o maridão, ouvir, lá isso foi!!
    Beijinhos. ;)

    ResponderEliminar