segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notícia preocupante





A propósito do massacre recentemente perpetrado na Noruega  pelo assassino norueguês Anders Breivik conotado como tendo fortes ligações à extrema-direita, o DN de ontem traz uma pequenina notícia numa das páginas centrais que considero muito preocupante. Diz assim:

Países nórdicos apostam na extrema-direita
«Na Escandinávia regista-se uma forte subida das formações populistas, que contestam a generosidade dos sistemas de segurança social m relação aos emigrantes. Na Suécia, o partido de extrema-direita dos Democratas Suecos elegeu 20 deputados e poderia ter sido um dos fiéis da balança na formação do Governo.

Nas recentes eleições finlandesas, o partido dos Verdadeiros Finlandeses (PS), também do tipo populista, aumentou a sua votação de 4,1% para 19% embora tenha ficado fora do Governo. É, aliás, a maior formação da oposição no país. Na Dinamarca, o Partido Popular, de extrema-direita, teve 13,9% e ficou em terceiro lugar.»


Porém os avanços dos partidos de extrema-direita não se registam apenas nos países escandinavos, mas  na Europa em geral. Em França, a Frente Nacional do sr. Le Pen, agora liderado pela sua filha Marine Le Pen, registou “resultados históricos nas recentes eleições cantonais onde alcançou 15% dos votos numas eleições em que normalmente tem resultados residuais. Na Holanda, o Partido da Liberdade de Geert Wilders obteve 15,5% dos votos nas eleições de 2010. Na Áustria, o partido de extrema-direita SPÖ ficou com 27% dos votos das municipais de Viena em Outubro de 2010.

Como começou a escalada fascista e nazi nas primeiras décadas do século XX?

14 comentários:

  1. Muito preocupante mesmo esta escalada de movimentos de extrema-direita!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Carol querida
    Em primeiro quero agradecer o seu lugar no meu cantinho, peçodesculpa se não comento mais vezes no seu, afinal somos vizinhas, Marinha Grande ou Monte Real a Leiria é um pulinho. Quem sabe se não se cruzamos já visto eu ir tanta vez a Leiria.

    Quanto ao seu post, não sei se já percebeu que politica é mais o meu "folha seca", mas li e reli seu texto e a noticia que publicou.
    Sinceramente a preocupação faz-me recuar a 1982 e 1983, que sfri bem na pele junto com o meu falecido marido,só que nessa altura tinhamos apenas duas filhotas, hoje tenho mais três netos, que têm que ser criados pela minha filhota que é a mãe, pela tia, por mim e o meu "folha seca.
    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Flor, pela sua visita tão rápida e pelas suas palavras sempre tão sentidas. Gostei realmente do seu texto de hoje por belo que é e por comovente (mas não lamechas)que está. Também dei um pulinho ao espaço "folha seca" e também gostei. Devem fazer um casal muito interessante. Muitas felicidades para vós e para os vossos netos (também tenho três que são uma doçura!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ouvi agora no noticiáro que o assassino norueguês tem um texto escrito, com 1500 páginas em que fala do que pensa, do que gostaria de "fazer pela" Europa e dos alvos a abater. No que toca a Portugal, afirma que todos os partidos à esquerda do CDS seriam de eliminar. Quer isto dizer que o CDS-PP (que agora é mais PP que CDS e por isso os seus fundadores mais eminentes já "deram à sola") também é considerado um partido de extrema-direita... Que dirá disto o PP (Paulo Portas)? E o seu "associado" PPC?!...

    ResponderEliminar
  7. Já os Alemães de Hitler se ufanavam com os seus gritos de triunfo e exclamações de brutalidade.
    Hitler acreditava no poder da propaganda!

    Este bandalho quer-lhe seguir as pisadas?!...

    Cortem-se-lhe as vazas, desde já! Sem dó nem piedade!...

    ResponderEliminar
  8. Ora, ora! O máximo que poderá apanhar é 21 anos de cadeia. Com aquela carinha de anjo, daqui a oito ou dez anos já cá está fora para voltar a fazer das suas.

    Deviam mandá-lo para a cadeia no... Brasil... is ver o que era bom para a tosse...

    ResponderEliminar
  9. Lourinho e de olho azul, numa cadeia no Brasil, não tinha mãos a medir, "era um ver se te avias"...
    O pai do "rapaz", que já não vê o filho há 15 anos, disse que o filho se devia ter suicidado.
    Ai estes nórdicos são tão frios...

    ResponderEliminar
  10. É assustadora a forma como estas manifestações de um nacionalismo perturbado se passeiam por aí, curiosamente quando o termo globalidade parece ganhar terreno. A relação com o "outro", a diferença não implica perda de identidade mas, pelo contrário crescimento e enriquecimento humano.É no confronto com o que é diferente que melhor percebemos quem somos.

    L.B.

    ResponderEliminar
  11. Querida Carol, faz-me muito medo, esta escalada da direita, na Europa.
    Não por nós, mas pelas gerações dos meus sobrinhos e dos teus netos.
    Andámos anos a lutar pelas liberdades que adquirimos, para agora retrocedermos?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Bom texto o seu. Sobre o que por cá se diz registei a opinião de um amigo que é também a minha e está aqui

    ResponderEliminar
  13. Fiz link, pelo contributo dado
    ao acontecimento que é mais que um isolado acto
    ...tresloucado

    ResponderEliminar
  14. Pelos vossos comentários e pela troca de ideias (que agradeço) bem se vê que estamos mesmo muito preocupados com a escalada da direita. É que todos nós somos de uma geração que viveu e sofreu na pele e na consciência os negros horrores do fascismo.
    De facto, Rogério, já tinha lido o belíssimo texto escrito em http://cronicasdorochedo.blogspot.com/
    que recomendo vivamente.

    ResponderEliminar