sexta-feira, 8 de julho de 2011

As agências de rating



Finalmente os políticos que actualmente nos governam, o presidente da República  e o resto dos cidadãos descobriram as famosas agências de rating passando a considerá-las devastadoras, nocivas, obscenas mesmo. Finalmente sentimo-nos ofendidos, vilipendiados, injustamente arrasados. Como bem diz o ditado - deus sabe o que eu detesto ditados! - "vale mais tarde que nunca"!

Bom, mas continuo a não entender como é que apenas agora isto aconteceu e por que é que de há uns três ou quatro meses para trás, ninguém se levantou contra os desmandos daqueles avaliadores  e teimavam todos em acreditar e divulgar que a responsabilidade era tão-somente do governo em funções senão mesmo do seu PM. Até o sr. presidente, tão distinto economista que, dizem, tão bem superintendido aos destinos desta  nossa tão querida terra, manteve-se caladinho como um rato, enfeudado nos seus proverbiais tabus e agora, de repente, desatou a língua vindo em defesa do ... povo.

Mas porque não quero ser - e muito menos parecer - agressiva nem tão pouco tendenciosa, e como há quem seja profissional destas coisas da análise da coisa política, deixo aqui a breve crónica de Ferreira Fernandes no DN de ontem sobre o assunto que está muito correcta, muito lúcida, muito clara, sem descurar, porém, a sua habitual ironia.

Felizmente Sócrates foi embora


"Passos Coelho reagiu: "Um murro no estômago." Também Cavaco Silva sentiu que não havia "a mínima justificação" para a classificação dada a Portugal. Aleluia, assinale-se que se alargou o leque dos que ficam sem fôlego com as intenções ínvias de uma agência de rating. "Lixo!", é o que a Moody's diz que somos. Anote-se, não porque a Moody's seja séria, mas porque é muito influente. Vamos ter de viver com ela, e as da matilha. A boa notícia é que José Sócrates já se foi embora. Ajuda muito. Até agora ele era aquela árvore que tapava a floresta das Moody's. A culpa era dele, só dele, dizia-se, e boa parte de Portugal andava encandeado com essa culpa. Agora já quase todos conseguimos ver a rataria das agências - é um passo em frente. O perigo seria que o PS, ressabiado pela animosidade anterior dos adversários, quisesse pagar com a mesma moeda. Felizmente, isso, que seria uma estupidez, não parece ser intenção do PS. Podemos ter, agora, uma opinião nacional, que deve ser transformada em vontade comum. Ter uma causa comum contra as agências de rating (como tem sido, em Espanha, desde o Rei, passando pelos dois maiores partidos, até aos jornais de direita e de esquerda) é bom. Não que sirva de grande coisa, de tal modo a teia nos é exterior. Mas é sempre bom quando o óbvio se torna universal e poupamos em falsos combates. Desde esta semana, Portugal está mais adulto."

7 comentários:

  1. Os abutres reapareceram, deixem-os pousar...

    ResponderEliminar
  2. Para estas coisas uso mais o facebook!
    Foi aí que pus esta crónica impagável deste senhor!
    De uma fina ironia...
    Já fizeste a mala?
    Boas férias!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. talvez um inimigo comum seja o que precisamos

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Aqui o ambiente assemelha-se. Donde disse digo agora é diego: que pouca vergonha!
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. O "I" já descobriu a "careca" ao snr. Silva.

    É de ler logo na 1ª página duas frases, uma em 2010 ao lado de outra recente.
    É chocante o contraste!

    O artigo de Ferreira Fernandes toca bem na ferida.
    Tanta jogada de grupos a digladiarem-se. O dito Povo a ir na onda!

    ResponderEliminar
  6. Graças a Deus que a Moody's FINALMENTE se desmascarou.
    (Não que o nosso Sócras não precisasse que o alertassem para os gastos excessivos do Governo, Governantes, Acessores & Cia. Lda. Tivesse ele isso em consideração e talvez ainda lá estivesse agora.)
    Mas que a Moody's se estendeu ao comprido lá isso estendeu e agora só precisamos que o Sr. Durão Barroso e Cia. lá da União Europeia deixe de fazer fretes à América a favor do dólar, prejudicando o Euro e os pobres dos tão falados países da periferia, seja lá isso o que eles querem dizer em termos financeiros.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dFtijO8qM6A

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos vossos comentários. Hei-de voltar ao assunto. O Sr PR e a Srª Ferreira Leite especialmente têm de engolir alguns sapos. Enormes. E, felizmente,nem todos os jornalistas e comentadores são "puxa-saco"!

    Porém, quem o paga somos todos nós.

    Rosinha, já cá estou!

    ResponderEliminar