segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Da boçalidade





Ouvi, esta manhã, um pedaço das declarações do treinador Jorge de Jesus sobre o jogo Sporting-Benfica de logo à noite e fiquei deveras espantada. Podem estar descansados os meus eventuais leitores que não vou perorar sobre as virtualidades do futebol – até porque não tenho conhecimentos para isso, nem pretendo ganhá-los – nem tão-pouco deter-me em desinteressantes prognósticos que, como foi dito em tempos por outra “brilhante” figura do futebol, só devem ser avançados no fim do jogo...

O que, de facto, me espantou e, mais, me deixou estupefacta, se não mesmo furiosa, foi a sobranceria com que aquela “polida” e “versátil” figura pública (que, não obstante, deve ganhar mais que o presidente da República e que o primeiro-ministro juntos) afirmou que o Sporting nada mais tem a fazer senão assegurar o terceiro lugar no campeonato. Poderá ser verdade, não o discuto, nem a mim me interessa, acreditem! Mas a arrogância e o desdém que usou no tom com que pronunciou estas palavras (sei lá quanto cuspo juntou ao canto dos lábios para o dizer, aspirando-o depois no sua costumeira maneira de pronunciar...) foram muito para além do aceitável.

Constantemente ouvimos treinadores portugueses e estrangeiros referirem-se, em vésperas de jogos com equipas menos fortes que a sua, a elas com alguma humildade e tentando sempre fazer sobressair o que de forte possam eventualmente ter. Mas este Jesus está a anos-luz desses outros. Subiu-lhe não sei o quê à cabeça e trata de mostrar claramente toda a falta de nível, de classe, de educação mesmo, quando se sente lá em cima (não sei onde!).

Estourada como sou, lembrei-me, acto contínuo, que precisava de uma resposta “à Pinto da Costa” por parte do Sporting. Mas, de facto, a boçalidade que aquele treinador arvorado em semi-deus mostrou ao proferir estas certezas e tem mostrado ultimamente não deverá ter resposta. Encontra, porém, eco (e isso faz realmente pena e causa grande constrangimento) em grande parte da população que gosta deste tipo de declarações e se revê naquelas atitudes vulgares.

Recordo uma canção de há muitos, muitos anos, do grupo Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick and Tich que dizia “I’m on the up, I don’t care who’s below...” e, apesar de não ser grande apreciadora de provérbios, vem-me à mente aquele que diz: “Não batas em quem está em baixo que ele pode levantar-se”.

Independentemente do resultado de logo à noite.


5 comentários:

  1. Tratando-se do Sporting, até acho que foi muito simpático da parte dele achar que podem lutar pelo terceiro lugar. :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Não faz jus ao nome! :-))
    Jesus era manso e humilde de coração...

    ResponderEliminar
  3. Carol, dê graças a Jesus por ele a ter inspirado, não blasfeme e ofereça-lhe a outra face… (da mão, com os nós dos dedos…)
    “Prontos”, não liguem que era a brincar.

    ResponderEliminar
  4. Carol! Não te metes com o Jesus! Não com o meu menino Jesus!! Lagartos, lagartos!!!

    É um sábio e um génio. Só saqui há uns anos será compreendida toda a sua filosofia. Não é em vão que ele mandou 3 jogadores formar um quadrado...

    Nem Einstein!



    0-2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Tá bem, M!... Leva a bicileta!... Quantos anos levou o Einstein para ser reconhecido?!...

    Mas gostei da brincadeira do amigo Rui, lá isso gostei... Prontos!

    O meu amigo Gato Preto, sportinguista ferrenho mandou-me uma brincadeira que deixo aqui para ser trauteada com a música do anúncio do Pingo Doce:

    "Zero de conquistas,
    zero de satisfação,
    aqui não há razão
    para haver campeão...
    Em Alvalade, o jogo é mau o ano inteiro
    ...Em Alvalade já ninguém possui dinheiro
    Al-va-la-de, já não dá..."

    Prontos! Com muita humildade e nunca "à la Jorge de Jesus"... que pode ser vencedor, mas continua boçal e arrogante. Desculpem lá!

    ResponderEliminar