Tenho qualquer coisa “contra” as lagoas. São belas porque normalmente estão implantadas no meio de matas trazendo-lhes uma frescura e uma vida muito especiais. Mas cá das profundezas do meu subconsciente vem um não-sei-o-quê de mistério relativamente às lagoas que me faz temê-las. Então à noite, nem pensar aproximar-me! Não sei que märchen li noutras vidas que me fazem sentir uma horrível atracção/pavor das grandes massas de água à noite!
Tudo isto porque hoje lembrei-me de deixar aqui algumas notas e imagens da Lagoa da Ervideira que se situa aqui no Pinhal de Leiria (gosto mais de lhe chamar Pinhal do Rei) a caminho do Pedrógão (que é a única praia do concelho de Leiria). A lagoa tem cerca de 500 metros de extensão e encontra-se envolta pelo pinhal.
(fotos de F. Mendes)
Na página da Junta de Freguesia do Coimbrão, encontrei um texto que fala assim da referida lagoa: « Nesta freguesia existe uma Lagoa, cuja idade é incontável e que se encontra na memória de todos quantos na localidade passaram, situa-se no lugar da Ervedeira, no Pinhal do Concelho. O documento escrito mais antigo que dela fala é por certo o "Couseiro", e a ela se refere nos seguintes termos:
"… Neste Lugar da Ervedeira está huma Lagoa, que nunca seca; he grande, e no Inverno inunda muito, cria ruivacos, está o Mar dahi meia legoa." O facto da Lagoa encher e inundar as terras no inverno era importante e apreciado pelos agricultores, pois fertilizava-as. A pesca também foi explorada, na Lagoa da Ervedeira podiam encontrar-se ruivacos, carpas, salmões e sabogas, no entanto estes peixes foram desaparecendo. Segundo se consta, em meados do século passado, algum produto químico teria morto quase a totalidade dos peixes, que foram apodrecendo nas margens, no seu lugar foram colocados achigans, peixe carnívoro e carpas, que ainda hoje abundam na Lagoa. Os habitantes da Ervedeira utilizando cestos, narsas e enchalavadas ( utensílios feitos pelos homens do Pedrogão que serviam para a pesca) pescavam na Lagoa e iam vender, pelas portas, o peixe à xícara. Actualmente pratica-se pesca desportiva e desporto à vela na Lagoa da Ervedeira.»
(da net)