quarta-feira, 25 de março de 2015

Os cofres cheios



Muito se tem dito e escrito acerca desta (e de outras) bacorada(s) que a ministra (esta sim) sinistra lançou boca fora para os jotinhas do partido, mas ninguém de uma forma (quase) literária como só BB sabe fazê-lo! A crónica chama-se «O Insulto» e vale a pena lê-la.

É sempre um prazer lê-lo! Só lamento que tenha de ser naquele jornaleco de baixo nível.

«Num conclave do PSD, Passos Coelho apareceu na defesa da ministra Maria Luís, a qual, dias antes, trémula de orgulho, afirmara, à puridade, que o Governo tinha os cofres cheios de dinheiro.

E Passos, muito feliz, acrescentou: ao contrário do que sucedia com o Governo anterior. Como o têm dito economistas de todas as cores, a verdade não é esta, e a teoria da bancarrota só faz sentido para quem é mentiroso, e usa o imbróglio como lança para alcançar ou permanecer no mando.

Infelizmente, este Governo, com as práticas demonstradas ao longo de quatro anos pavorosos, repletos de escândalos, de confrontos com a própria noção de república, tem sido, é, o maior aborto democrático e o mais grave insulto a todos nós. (...)

Talvez estejamos no turbilhão de uma profunda mudança, cujas conveniências escapam ao modelo de humanismo no qual, mal ou bem, temos vivido.

Inclino-me a admitir o facto. Mas também não conjecturo um grupo de serventuários tão inepto e iletrado como este a servir essa transformação.

Se o faz, desobedecendo ou ignorando as leis da convivência social e da cordialidade mais rudimentares, dá como resultado a frase execranda de Maria Luís e o apoio despudorado de Pedro Passos Coelho.

Portugal estrebucha na miséria, com fome, sem esperança e sem norte, e aqueles dois bolçam em nós o critério do cofre cheio, como no tempo do Salazar.

Com, entre outras, uma diferença: o Salazar era um conhecedor da língua, por frequentador diurno e nocturno do Padre Vieira, e aqueles que tais nem sabem quem este foi.

A pátria está dividida, mas o desvio de vida e de consciência acabará, talvez mais cedo do que se pensa, e o episódio Passos Coelho e os seus, não serão mais do que isso mesmo: um episódio. Nefasto, bem entendido, mas episódio, circunscrito a um tempo em que a mentira vicejou."

(Baptista-Bastos, in CM, 25/03/2015)

14 comentários:

  1. Também acredito que, com as próximas eleições, estas figurinhas desapareçam.
    Perdem as eleições vão pregar para outra freguesia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá, Pedro!! Tem sido um sufoco estes quatro longos anos!!

      Eliminar
  2. ~ Só, mesmo, quem viu a figurinha da Maria, enfunando empáfia, num balançar de altivez e soberba visivelmente falso e hipócrita!

    ~ É certo que esta gentinha ocupa cargos transitórios, porém, deixam-nos resíduos que não são fáceis de remover e danos morais indeléveis.

    ~ Nódoas negras na história da democracia, esperamos que sirvam de exemplo a quem confiou e apostou no 'jotinha' bonitinho e estroina, secundado pelo famigerado vegetal baixinho, o tal - da nossa estimação - que se formou num ano!

    ~~~Bjs~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  3. Quanto eu gosto de ler quem escreve bem como o BB.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  4. Já tinha lido ( Não perco uma do BB nem do FF). Como sempre, excelente.

    ResponderEliminar
  5. Eles podem ser efémeros mas as vidas que eles destruíram não o são.
    Cada dia que passa com este (des)governo mais fundo vamos caindo.

    beijinho amiga Graça

    ResponderEliminar
  6. É preciso varrê-los, quanto antes. O rasto de destruição deixado ficará para a história.

    Obrigada, Graça, por tanto...

    ResponderEliminar
  7. Gracinhamiga

    O Baptista Bastos é incomparável, incontornável e desagradável para os pulhas deste (des)Governo; mas nós também as nossas culpas: permitimos-lhes estarem nos poleiros

    Qjs de Goa

    ResponderEliminar
  8. Gracinhamiga

    O Baptista Bastos é incomparável, incontornável e desagradável para os pulhas deste (des)Governo; mas nós também as nossas culpas: permitimos-lhes estarem nos poleiros

    Qjs de Goa

    ResponderEliminar