sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Voltei!





Afinal voltei! Sei que há por aí muito gato e muito cão a ter voz activa nos blogs dos donos e eu achei que também devia dar uma palavrinha até porque a minha dona veio para aqui queixar-se que eu tinha fugido.

Ora agora ia fugir da casa onde me receberam faz agora três anos sem saberem nada sobre mim e onde tenho boa vida e boa comidinha todos os dias e a horas! Ora eu, que até quando ia às gatas – antes de me operarem e de começar a engordar – voltava sempre a casa mesmo que viesse com as orelhas feridas e os olhos remelosos de andar às bulhas com os outros gatos de rua! Ora eu que, uma vez, nesse tempo de andar às gatas, até fiquei com a minha cauda quase separada do corpo e consegui arrastar-me como pude até casa e agora ia desaparecer. Nem pensar!

Também agora não interessa nada entrar em pormenores aqui a contar onde fui e onde estive e assim. Um gato bem nutrido e bem lustroso como eu, mesmo sem já ter cauda que ma cortaram porque depois daquela briga do Verão passado gangrenou e tudo e foi por isso que me operaram, um gato pujante e formoso, dizia eu, também precisa dos seus momentos de distracção e de afastamento para pôr as ideias em ordem.

Além disso, dei conta que a serigaita branca que andava lá por casa armada em dona da casa e até da dona estava tão em baixo que já não duraria muito. E, mesmo sendo uma serigaita magricela e quizilenta sempre fazia companhia e dava alguma luta e não aguentava vê-la assim a sumir-se aos poucos.


Agora o pior de tudo foi quando a filha da dona despejou lá no jardim aquele gatão amarelo, peludo e molengão, que, lá porque é velho e muito amiguinho da dona (acho que até já foi com ela de carro de férias para o Algarve) me olha com superioridade e até me rosna – além de que tem sempre direito à primeira posta de peixe!



E, não contente com isso, juntamente com o gato amarelo, veio outra serigaita magrita daquelas cinzentas riscadas, sabem? que me fez “Fu!” todo o tempo e de cada vez que eu olhava para ela. Um desatino! E aí, resolvi ir dar uma volta.



Hoje de manhã, quando a minha dona abriu a porta do quintal, apareci todo bem disposto como se nada tivesse acontecido, roçaguei-me pelas pernas da minha dona que me recebeu de braços abertos e me deu não uma mas duas – duas! – postas de peixe. E eu estava cá com uma larica!

Dormi toda a manhã que foi um regalo!



18 comentários:

  1. O bom gato à casa torna! Ainda bem que regressou em forma e, cá para nós, até tem razão. De vez em quando é preciso mudar de ares para dar valor àquilo que temos.

    ResponderEliminar
  2. Muito engraçado. Quer dizer que ele tirou uns dias de férias. Já vi que gostas de gatos, eu também.

    Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Carol
    que bom que ele voltou!!!
    Sabes quando algum dos meus desaparecem assim por um ou dois dias ficamos sempre aflitos, agora só tenho 8, 5 gatas e 3 gatos.
    Beijinho bfs

    ResponderEliminar
  4. Fiquei contente por ti, tenho uma cadelinha e não consigo imaginar se ela fugir, como vai ser...sem ela.
    Beijos, me segue, eu já adoro vir aqui, Mery.
    Um fim de semana maravilhoso pra ti.

    ResponderEliminar
  5. Estimada Amiga Carol,
    Os animais também tem sentimentos, esse ficou ferido nos seus, saiu para dar uma voltinha e pensar no assunto, se valia a pena ou não ficar em sua casa, onde sempre foi bem tratado, apesar de ter novas companhia preferiu regressar já que não tem a vitalidade de outrora e lá
    teve que se adaptar às circunstâncias.
    Bom final de história.
    Óptimo fim de semana.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Ora então o Socas voltou. Pois então, como é que ele podia ficar por fora mais tempo, já tão afeiçoado que ele deve estar ao ambiente aí de casa?!

    Os gatos são uns companheirões. Às vezes também muito misteriosos e independentes.

    ResponderEliminar
  7. Deste-lhe um raspanete? Para a próxima que avise!

    ResponderEliminar
  8. Um verdadeiro murro na mesa!
    Que falta de respeito, pelas hierarquias!
    A antiguidade é um posto. Porque é que o amarelo tem que comer primeiro que o siamês?
    Fez muito bem, os donos têm que ser ensinados.
    Eu por acaso até sei que ele tem por aí uma companhia com quem faz amor "platónico", uma vez que lhe foram tirados os "instrumentos", que dão algum sal e pimenta à vida. Também não te digo se é macho ou fêmea, podes ter feito com que o gato virasse bicha!...

    ResponderEliminar
  9. Bem vindo Socas! Estás perdoado! :-))
    Uma alegria enorme para a tua família e para esta da blogosfera, em particular moi-même!
    A tua atitude foi compreensível devido à falta de atenção que sofreste nos últimos tempos mas para a próxima deixa um bilhetinho a dizer para onde vais e quando tencionas regressar!:-))
    Afinal tens muito jeito para a escrita! :-))

    Ronrons para ti e um abraço para a Carol

    ResponderEliminar
  10. Boa Socas ! ...
    Subiste uns pontos na minha consideração ! Afinal, tens mais sorte que eu e, sabes (só cá para nós), até tenho inveja de ti !
    Por isso aqui vai para ti, de mando do Pessoa :

    Para o Socas :

    Gato que brincas na rua
    Como se fosse na cama,
    Invejo a sorte que é tua
    Porque nem sorte se chama.

    Bom servo das leis fatais
    Que regem pedras e gentes,
    Que tens instintos gerais
    E sentes só o que sentes.

    És feliz porque és assim,
    Todo o nada que és é teu.
    Eu vejo-me e estou sem mim,
    Conheço-me e não sou eu.

    Um grande abraço, pá ! ... e um beijinhom para a tua Carol ! :))
    .

    ResponderEliminar
  11. Olá Carol

    De vez em quando sabe bem uma "escapadela". E o Socas, pelos vistos, não foge à regra.
    Ainda bem que voltou, feliz e contente.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, queridos amigos, pelas palavras de bom regresso ao Socas. Lá tive de lhe ler as vossas mensagens que ele é um gato muito sensível. Nem imaginam o que ele gostou do poema do Pessoa! Que sabia que o Neruda e o T. S. Eliot e o Ezra Pound e o Beaudelaire, já para não falar do Eugénio de Andrade, gostavam de gatos, mas o F. Pessoa, o grande Pessoa da Mensagem também se detivesse com os pequenos felinos é que era de mais!...

    Só não achou graça ao recado da Catarina...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ahahah! Que sensibilidade. Diz-lhe, por mim, que deve assumir a responsabilidade pelos seus atos levianos e de te ter causado tanta ansiedade! Ora esta! Não se pode descartar dessa forma.

    ResponderEliminar
  14. Bom, se cá em casa é uma animação apenas com o Mounty, posso imaginar aí em casa com essa "trupe"! Mas eles são TODOS irresistíveis...

    Adorei a história, apaixonada que sou por gatos:)))

    ResponderEliminar
  15. Eu digo-lhe, Catarina, mas duvido que ele aceite a crítica... Ah! Mas vou dizer-lhe que já aderiste ao novo acordo ortográfico. Não é para todos!

    Obrigada, Justine. Eu também sou uma apaixonada por gatos! São tão fofos, não são?

    ResponderEliminar
  16. Já faz tempo que aderi ao acordo. Como não participei na sua elaboração, digamos assim, e não dei nenhuns palpites, agora assinado e pronto para entrar em vigor, não há nada a fazer... para além de que dá muito menos trabalho: acção – ação – não é muito rápido escrever a palavra sem o primeiro “c” que não faz falta absolutamente nenhuma? Já imaginaste se as pessoas de há 80 anos não se tivessem habituado a escrever “mãe” em vez de mãi”?!
    Estou a ser provocadora! : ) Mas a falar a sério também.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Ó Socas, isso faz-se?! Deixar a tua dona, assim num grande lamento e toda a blogosfera, com a lágrima ao canto do olho?!
    Bem, por esta vez estás perdoado, mas não voltes a desaparecer, sob pena de dares um "treco-lareco" à tua querida dona Carol! ;)

    ResponderEliminar
  18. Não tenhas dúvida, Manelinha! Ficar sem dois gatos no mesmo dia abalou-me a sério!

    Boa, Catarina, tens toda a razão! És uma modernaça! Vou ter de fazer o mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar