quinta-feira, 7 de outubro de 2010

No tempo das escolas primárias


No tempo em que eu andava na escola primária, as aulas começavam sempre no dia 7 de Outubro. Era um acontecimento, uma data marcada no calendário quase como o Natal ou o 1º de Dezembro ou o 15 de Agosto. Do mesmo modo que as aulas do liceu começavam sempre no dia 1 de Outubro. Era o início do Outono e era o início das aulas.

Não sou nada do género de dizer que o que se fazia antigamente é que era bom. Muito pelo contrário. Mas não concordo nada com o começo das aulas quase no início de Setembro. Bem sei que tivemos de acertar os “horários” com o resto da Europa e que actualmente as famílias têm mais necessidade que as crianças vão para a escola o mais cedo possível porque não têm quem fique com elas em casa, mas o certo é que o nosso país tem um clima quase mediterrânico e é muito difícil receber as crianças e os adolescentes nas aulas com temperaturas de 30 graus em salas sem quaisquer condições de climatização para o calor (nem para o frio, por acaso!)

Desde há uns 15 anos para cá, todos os anos as aulas começam uns dias mais cedo e se assim continuar, qualquer dia estaremos a começar as aulas no dia 1 de Setembro. Compreendo que seja assim que se faz nos países nórdicos; compreendo que seja o melhor para as famílias, mas volto a dizer que é muito difícil prender a atenção dos alunos e fazê-los aprender seja o que for quando eles estão a pensar num refrescante banho de mar!

A propósito do tempo em que eu andava na escola primária, a foto que registei acima é da minha turma da 4ª classe. Querem adivinhar quem sou eu?

22 comentários:

  1. Não tenho qualquer dúvida! És a da trancinha, perto do globo.

    ResponderEliminar
  2. O Rocha nunca me enganou! Sou da mesma opinião dele. Para mim é a aquela menina muito aplicada, com ar de futura professora, a mostrar à colega como se faz.

    ResponderEliminar
  3. Nem mais, a menina da trança preta (?). Vêm-se poucas caras, mas também "voto". nessa.

    ResponderEliminar
  4. Conheci-te melhor com mais quatro ou cinco anos, tenho dúvidas entre duas meninas, a da trança até nem era a que apostava mais. Não vou arriscar!
    Tal como tu também recordo sempre o 7 de Outubro o dia em que pisei a Escola Oficial pela primeira vez.
    Recordo tudo até sou capaz de me lembrar como ia vestido, as minhas botas de carneira castanha, calções e meia castanha aos losangos pelo meio da perninha. No material tudo era novo onde predominava uma pasta novinha em folha feita pelo meu pai que era correeiro e estofador.
    Agora resta a memória, e, porque não alguma saudade, embora os tempos fossem muito duros. Muitos colegas iam mal calçados, com umas malinhas de pano à tira-colo, e mais despidos que vestidos. O professor Senhor Rovisco de Andrade, muito austero mas bom homem, tentava minorar as carências dos mais pobres.
    Havia a caixa escolar, mas era uma caixa tão pobre como os mais carenciados.
    Uma coisa que se calhar os senhores professores que visitam este espaço não sabem, ou nunca passaram por isso. Antes de entrar-mos na sala de aula, tínhamos que formar para a revista de higiene;- Esticar os braços, mostrar as mãos de um lado e do outro. Fundamental ter as unhas cortadas e limpas, depois mostrar a cara e as orelhas, cabelos cortados e penteados. Só tive isto até à segunda classe, e até mesmo ele, professor duro começou a amolecer com a chegada da reforma.

    ResponderEliminar
  5. Com a trança preta e a franja rebelde, só com trança é que o teu cabelo ficava em ordem... :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Carol

    Eu diria que é a que está de perfil, lápis na mão (esferográficas ainda não havia), a primeira mesmo a sobrepor-se à imagem da professora.
    É cá um palpite!...

    Parece que me estou a ver nesses tempos, uns anos antes, depreendo, o António Morais da Costa Pinto, meu colega de carteira. Nós e outro, que já não me lembro do nome, andávamos sempre à disputa de quem era o melhor (na nossa concepção, claro. Menos erros, contas certinhas, desenho cá nos desenrascávamos (andei 3 meses a usar a mão esquerda numa altura em que desloquei o braço na brincadeira "Castelo é nosso!), leitura, aquelas coisas do nosso tempo,ah e a tabuada).

    Um abraço
    António

    ResponderEliminar
  7. Recordando...não sei que fiz na minha ufanice de já saber ler na pagina da Emilita que limpava o pó etc...,sei que cheguei a casa com uma argolinha que estreara (atenção ,não no nariz mas nas orelhas e fora prenda do Pai para entrar na escola mais preciosa),feita num oito, pela Prof M. Augusta que me "acariciou" a orelha, (colega da minha Mãe que leccionava o sector masculino.)Minha mãe só me disse que devia seguir as aulas da SrªD. Maria Augusta começando na 1ªpágina do livro e mais nada.
    O MORES!





    masculino e que nunca se atreveu a fazer qualquer obsservação,pelo menos à minha frente

    ResponderEliminar
  8. Agora também é assim, Kristal!
    Os pais, mesmo os que são professores, nunca comentam os métodos dos docentes dos seus filhos... :-))

    ResponderEliminar
  9. Já trabalhavam em pares e tudo!...
    Que turma tão compenetrada! Seria só por saberem que havia foto ou era sempre assim?...
    Também aposto na trança, mas com alguma dose de dúvida.

    ResponderEliminar
  10. Estás muito caladinha! :-))
    Afinal és ou não a menina da trança e de óculos?

    ResponderEliminar
  11. mUITAS, MUITASSSS dúvidas...quiçá a meninas mesmo em frente à professora com cabelo revolto...

    ResponderEliminar
  12. Os meus olhos de corvo focaram a menina que está à frente da saia da professora... lol!
    Será?...

    ResponderEliminar
  13. Não é não!
    É a de trança com óculos, lá atrás...a fingir que não está a ser fotografada!
    Aliás, não gosta que a fotografem... :-))

    ResponderEliminar
  14. Tired of waiting!... You, naughty girl!!! Where's Little Graça in the picture?!...

    ResponderEliminar
  15. Enfim!
    Puseste o país em polvorosa...
    Onde está esta menina que é e era uma gracinha? :-))

    ResponderEliminar
  16. Queremos saber a verdade!!!
    ;-)
    Cadê tu?!

    ResponderEliminar
  17. Lá foi ela outra vez para o Algarve, mesmo a chover! :-))

    ResponderEliminar
  18. Olá, Amigos! Que grande conversa nas minhas costas... De facto, não fui para o Algarve, mas fui para o Gerês fazer anos de casada... e já sem as tranças... Eu sou mesmo a menina das tranças com ar muito compenetrado e muito atinadinha porque a minha mãe era profesora da sala ao lado e eu não podia pôr o pé em ramo verde. Já usava óculos, sim senhores, quase transparentes como se usam agora (sempre fui muito à frente...)
    Muito obrigada pelos vossos comentários simpáticos e pelas vossas "memories" daqueles tempos com a Emilinha que limpava o pó (coitadinha!). Eram tão fascizantes aqueles nossos manuais, não eram?
    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Eu vi logo que andavas de...alçado! :-))

    Abraço e parabéns pelos anos de mariage

    ResponderEliminar