sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música


Quando era menina de Faculdade, aprendi, com a leitura do poema de John Dryden, poeta inglês do século XVII, Song for Saint Cecilia's Day, que Santa Cecília era a padroeira da música, sendo o seu dia, 22 de Novembro, consagrado à música e aos músicos.

(Santa Cecília)

Mais recentemente porém, o Dia Mundial da Música foi instituído a 1 de Outubro de 1975 pelo International Music Council, uma organização não governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. É uma celebração que visa a promoção de valores de paz e amizade através da linguagem universal que é a música.

Seja celebrada a 1 de Outubro ou a 22 de Novembro, a música é, no meu modesto entendimento, a  mais abstracta, a mais inebriante e a  mais completa de todas as artes. E, para a celebrar hoje como nos outros dias todos, vou deixar aqui uma interpretação em piano da belíssima Marcha Turca de Mozart que me ficou no ouvido e no coração desde as (inesquecíveis) aulas de ballet na escola, no início da minha adolescência.




3 comentários:

  1. A Marcha Turca é uma das músicas que os professores dos meninos que andam a aprender piano ensinam para mostrar aos papás, na festa de fim de ano, logo nos primeiros anos.
    O nosso amigo que não é pianista, mas passou por lá, é a única das clássicas que sabe "arranhar".
    É o dia da música, mas para haver música têm que haver músicos! Devia de ser o dia dos músicos!...
    Abaixo os acordeões com pernas, (vulgo teclados) com japoneses lá dentro, que deram cabo da música!
    Estimado público recusem pagar para ouvir um sujeito que está em cima de um palco a fingir que toca teclados, e, só está a meter disquetes, ou música assistida, enviada por um computador portátil, e a cantar por cima!
    Voltemos à música verdadeira, feita ali à vista do cliente!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem dito, querido Gato Preto! Eu gosto mesmo muito da Marcha Turca independentemente de ser a música que os "meninos" aprendem para mostrar as habilidades aos papás. E gosto exactamente porque me traz recordações de adolescente quando eu a dançava e quando a minha querida amiga do colégio, a Mikiti a tocava e também aquele nosso amigo... Memories!
    Beijinho.

    ResponderEliminar