Mostrar mensagens com a etiqueta Netos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Netos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de setembro de 2015

E viva o Benfica...

Nada disso, meus amigos! Não mudei de clube, nem morta!! Sou sportinguista de gema e belenenses de nascimento e de criação (nada e criada em Algés, nos idos de 40/50, quando os Belenenses eram favoritos e lá morava o Matateu)

A questão é que esta miudagem de agora já não é o que era. Filhos de sportinguistas tinham de ser do Sporting e pronto(s)! Mas agora já não é assim. Agora as «formigas» começam a «ter catarro» quase desde que nascem e, por isso, os meus netos rapazes, apesar dos genes verdes que lhes deviam ter acorrido em massa, declararam ser do Benfica. 

O Zé, seis anos e picos, que originalmente era do Sporting como a mãe, passou-se para o Benfica para o pai - que é quase tão Esperança de Lagos como Benfica - não se sentir sozinho. E o Eduardo, quatro anos, filho de um Portista ferrenho, declarou ser do Benfica e exigiu ter uma camisola do Benfica!

Como sabem, as avós de hoje em dia também já não são como eram, e aí vai esta avó sportinguista (e tonta) para a feira comprar camisolas do... Benfica.

O mais novo ainda não a recebeu por questões de ... logística. Mas ao mais velho enviei-lha pela mãe - que ralhou e barafustou, que não lha vestia, que ia pôr-lha para dormir e mais não sei o quê.

Mas a vida torce-nos as ideias e as vontades e o miúdo, assim que viu a camisola (e o fascículo do dinossauro que anunciam na televisão) exclamou que hoje era o seu dia de sorte. E ei-lo aqui, de sorriso de orelha a orelha, com as  "prendas" que recebeu..




segunda-feira, 22 de junho de 2015

O finalista...

O meu Zezito está todo inchado porque recebeu o seu diploma de finalista...

Inchadíssimo porque vai finalmente para a Primária... Finalmente porque o  Zezito é daqueles meninos que fazem anos em Dezembro e, portanto, poderia ter entrado para o 1º ano com cinco aninhos apenas. 

A Educadora bem garantiu que ele estava preparado para avançar, mas ouvidas as opiniões de alguns entendidos em educação - professoras e psicólogo - a mãe achou por bem deixá-lo fazer o seu percurso serenamente. E fez bem!  Os miúdos precisam de tempo para amadurecer (e para brincar, também!) Agora, com mais maturidade e mais calma, vai finalmente entrar no 1º ciclo.

Sempre com aquele pequeno aperto de alma de cada vez que um dos nossos vai entrar no mundo do saber, espero sinceramente que tudo lhe corra bem.






segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Pia do Urso

Fica aqui perto, no concelho da Batalha, freguesia de S. Mamede, lá no alto da serra. 

Um local com raízes históricas e que foi (muito bem) aproveitado para ser transformado num belo e cuidado parque temático. 

Local a visitar! Foi o que fizemos no feriado do 1 de Maio com os miúdos.

Breves considerações históricas sobre a Pia do Urso

Já no tempo dos Romanos, o lugar de Pia do Urso era utilizado como ponto de passagem, restando ainda na localidade de Alqueidão da Serra (Porto de Mós), um troço da via então existente e que servia os grandes povoados, nomeadamente Olissipo (Lisboa), Collipo (Batalha/Leiria) vindo a cruzar-se depois na direcção de Bracara Augusta (Braga) a Mérida, então capital da Lusitânia.

Dada a morfologia do terreno existente – assente num maciço rochoso calcário esventrado por dezenas de reentrâncias nas rochas designadas por pias – este local constituía-se como o único de Porto de Mós a Ourém com grandes quantidades de água.

Já na Idade Média, mais precisamente em 1385, a Pia do Urso foi local de passagem das tropas comandadas por D. Nuno Álvares Pereira, na caminhada efectuada de Ourém a Porto de Mós com destino a Aljubarrota onde, nesse local, decorreu uma das batalhas mais decisivas para a afirmação da independência de Portugal.

O Condestável, de acordo com os relatos de então, terá aproveitado este local paradisíaco para efectuar uma paragem e, assim, descansar. As tropas lusas terão aqui recolhido algumas pedras lascadas utilizadas na Batalha de Aljubarrota.

Cerca de 500 anos mais tarde, o Concelho da Batalha, a Freguesia de São Mamede, e em particular o lugar da Pia do Urso, foi também ponto de passagem dos militares das invasões francesas, que por entre pilhagens e massacres efectuados, dizimaram populações e património.

Dada a singularidade do espaço natural onde está inserido, o lugar de Pia do Urso carrega em si um misto de fábula e magia.

Dizem os mais antigos que o nome se ficou a dever ao facto de um urso (provavelmente um Urso Ibérico) aproveitar uma das pias existentes no maciço rochoso e aí beber água com frequência.

A pia em questão apresenta um declive natural que facilitaria a este e a outros animais a ingestão do líquido, numa zona, recorde-se, densamente arborizada.
















































Que tarde bem passada!

sábado, 9 de maio de 2015

Dia de anos

É só para dizer que hoje fiz 8 anos!




Beijinhos da Elisa.

sábado, 2 de maio de 2015

Vislumbres

Logo no primeiro dia, antes até da inauguração oficial. À entrada, beijinho ao Presidente e toca de lhe passar à frente, a correr muito - até porque chovia aquela chuva miudinha que, dizem, molha tolos... e eu não gosto de ir à Feira.

Ó mas eles gostam. Eles gostam tanto!








E agora uma fartura à Penim - que essas não podem faltar!






Outro dia, com sol, talvez ... sei lá!

domingo, 19 de abril de 2015

Andar pelas alturas

Aconteceu mesmo. Na verdadeira ace(p)ção da palavra: ontem andámos mesmo lá pelas alturas. 

Metemos pelo pinhal e fomos dar ao ponto de vigia chamado Ponto Novo e lá tivemos de subir os 58 degraus até ao topo de onde se vislumbra o mar e o pinhal em redor.

(daqui)



(com a neta)


(Há sempre forma de comparar as figurantes com as de outras eras e ver as diferenças...)


(com a sogra; Jan/76)

Diretos a S. Pedro de Muel, passámos pelo Farol e lembrámo-nos de bater à porta. 



Recebeu-nos um simpático faroleiro que se disponibilizou a mostrar-nos o equipamento por dentro. 

E toca de subir mais 153 degraus!







(As lâmpadas)

(Maquinaria francesa)

(De fora)

(Frente ao mar)

(S. Pedro ali em baixo)
(E toca a descer)



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Parabéns!

Este maroto faz hoje 4 anos!



Parabéns



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Parabéns, Zezito!

Ainda há pouco era assim...



... e já passaram seis anos!


Parabéns, Zezito!
Possa sempre o Sol brilhar sobre ti!