quarta-feira, 5 de junho de 2019

Você é estrebaria...

Hoje tive de ir a uma agência bancária que não é a minha de sempre e, depois de alguma espera – e era eu a única cliente presente – os três funcionários à vista azafamavam-se muito frente aos monitores dos seus computadores – lá fui atendida por um jovem daqueles de fatinho muito justo e de sorriso estampado no rosto imberbe.

Depois de um cumprimento daqueles de mão morta – que não vai bater àquela nem a nenhuma outra porta – fez sinal para que me sentasse e perguntou em que me poderia ajudar.

Pus a minha questão que de imediato foi desfeita pela sua resposta pronta. E, para tal, toca de me tratar e destratar por você – você para cá, você para lá e aquele sorrisinho condescendente de garoto que está ciente de toda a informação perante a idosa que é capaz de nem entender o que ele está a dizer...

Desenhei também o meu sorrisinho condescendente e disse-lhe: «Não diga você. É feio e fica-lhe mal.» Ele manteve aquele sorrisinho que trazia estampado na carinha deslavada e, orelhas moucas, lá continuou o horrível tratamento por você…


De há uns tempos para cá, tudo quanto é vendedor, promotor de operadoras e empresas de eletricidade e gás de porta em porta, meninos com o secundário feito e até mais acima, tudo usa o tratamento por você!

Fazem parte da gramática do português as formas de tratamento bem como os níveis de língua. Será que os professores TODOS se têm esquecido de abordar essas áreas?
E, se assim foi, o que fazem nos programas de formação destes jovens (e até menos jovens) profissionais?

Devia ser-lhes dito que o tratamento por você está reservado a certas castas da aristocracia seja ela de que tipo for, dos namorados nos tempos de fervilhante apaixonamento e a pessoas que se conhecem bem.

De resto, você é estrebaria…




16 comentários:

  1. Parece que as regras de edução andam pelas ruas da amargura no nosso país.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É de uma má educação flagrante, esse modo da gente mais jovem se dirigir aos outros. Já tenho até lido isso em blogues e fico a pensar se, agora, nas escolas e em casa, não ensinam aos jovens a forma de dialogar correctamente e com educação sem usar o "você".
    Por sinal a minha querida mãe também dizia que «você é estrebaria».
    Nunca esqueci essa sua expressão.

    Beijinhos, Graça.

    ResponderEliminar
  3. Espera o quê?

    «Segundo o comunicado conjunto hoje divulgado, as estruturas representantivas dos trabalhadores bancários acordaram que é necessário sensibilizar os bancos "para a degradação das condições de emprego, alterações dos vínculos laborais e precariedade crescente no setor bancário", e criticam o uso "continuado" de trabalhadores precários externos, com baixos salários.»

    ResponderEliminar
  4. Não a ter tratado por tu...
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  5. O tratamento de você não é só de agora. Ainda me lembra, era miúda, o meu avô materno, um homem extremamente pacífico, gritar a uma empregada doméstica que o tratou por você: "Você" é estrebaria.

    ResponderEliminar
  6. Fico sempre arrepiada quando me tratam assim, e quase nunca resisto a dar a resposta que deste a esse convencido. É desesperante e muito triste o nível de desconhecimento da língua portuguesa que as gerações mais novas exibem quase com orgulho!

    ResponderEliminar
  7. MELHOR CASTELO DE CASO DE AMOR ONLINE PARA OBTER SUA EX LOVER,
    MARIDO, ESPOSA, AMIGA OU NOIVO DE VOLTA. ADICIONE-O NO WHATSAPP: +2349083639501
      -Email- blackmagicsolutions95@gmail.com
    Olá, meu nome é Darci Lyne, li um post-comment on-line de um jornalista de Los Angeles revela como ele curou permanentemente a ereção fraca e a ejaculação rápida 2 meses depois que sua esposa o deixou e ele também disse que o Dr. NOSA faz sua esposa retornar após 2 anos de separação. Eu entrei em contato com o mesmo Dr. NOSA por causa dos meus desafios na vida, eu tenho essas intenções poderosas que as coisas vão funcionar para mim, eu acreditava em testemunhos são provas da vida real. Percebi que seria bom compartilhar aqui, pois sei que isso inspirará os outros também. Tive a sorte de me deparar com o BLACK MAGIC SPELLS Caster contato pessoal -Email- blackmagicsolutions95@gmail.com
    Não tenho certeza se poderia ter feito isso sem ele. Eu teria desistido e acreditado que porque meu marido estava vendo outra pessoa e ele disse que estávamos prontos. Depois que o Dr. NOSA almoçou um feitiço de amor mágico, meu marido me ligou no celular e voltou para casa. Muito obrigado por trazer de volta o meu marido para casa depois de 3 anos de separação. Estamos eternamente endividados. hoje estou testificando com alegria e felicidade para o mundo ... também, você pode
    WhatsApp com ele - +2349083639501
    * Love Spells Win-Back Ex amante
    * Feitiço mágico de sucesso e promoção
    * amuleto da sorte - BUSINESS STAR
    * alas - GANCHO PROTETOR
    * resolução de maldição
     * Solução de problemas de divórcio?
      * uma solução para doenças e enfermidades do corpo
    * Quer um feitiço de amor para um novo amante?
    * limpeza espiritual
    * Magia da fertilidade - FRUTOS DE MULHERES
    * Solução de problemas sem crianças?

    ResponderEliminar
  8. você, vossemecê, vossa mercê ...

    perdeu-se o encanto e a deferência ...
    e ficou a insolência!

    beijo

    ResponderEliminar
  9. Fico irritadíssima com esse tratamento.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Tresmalham-se as coisas e os coisos

    ResponderEliminar
  11. Vão pelo facilitismo e não pensam…
    Uma boa semana, Graça.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. Detesto essa forma de se dirigirem a quem quer que seja, aprendi também que quando a irritação por essa maneira de se dirigirem é demasiado grande e como forma de pôr um ponto final é só dizer : você é estrebaria com sete filas de palha à frente e uma é para si.

    ResponderEliminar